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Livros sobre "ufv" na Amazon Brasil
1: UFV DESENVOLVE NOVA CULTIVAR DE TRIGO PARA ÁREAS TROPICAIS
Publicado em 2025-01-01 11:45:55 por #AgroMais [167 hits]
A Universidade Federal de Viçosa desenvolveu um novo cultivar de trigo para regiões tropicais. A modalidade, pode aproximar o Brasil da autossuficiência na produção do cereal.
2: 94ª SEMANA DO FAZENDEIRO DA UFV
Publicado em 2024-09-06 09:45:09 por #UFV [265 hits]
A Semana do Fazendeiro da UFV acontecerá de 14 a 20 de setembro de 2024. Além de cursos, haverá também dias de campo, palestras, exposições, feiras agrícola e de artesanato, praça de alimentação.
3: PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA DA UFV COMPLETA 50 ANOS
Publicado em 2024-08-26 10:45:05 por #UFV [278 hits]
As demandas por soluções biotecnológicas que envolvem microrganismos crescem em todo o mundo. Conheça do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa.
4: AVANÇOS MUDAM AS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DE AVES E SUÍNOS
Publicado em 2024-02-19 07:00:02 por #AgroMais [475 hits]
Com os avanços genéticos as necessidades nutricionais de aves e suínos têm mudado com frequência. Mas como é feito todo esse processo? E como ele vai melhorar o desempenho das cadeias produtivas? Esse é o tema da fala da professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Melissa Hannas.
5: ESTUDO AVALIA MILHO MAIS RESISTENTE A FUMONISINAS
Publicado em 2023-12-05 05:00:01 por #AgroMais [331 hits]
O Programa de melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) selecionou híbridos de milho com menor incidência de fumonisinas em grãos. Quem nos traz mais detalhes da pesquisa é Maria Marta Pastina, pesquisadora e chefe-adjunta de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo.
6: INTENSIFICAR O MANEJO DE PASTAGEM OU ARRENDAR ÁREAS DE TERCEIRO
Publicado em 2023-05-18 05:30:01 por #Senar [462 hits]
Intensificar o manejo de pastagem ou arrendar áreas de terceiros, qual a melhor alternativa para o produtor? Esse é o bate papo do Ouça o Agro dessa semana, com a Cláudia Batista Sampaio, professora de Bovinocultura de Corte, do Departamento de Zootecnia da UFV.
7: ESTUDO COM FARINHA DE SORGO APONTA BENEFÍCIOS
Publicado em 2022-08-04 06:30:01 por #AgroMais [305 hits]
Um estudo feito pela Universidade Federal de Viçosa, a UFV, mostrou que o uso da farinha de sorgo, usada na alimentação em animais de laboratório, tem potencial para reduzir gordura acumulada no fígado, além de melhorar o metabolismo da glicose. Quem explicou os detalhes dessa pesquisa foi a professora Hércia Martino.
8: AS DIFICULDADES DE FORMALIZAÇÃO DOS PRODUTORES
Publicado em 2022-05-09 08:00:02 por #AgroMais [531 hits]
Os pequenos produtores brasileiros têm dificuldade para ter acesso ao mercado formal. É o que descobriu uma pesquisa da Universidade Federal de Viçosa (UFV). De acordo com a publicação, 95% dos produtores rurais estão no mercado informal porque a legislação brasileira atual beneficia os grandes nomes do campo.
9: SEMANA DO FAZENDEIRO DA UFV
Publicado em 2021-07-13 14:15:01 por #AgroMais [330 hits]
Produtores rurais interessados em participar de capacitações virtuais, terão muitas oportunidades nesta semana. Isso porque a Semana do Fazendeiro da Universidade Federal de Viçosa (UFV) chega a edição de número 91.
10: MARCO HISTÓRICO NA CAFEICULTURA DA AMAZÔNIA
Publicado em 2021-06-28 14:00:01 por #AgroMais [357 hits]
O Brasil Café entrevistou a diretora executiva do parque tecnológico da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Adriana Ferreira de Faria, que falou sobre o marco histórico na cafeicultura da Amazônia.
11: APLICATIVO HERBSOLO UFV
Publicado em 2021-06-27 13:30:02 por #AgroApps [405 hits]
Aplicativo de catalogo de herbicidas, nacionais e importados, conta com descrição dos mesmos, mostra indicações de uso, restrições, e ainda é possível entrar em contato com o idealizador do aplicativo para tirar mais duvidas.
12: LIVRO CONTA A HISTÓRIA DA SOJA NO BRASIL
Publicado em 2021-06-20 06:30:01 por #Embrapa [144 hits]
Principal item da pauta de exportação brasileira, a soja (Glycine max) tem história no País, que está sendo contada no livro Melhoramento da Soja no Brasil, lançado em maio deste ano [2021], pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), através da Editora Mecenas.
13: LIVE AGRO CONNECTION: FISIOLOGIA E GESTÃO DE IRRIGAÇÃO NO CAFÉ
Publicado em 2021-03-29 06:00:05 por #iCropApp [331 hits]
Na segunda edição da live Agro Connection, promovida pela iCrop, convidamos o professor Cláudio Pagotto Ronchi, engenheiro agrônomo, mestre em Fitotecnia e doutor em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) para uma conversa sobre as melhores estratégias de irrigação de alta performance no café.
14: STARTUP AGROSPECTRA É A VENCEDORA DO AVANÇA CAFÉ 2020
Publicado em 2020-12-19 10:30:08 por #Embrapa [424 hits]
AgroSpectra, Amachains e Bio4agro são as três novas startups que mostram as tendências tecnológicas que estão chegando no setor cafeeiro após a etapa final do Programa Avança Café. Desta vez totalmente online, o Avança Café é um programa de pré-aceleração de startups idealizado pela Embrapa Café e executado pelo tecnoPARQ, da UFV e pelo InovaHub, da UFLA. A startup AgroSpectra foi a grande premiada da noite. Sua solução consiste em otimizar o processo de classificação do café.
15: SISTEMA FAEMG ESTREITA PARCERIAS COM UFV, CENTEV E TECNOPARQ
Publicado em 26/10/2020 às 06:08: por #Faemg [64 hits]
Projeto para avaliação das ações do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, formatação de treinamentos e palestras sobre Integração Lavoura Pecuária Floresta, criação de curso sobre Transformação ...
16: CARAVANA 4 0 UFV UNOCHAPECO E PQ TECN CHAPECO
Publicado em 2020-10-15 07:31:18 por #Embrapa [70 hits]
A Caravana 4.0 esteve no dia 01/10, com os professores e alunos da UFV, Unochapecó e do Parque Científico Tecnológico de Chapecó. Esse ano o Ideas for Milk está com várias novidades, dentre el...
17: UFV CONQUISTA PATENTE PARA PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA CAVALOS
Publicado em 14/03/2020 às 05:52: por #Faemg [45 hits]
A UFV é detentora de mais uma patente, desta vez de composições farmacêuticas para prevenção e controle de herpevírus equino (EHV-1). Esta é a 45ª patente obtida pela UFV. Do depósito...
18: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO AGRONEGÓCIO
Publicado em // às por #UFV [42 hits]
Você está conseguindo acompanhar todas as mudanças do mercado? Está satisfeito com o seu trabalho e suas oportunidades? Se sente preparado para tudo isso? Aproveite esta oportunidade e comece 2...
19: PESQUISA DA UFV APONTA SOLUÇÃO PARA MANCHAS DE PETRÓLEO NAS PRAIAS BRASILEIRAS
Publicado em 2019-11-19 07:28:02 [62 hits]
Há dois meses o país acompanha o avanço de manchas de petróleo sobre o litoral brasileiro. Primeiro, foram as praias do Nordeste. Agora, a poluição chegou ao Sudeste, em praias do Espírito Sant...
20: SISTEMA FAEMG/SENAR MINAS É PARCEIRO DA II FEIRA DE MÁQUINAS E NEGÓCIOS DA UFV
Publicado em 05/09/2019 às 18:54: por #Faemg [52 hits]
Oficinas e seminário do Sistema Faemg/Senar Minas integram a programação da II Feira de Máquinas e Negócios PDPL/UFV (Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira), em Coimbra, nos dias 13 e...
21: MINIFAZENDA NA 90ª SEMANA DO FAZENDEIRO
Publicado em 2019-07-19 12:17:00 por #UFV [56 hits]
Durante toda a Semana do Fazendeiro, crianças e adultos se encantam com uma fazenda pensada para que entendam como funciona a cadeia produtiva da proteína. A minifazenda é um projeto de populariza...
22: SEMANA DO FAZENDEIRO DA UFV
Publicado em 17/07/2019 às 07:39: por #Faemg [46 hits]
Presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, abriu a programação do evento com apresentação sobre o agronegócio mineiro.   “O trabalho conjunto entre iniciativa privada, governo e acade...
23: CAMPUS RIO PARANAÍBA DA UFV
Publicado em 2019-07-07 07:52:22 por #UFV [12 hits]
...
24: EUCALIPTOS TOLERANTES À SECA
Publicado em 2019-07-07 07:44:50 por #UFV [18 hits]
Projeto mundial com parceria entre UFV e grandes empresas desenvolve variedades de eucaliptos tolerantes à seca....
25: ÁRVORES FLORESCEREM E FRUTIFICAREM EM TEMPO RECORDE
Publicado em 2019-07-07 07:44:37 por #UFV [69 hits]
Em vez de 20 anos, exemplares estudados – alguns em extinção – produziram flores e frutos em menos de um ano. Técnica favorece reprodução mais acelerada de espécies nativas, contribuindo par...
26: ENTREVISTA: ANA MARIA VALENTINI, SECRETÁRIA DE AGRICULTURA DE MINAS GERAIS
Publicado em 2019-05-28 16:37:21 [105 hits]
Clique na imagem para ver o vídeo de Minas Rural Emater-MG. [embed]https://youtu.be/gQyPcU8M1zU[/embed] (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Natural de Capitólio, formada em engenharia florestal pela UFV e produtora de grãos em Bonfinópolis de Minas: no comando da Secretaria de Agricultura desde o início do mês, Ana Maria Valentini tem anos de experiência com o campo e, por isso, valoriza e sabe da importância da Extensão Rural na vida do agricultor.
27: CAMPUS UFV-FLORESTAL COMPLETA 80 ANOS
Publicado em 2019-05-18 17:10:16 [60 hits]
Clique na imagem para ver o vídeo de UFV. [embed]https://youtu.be/jMXscdUUQ5s[/embed] (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); O campus da #UFV localizado na cidade de #Florestal (MG) completa 80 anos em 2019! Com tantas experiências vivenciadas e conhecimentos adquiridos nestas oito décadas, atualmente, a #UFVFlorestal é uma instituição consolidada e preparada para enfrentar desafios.
28: CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS DO CAFEEIRO
Publicado em 2019-05-14 18:41:09 [107 hits]
Clique na imagem para ver o vídeo de Revista Cafeicultura. [embed]https://youtu.be/jwFWvTlk9mU[/embed] (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Apresentado por Dra. Madelaine Venzon - EPAMIG Elem Fialho Martins - EPAMIG/Doutoranda UFV Mayara Loss Frazin - EPAMIG/Doutoranda UFV Jéssica Mayara Coffler Botti - EPAMIG/Doutoranda UFV #Fundaccer e a Epamig no dia 9 de maio 19, em Patrocínio,, o Encontro de Inovação e Tecnologia para Cafeicultura no Cerrado Mineiro, foi realizado no Centro de Excelência do Café, no Campo Experimental da Epamig, com foco do uso das 'Tecnologias para Redução de Custos na Cafeicultura'.
29: ESTÁDIO DE MATURAÇÃO DO CAFÉ EM RIO PARANAÍBA NOCAMPO DE VARIEDADES DA UFV EM 25
Publicado em 2019-04-26 01:11:28 [64 hits]
Clique na imagem para ver o vídeo de Revista Cafeicultura. [embed]https://youtu.be/-nrA50Xqz4I[/embed] Clique aqui para assinar GRATUITAMENTE o Agrosoft e receber todos os dias no seu email as notícias em destaque.
30: NEGÓCIOS DA TERRA
Publicado em 2019-03-21 18:12:17 [71 hits]
Vídeo produzido por NEGÓCIOS DA TERRA.[embed]https://youtu.be/ufVhiURHa1c[/embed]Clique na ↑ imagem acima ↑ para ver o vídeo.
31: UFV DIVULGA PLATAFORMA DE DIFUSÃO DO SEU ACERVO
Publicado em 2018-12-11 16:00:00 [107 hits]
Clique na imagem para ver o vídeo A Universidade Federal de Viçosa (UFV) divulgou uma plataforma de descrição e difusão online e gratuita do seu patrimônio documental: o AtoM. Esta plataforma está sendo utilizada pela Universidade e por instituições do mundo todo, para disponibilizar documentos na Internet e servir como ferramenta de pesquisa para a comunidade.
32: A HISTÓRIA DOS 90 ANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Publicado em 2017-11-07 10:00:00 [80 hits]
Clique na imagem para ver o vídeo Se você está pensando em estudar na Universidade Federal de Viçosa (UFV), aproveite para conhecer melhor esta famosa universidade, que completou 90 anos de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
33: SEMANA DO FAZENDEIRO 2017
Publicado em 2017-08-03 12:00:00 [144 hits]
Clique na imagem para ver o vídeo A Semana do Fazendeiro de Viçosa, o maior e mais antigo evento de Extensão Rural do país, movimentou o campus da UFV entre 16 e 22 de julho. A Emater-MG, como não poderia deixar de ser, esteve presente no evento, e a equipe do Minas Rural também! Fonte: Minas Rural
34: PESQUISAS SOBRE BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA
Publicado em 2017-05-30 22:00:00 [192 hits]
Clique na imagem para ver o vídeo Conheça um pouco do trabalho do BIOPROS, um programa que reúne diversos pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para bioprospecção farmacêutica da biodiversidade da Mata Atlântica.
35: PESQUISADORES ESTUDAM COMBATE AO PERCEVEJO DOURADO
Publicado em 2017-03-09 00:10:11 por #NegóciosDaTerra [68 hits]
Pesquisadores estudam o inimigo para combater o percevejo bronzeado que atacam as plantações de eucalipto e causam enormes prejuízos. A pesquisa, uma parceria da Embrapa, Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), e é coordenada pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (Ipef).
36: UFV/FLORESTAL COMEMORA DEZ ANOS
Publicado em 2017-01-26 00:10:06 por #UniversidadeFederaldeViçosa [70 hits]
A implantação dos cursos de graduação ministrados na Instituição, que antes oferecia apenas cursos técnicos e de ensino médio estadual e federal. A partir de 2006, tiveram início os cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (hoje Ciência da Computação) e Gestão Ambiental, seguidos mais recentemente pelos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Física, Matemática e Química.
37: CRISE DE POLINIZAÇÃO
Publicado em 2016-12-31 00:10:45 [192 hits]
Clique na imagem para ver este vídeo O artigo Effects of a possible pollinator crisis on food crop production in Brazil, desenvolvido através de uma parceria entre professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidad Nacional Autónoma de México, realiza previsões sobre as consequências que uma crise na polinização poderia causar.
38: BATE PAPO NA SAÚDE - AGROEXTRATIVISTAS DE MINAS GERAIS
Publicado em 2016-06-05 01:06:46 por #CanalSaúdeOficial [70 hits]
Clique na imagem para ver este vídeo Esta edição do Bate Papo na Saúde fala sobre a história dos apanhadores de flores sempre vivas, em Diamantina, Minas Gerais. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o assunto com Fernada Monteiro, pesquisadora de Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP); Claudenir Favero do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Campesinato - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e João Roberto Ripper e Elisa Cotta, fotógrafos.
39: AGROSOFT 2002: O ENSINO A DISTÂNCIA E O AGRONEGÓCIO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO:
Publicado em 22/04/2002 às 00:00: por #Agrosoft [108 hits]

O ENSINO A DISTÂNCIA E O AGRONEGÓCIO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS

André Luiz Zambalde
Universidade Federal de Lavras

1. DO QUE SE TRATA

1.1. Introdução


O tema informática, de forma irreversível e inevitável, surgiu efetivamente no ensino agrícola do Brasil a partir dos anos 1980, através de disciplinas dos cursos de extensão, graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias.

Hoje, as universidades brasileiras, voltadas ao setor agrícola, oferecem regularmente cursos em diversas áreas relacionadas ? informática e ao binômio informática/agropecuária, tais como redes de computadores e internet, desenvolvimento e uso de software ferramentas e aplicativos, modelagem e simulação, agricultura de precisão e sistemas de informações geográficas.

A modernização na agropecuária e no ensino agrícola, nos dias atuais, inevitavelmente está associada ? utilização de recursos computacionais.

Por outro lado, a oportunidade do uso das tecnologias de informação e mesmo as facilidades, presentes em algumas universidades e instituições públicas e privadas, não alcançam toda a comunidade do agronegócio. Ocorre um desnível entre indivíduos, organizações e regiões. Deve-se considerar um leque mais amplo, que tenha inclusão e justiça social como prioridades.

As modernas tecnologias de informação e comunicação devem ser utilizadas para gerar oportunidades de ensino, capacitação, informação e conhecimento a toda a comunidade.

Num país de dimensões territoriais como o Brasil, o Ensino a Distância (EAD) é um canal importante de geração destas oportunidades. Uma ferramenta potencial para a qualificação e formação do homem do campo, capacitação e treinamento profissional, além da difusão informações técnicas e gerenciais.

As novas tecnologias de informação e comunicação abrem oportunidades para integrar, enriquecer e expandir textos e materiais produzidos por escolas técnicas, universidades e centros de pesquisa. Além disso, possibilitam novas formas de comunicação e interação entre o mundo técnico e científico e a comunidade do agronegócio.

São aspectos críticos, no ensino a distância para o setor do agronegócio no Brasil: a implantação de infra-estrutura adequada nas organizações geradoras e receptoras de informações (instituições de ensino, cooperativas agropecuárias, agroindústrias, produtores, etc.); o desenvolvimento de softwares educacionais e de gestão de ensino a distância adequados e direcionados ao público do setor; a difusão da conectividade em rede - telecomunicações no meio rural; e o estudo e desenvolvimento de metodologias pedagógicas eficientes. Enfim, para que o EAD alcance o potencial de vantagens que pode oferecer, é preciso investir em seu aperfeiçoamento, utilização, adequação e sobretudo em sua difusão ao setor do agronegócio.

O presente texto tem como objetivo apresentar um diagnóstico do ensino a distância no setor do agronegócio no Brasil, além de uma visão das perspectivas de seu efetivo aproveitamento e utilização ao longo dos próximos anos. Inicialmente, são definidos alguns conceitos básicos da EAD e os principais elementos da Legislação de EAD no Brasil. Em uma segunda etapa tem-se um pequeno histórico e diagnóstico do EAD no Agronegócio. Finalizando, são apresentados os elementos perspectivos de sua utilização.


1.2. Conceitos básicos e legislação


A escolha do termo ensino e não educação a distância se deve ao fato de interpretar-se ensino como e quot;difusão e transmissão da informação e do conhecimento e quot; e educação como um e quot;processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do indivíduo e quot;. Educação é um trabalho sistematizado, seletivo e orientador, pelo qual nos ajustamos ? vida, de acordo com necessidades, ideais e propósitos dominantes - um aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas. Ensino é instrução, transmissão de conhecimento - esforço dirigido no sentido da formação (Lobianco, 2001).

Quanto ? expressão e quot;? distância e quot;, a crase é facultativa. Segundo alguns gramáticos, deve-se utilizar crase quando a expressão e quot;? distância e quot; vem acompanhada da metragem ou indicativo de distância. Se for referência imprecisa, não se deve usar a crase. Aceita-se, portanto, esta forma de escrita, que é a mesma presente na Lei 9394/96 - LDB - MEC em seu Artigo 80, ou seja, Ensino a Distância.

O Ensino a Distância é definido como uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação (texto impresso, radiodifusão, telefone/fax, fitas cassete e de vídeo, CDs, internet, videoconferência, internet2, etc.), utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.

As bases legais do Ensino a Distância no Brasil foram estabelecidas por um conjunto de Leis, Normas, Decretos e portarias.

De acordo com a LDB (Lei No. 9.394 de 20/12/1996), e quot;o poder público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada e quot;. A educação a distância gozará de tratamento diferenciado, que incluirá: custos de transmissão reduzidos; concessão de canais educativos; reserva de tempo mínimo, sem ônus para o Poder Público, pelos concessionários de canais.

O Decreto No. 2.494 de 10/02/1998 estabelece que os cursos a distância que conferem certificado ou diploma de conclusão do ensino fundamental, do ensino médio, da educação profissional e de graduação serão oferecidos por instituições credenciadas e quot;. A Portaria Ministerial No. 301 de 07/04/1998 vem e quot;normatizar os procedimentos de credenciamento de instituições para a oferta de cursos de graduação e educação profissional tecnológica a distância e quot;.

O Decreto No. 2.561 de 27/04/1998 delega competência ao Ministro da Educação, para promover os atos de credenciamento das instituições de ensino vinculadas ao sistema federal de educação.

A Resolução No. 1 do Conselho Nacional de Educação estabelece que os cursos de pós graduação strictu sensu a distância serão oferecidos exclusivamente por instituições credenciadas pela União, obedecendo as exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. Esta resolução estabelece ainda que e quot;os cursos de pós graduação lato sensu a distância só poderão ser oferecidos por instituições credenciadas pela União e deverão incluir necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso e quot;. As Instituições com autonomia para criar cursos de pós graduação devem formalizar seu pedido de reconhecimento do curso por ela criado até, no máximo 12 (doze) meses após o inicio do funcionamento do mesmo.

Finalmente, a Portaria No. 2.253 de 18/10/2001, vem permitir e normatizar a inclusão de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem o método não presencial, nos cursos de graduação. e quot;As disciplinas, integrantes do currículo de cada curso superior reconhecido, não poderão exceder a vinte por cento do tempo previsto para integralização curricular e quot;. e quot;As instituições de ensino superior credenciadas como universidades ou centros universitários ficam autorizadas a modificar o projeto pedagógico de cada curso superior reconhecido para oferecer disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem o método não presencial e quot;.


2. ONDE ESTAMOS

2.1. Histórico do EAD no agronegócio


Pode-se afirmar que tudo teve inicio com o material impresso. A utilização deste tipo de material para cursos de EAD no país começou com o Instituto Rádio Técnico Monitor na área de eletrônica e em 1941, com Instituto Universal Brasileiro, que fez algumas incursões no setor agropecuário.

Em 1982, a Asssociação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS - www.abeas.com.br) iniciou seus programas de Pós-graduação a Distância Lato Sensu, oferecendo cursos com duração média de 1 ano e titulação reconhecida pelo Ministério de Educação. Os cursos sempre foram auto-instrucionais, onde a elaboração do material escrito (módulos ou apostilas) é prioridade, garantindo o estudo independente e individualizado. Quando necessário, são usados outros meios de apoio pedagógicos, entre os quais leituras complementares, fitas de vídeos ou CD-Rom, para conquistar os objetivos instrucionais. O Encontro Nacional é a oportunidade de contato pessoal entre o aluno, os tutores e os coordenadores. Durante o Encontro são ministradas aulas descritivas e/ou práticas, debates, visitas de campo e aplicação das provas.

Em 1987, a Universidade Federal de Lavras/MG (UFLA - www.ufla.br) foi a primeira instituição de ensino superior a lançar cursos de pós-graduação Lato Sensu a distância (www.openufla.com.br). O primeiro curso, intitulado Produção de Ruminantes, tinha 83 alunos matriculados. A sistemática de funcionamento continua sendo utilizada até hoje: o material escrito (módulos de ensino ou textos acadêmicos) com informações técnicas, exercícios práticos e instruções é encaminhado ao aluno pelo correio. Informações complementares são fornecidas através de fax e telefone. Encontros técnico presenciais são realizados periodicamente para aulas descritivas e/ou práticas, debates e aplicação de avaliações. Atualmente, são ministrados mais de 40 cursos, estando matriculados aproximadamente 12.000 alunos (Lopes, 2000).

A educação a distância no agronegócio passou pelas ondas do rádio, através de programas técnicos informativos das emissoras universitárias e através de emissoras de entidades religiosas. A Igreja Católica do Brasil começou a trabalhar na educação da população através de emissões radiofônicas no final dos anos 1950. Em 1961, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil estruturou o Movimento de Educação de Base (MEB) e, com o apoio do governo federal, iniciou uma grande frente de luta para a educação via rádio. Os programas compreendiam além da alfabetização, aritmética, saúde, trabalhos agrícolas e programações especiais, complementados por apostilas e explicações locais através dos chamados monitores de ensino (Cavalcante, 1996).

A primeira experiência de programas educativos via TV e em circuito fechado foi em 1958, na Universidade de Santa Maria (RS), para alunos de Medicina. Em 1961, a Secretaria de Educação de São Paulo levou ao ar o programa e quot;Admissão pela TV e quot;, visando preparação para o nível médio. Hoje temos o Telecurso e a TV Escola, além disso, algumas TVs apresentam programas com enfoque no meio rural, como o e quot;Globo Rural e quot;. Tem-se ainda um canal exclusivo para o setor agropecuário, o e quot;Canal Rural e quot;, a comercialização de vídeos educacionais direcionados ao setor (www.cpt.com.br) e mesmo apresentações curtas em TV Educativa (Minuto do Campo - UFLA).

Finalizando este pequeno histórico, chegamos ao uso da informática no ensino. Este uso começou a ser idealizado já na década de 1960, quando se pensava em salas de aula com terminais de vídeo para cada aluno. Surgiram o Treinamento Baseado em Computador (CBT) e a Instrução Baseada em Computador (CAI), que foram muito utilizados (e ainda o são) com base em disquetes e CDs. Com o advento da Internet e das interfaces gráficas, a comunicação e o acesso ? informações a distância cresceram vertiginosamente. Universidades e empresas privadas fazem hoje sua incursão no EAD direcionado ao agronegócio, entre as quais podemos citar: UFLA (www.ufla.br), UFV (www.ufv.br), UFJF (www.agrosoft.com.br) e Agroescola (www.agroescola.com.br).


2.2. Diagnostico do EAD


O EAD no agronegócio encontra-se atualmente fundamentado em duas modalidades de cursos: extensão e pós-graduação lato sensu e em três modos ou suportes de informação: material impresso, fita de vídeo e mídia digital (CDs e Internet).

No que diz respeito aos cursos de extensão, as principais ofertas são originárias das Universidades de Lavras (www.uflatec.com.br) e Piracicaba (http://www.ciagri.usp.br/~cedeca/) e da empresa E-Farm Consultoria e Empreendimentos (www.agroescola.com.br).


Figura 1. Ensino a distância: Extensão


O Centro de Tecnologia em Informática (UFLATEC) e o Centro de Ensino a Distância em Ciências Agrárias (CEDECA) tem objetivos comuns, quais sejam: realizar pesquisas em didática e em tecnologia educacional, destinadas ao ensino a distância em ciências agrárias; auxiliar entidades públicas e/ou privadas na implementação de cursos a distância usando Internet e Multimídia; contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do ensino a distância possibilitando a disseminação do conhecimento acumulado na área de ciências agrárias e promover a qualificação e requalificação profissional de técnicos e profissionais de ciências agrárias.

O CEDECA oferece atualmente dois cursos de extensão, ambos baseados na Internet. O UFLATEC oferece mais de 30 cursos de extensão, tem experiência de 2 anos na área e aproximadamente 400 alunos certificados. O aluno realiza o curso totalmente via Internet, por um prazo de 30 dias, onde tem acesso a conteúdo, lista de mensagens, desafios, chats (bate-papo) e avaliação a distância. A ferramenta de ensino utilizada pelo CEDECA é o WebCT (www.webct.com) e pelo UFLATEC é o WebUFLA.

O site Agroescola já ofereceu mais de 40 cursos de extensão, tem grande experiência na área e presta serviços de consultoria e desenvolvimento de cursos para outras organizações. O Software de ensino a distância utilizado pelo Agroescola é baseado na ferramenta Agrosoft. Atualmente, o Agroescola vem desenvolvendo uma ferramenta de uso livre, juntamente com o Softex/Agrosoft.

Com relação ? Pós-Graduação Lato Sensu, a maioria das instituições que promovem o ensino a distância para o setor de agronegócio utilizam material impresso e Internet. Algumas têm o apoio de material em vídeo e CD. As principais Instituições são: Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS - www.abeas.com.br), Universidade Federal de Lavras (www.openufla.com.br), Universidade Federal de Juiz de Fora (www.agrosoft.com.br) e Universidade Federal de Viçosa (www.ufv.br/cead).


Figura 2 . Ensino a Distância: Pós graduação Lato Sensu


O princípio metodológico básico é o seguinte: O material escrito (apostilas) com as informações técnicas, exercícios práticos e instruções é encaminhado ao aluno pelo correio, obedecendo cronograma pré-estabelecido para cada curso. Informações técnicas complementares podem ser solicitadas por correio, fax, telefone ou internet aos professores responsáveis pelo módulos/disciplinas. São realizados um ou dois encontros técnicos presenciais ao ano, com duração média de uma semana cada. Certificado de conclusão, com Título de Especialista, é conferido pelas instituições, ? queles que cumprirem as exigências legais, incluindo aprovação em monografia.

Evidentemente, ocorrem algumas diferenças metodológicas e de uso de ferramentas computacionais de suporte aos cursos. A UFJF (Agrosoft), por exemplo, atua especificamente via Internet, ou seja, não envia módulos impressos pelo correio. Disponibilizando-os na página de curso para cópia e acompanhamento de sala de aula, além de manter uma ferramenta de ensino em constante aperfeiçoamento.

No contexto das Ferramentas de Ensino, apurou-se que a UFV utiliza o Learning Space da Lotus (http://www.lotus.com/home.nsf/welcome/learnspace), a ABEAS esta em negociação com o Agrosoft e Agroescola, que utilizam ferramenta própria. A UFLA utiliza o WebUFLA. A Figura 3 apresenta uma pequena ilustração das ferramentas WebUfla e Agrosoft.


Figura 3. Ferramentas de gestão: UFLA e UFJF (Agrosoft)


As principais áreas e temas dos cursos oferecidos são: administração rural, gestão da informação no agronegócio, biotecnologia, gestão agroindustrial, agricultura de precisão, agrocomércio eletrônico, rastreabilidade de bovinos, informatização da empresa, engenharia e manejo de irrigação, gestão de recursos hídricos, proteção de plantas, fruticultura, agricultura tropical, caprinocultura, tecnologia de sementes, controle de incêndios, produtos veterinários, desenvolvimento sustentável, legislação agrícola, manejo de pastagens, nutrição de plantas, sensoramento remoto, plantio direto, toxicologia animal, bovinocultura leiteira, farmacologia, gestão e manejo ambiental, solos e meio ambiente, qualidade de alimentos de origem vegetal e animal, fertilidade do solo, manejo de doenças e pragas, máquinas agrícolas, pós-colheita, qualidade de carne, leite, ovos e pescado, fontes alternativas de energia e eletricidade na agropecuária.

Existem ainda um conjunto de Universidades públicas e particulares que tem promovido o ensino a distância no Brasil e mesmo formando consórcios para o oferecimento de cursos de extensão, graduação e pós graduação. Alguns desses empreendimentos, ? s vezes, tratam do setor agropecuário. Como exemplo podemos citar: (a) Unirede (www.unirede.br): um consórcio de 61 instituições públicas que objetiva atender ao ensino de graduação e pós graduação; (b) Universidade Federal de Santa Cataria (www.led.ufsc.br): é uma das mais bem preparadas universidades no que diz respeito ? utilização de videoconferência, atuando com mestrado e doutorado em áreas diversas e profissionalizantes; (c) UVB (www.uvb.br): Universidade Virtual Brasileira, um consórcio de nove instituições de ensino privado, dentre as quais a Anhenbi-Morumbi (SP), Amazônia (PA), Pantanal (MS), Potiguar (RN) e Triângulo Mineiro (MG); (d) Univir (www.univir.com.br): com 5 anos de existência, a Univir oferece cursos técnicos, de extensão e de pós graduação certificados pela UniCarioca. A Univir tem atualmente 20 mil alunos cadastrados, a grande maioria de cursos técnicos e de extensão. São 15 áreas que cobrem desde agropecuária e meio ambiente, até cursos de telecomunicações e saúde; (e) Rede Capa (http://www.redcapa.org.br/): rede de instituições vinculadas a capacitação em economia e políticas agrícolas para a América e Caribe (Figura 4).


Figura 4. Univir e Rede Capa

3. PARA ONDE VAMOS

O Brasil necessita utilizar-se do ensino a distância para levar a informação, o conhecimento e a capacitação ao setor do agronegócio, seja através de material impresso, rádio, tv ou das novas tecnologias de informação e comunicação, como Internet, Videoconferência e TV Digital.

O EAD é uma resposta para a demanda por oportunidades, nas agroindústrias, nas cooperativas, nas instituições de ensino e pesquisa e na pequena propriedade rural. Deve-se ter em mente os principais desafios a serem enfrentados neste contexto, quais sejam:

Formação tecnológica


Desde os anos 80, quando foram efetivamente colocadas as disciplinas relacionadas ? informática nas escolas, as tecnologias de informação e comunicação evoluíram de forma impressionante. Estas tecnologias já deveriam ser consideradas vetores de desenvolvimento econômico e social no contexto do agronegócio. No entanto, isto ainda não ocorre no Brasil.

Deve-se buscar a capacitação dos profissionais do agronegócio na geração, aplicação e uso das tecnologias de informação e comunicação, principalmente aquelas relacionadas ao ensino e difusão da informação e do conhecimento a distancia. Há carência de técnicos, graduados e pós-graduados para atuação no mercado nacional e internacional.

A inclusão de disciplinas como Informática básica e Informática Aplicada a Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Administração Rural, entre outras, deve ser uma componente da reforma curricular que hora se inicia nas escolas e universidades em função de exigências da LDB.

O oferecimento de um percentual de disciplinas tradicionais destes cursos na modalidade a distância pode despertar o interesse, a motivação e a conscientização dos alunos sobre as oportunidades do EAD e de ferramentas de difusão da informação e do conhecimento.

O governo e as instituições devem apoiar a criação e o oferecimento de cursos de pós-graduação lato e stricto senso (a distância ou presenciais) nas áreas de Informática agropecuária, Gestão da informação no agronegócio, Sistemas digitais, automação e controle agrícola, Agropecuária de precisão, entre outras.

O EAD permite que as instituições de ensino e pesquisa promovam cursos em cooperação com outros países e mesmo videoconferências internacionais. Em um futuro não muito distante, americanos, brasileiros e europeus vão poder estudar juntos, sem ter que sair do país. Isto já pode ser feito hoje, com o uso de ferramentas de ensino por professores e pesquisadores de diversas partes do mundo. Imagine a contratação de um curso a distância sobre agricultura de precisão junto a uma universidade americana! Por que as nossas universidades ainda não estão fazendo isto para a graduação e pós-graduação?

No que diz respeito ? s Cooperativas, ? Agroindústria e ? s grandes Corporações do Agronegócio, tem-se que as mesmas necessitam investir em capacitação de pessoal e gestão do conhecimento. Neste sentido, deve-se encontrar uma maneira para que as mesmas possam implementar cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização baseados em módulos impressos e Internet.

O conhecimento técnico e principalmente o conhecimento administrativo e de gestão é de fundamental importância para os setores produtivos e administrativos das organizações. A implantação de Universidades Coorporativas e/ou de cursos de Especialização e Mestrado Profissional é uma necessidade emergente. Por outro lado, a que se incentivar a implantação de portais com informações técnicas, gerenciais e EAD que atendam ? s cadeias de produção.


Concientização, capacitação e incentivo a professores/pesquisadores


Um dos principais erros da maioria dos projetos de difusão da informação e do conhecimento e da adoção e uso de tecnologias de informação e comunicação no país é exatamente não levar em conta o professor. A capacitação, o incentivo, a formação deve ser do professor/pesquisador - facilitar a compra de equipamentos e livros, acesso a internet e a novas tecnologias. Profissional motivado e com apoio institucional é certeza da chegada do conhecimento e da qualificação ? sociedade.

Aqueles que trabalham com ensino a distância no agronegócio (e na maioria dos setores) sabem que conteúdo técnico e científico existe, mas que este ainda não chegou ao campo e ? s organizações. Docentes e pesquisadores não tem o incentivo necessário para comunicar seus estudos e descobertas no contexto da extensão. Portanto, na questão de conteúdo e comunicações, cabe implantar a bolsa extensão, que deverá incluir o uso de tecnologias de informação e comunicação para difusão de estudos e da pesquisa realizada nas instituições.

Finalmente, deve-se incentivar projetos, workshops, seminários, mini-cursos e congressos que tenham como tema principal o Ensino a Distância no setor do Agronegócio. O objetivo deve ser a conscientização de docentes e pesquisadores quanto as potencialidades do EAD (não somente no contexto de uso de tecnologias de informação e comunicação, como também do que diz respeito ? produção e difusão de vídeos, textos e programas multimídia educacionais).


Infra-estrutura - computação e comunicações


O grande desafio para uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação no ensino e difusão da informação e do conhecimento no setor do agronegócio é o de implantação de infra-estrutura adequada, em instituições de ensino e pesquisa e no campo. Esta infra-estrutura compõe-se de: telefonia rural e/ou transmissão satélite e conectividade em rede a baixo custo (linhas telefônicas e enlaces dedicados de internet, antenas parabólicas para recepção de sinais de TV e de computadores); salas de produção de conteúdos adequados ? difusão em massa (rádio, tv e vídeo), ? elaboração material impresso (editoração e impressão) ou computacional (laboratórios multimídia e redes de computadores).

Nas telecomunicações, um exemplo claro esta na própria lei do ensino a distância e quot;o poder público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada. A educação a distância gozará de tratamento diferenciado, que incluirá: custos de transmissão reduzidos em canais comerciais de radiodifusão sonora e de sons e imagens; concessão de canais com finalidades exclusivamente educativas; reserva de tempo mínimo, sem ônus para o Poder Público, pelos concessionários de canais comerciais e quot;.

Neste sentido, as questões que se apresentam são as seguintes: Os custos dos links de internet são mais baratos para as instituições públicas e privadas que realizam EAD ? Os canais de Rádio e TV tem recebido apoio governamental para o EAD ? É possível a criação da TVAgroescola? E do ProinfoRural? As gráficas das universidades que realizam o EAD têm tratamento diferenciado? A Universidade de Lavras/MG - UFLA, que faz ensino a distância a mais de 15 anos, e mesmo outras como a UFV, UFJF e a Empresa Agroescola, por exemplo, já receberam algum investimento, incentivo ou apoio da Secretaria de Ensino a Distância do MEC? O Ministério da Educação e o Ministério da Ciência e Tecnologia têm apoiado estas instituições? Enfim, quais são as iniciativas e articulações para fazer chegar a EAD ao campo ?

Universidades e instituições de pesquisa devem implantar laboratórios multimeios. A produção interdisciplinar de materiais por parte de alunos, professores e pesquisadores deve ser incentivada para que sejam estabelecidas relações entre os diversos temas de ensino e pesquisa. Criar também laboratórios que viabilizem elaboração e testes de cursos e/ou mini-cursos que envolvam as diversas mídias.


Alfabetização digital


Se a penetração natural das tecnologias de informação e comunicação na cidade se restringe basicamente ? s classes de maior poder aquisitivo. O que dizer então do setor do agronegócio.

O que tem sido feito com relação a este setor que impulsiona o crescimento da economia brasileira e reafirma a vocação rural do país?

Com um produto interno bruto (PIB) de R$ 344,95 bilhões, o agronegócio produziu 27% de todas as riquezas do país, em 2001. Isto significa que, além de injetar dinheiro nos cofres públicos, o agronegócio gerou empregos, impulsionou a lucratividade dos homens do campo e, mais do que isso, fez o Brasil crescer. Até mais do que a indústria (BAETA, 2002).

Imaginem o agronegócio recebendo toda a informação e conhecimentos gerados pelas instituições de ensino e pesquisa - adotando tecnologia de ponta e com pessoas com um mínimo de e quot;aprendizado técnico, administrativo, geral e digital e quot;.


Desenvolver e viabilizar alternativas em software, hardware e qualidade


Softwares de gestão e administração de ensino a distância devem ser desenvolvidos. Estes softwares devem ser gratuitos e de fácil uso. Os profissionais de ensino e pesquisa devem aperfeiçoar/desenvolver processos, procedimentos e softwares, seja em modo Internet, TV Digital, Internet2 ou via TV, fitas de vídeo e material impresso. Somente com eles o EAD em larga escala poderá se tornar uma realidade, alavancando alternativas de alfabetização digital, bem como de capacitação e formação técnica e gerencial no agronegócio.

Devem também ser estudadas, testadas e implantadas metodologias de EAD especificamente voltadas ao Agronegócio, bem como sistemas de análise de qualidade de cursos e sistemas e modos de avaliação não-presencial. É fundamental zelar pela qualidade do EAD.

Também, a iniciativa privada e o governo devem buscar parcerias com as Universidades para o desenvolvimento de aplicações educacionais específicas do agronegócio.

Deve-se ainda desenvolver sistemas de hardware de baixo custo, que permitam a capitação de sinais de satélites (e que estes sejam de baixo custo para o homem e a empresa do campo) acompanhados de componente multimídia, facilitando o ensino-aprendizagem.


4. O QUE FAZER

Formação tecnológica (Educação no Agronegócio)


Incentivar a criação de disciplinas que envolvam tecnologia da informação e agropecuária nas instituições de ensino técnico, superior e de pós-graduação em Ciências Agrárias.

Difundir a possibilidade (e incentivar) o oferecimento de um percentual de disciplinas tradicionais dos cursos das instituições de Ciências Agrárias na modalidade a distância.

Apoiar a criação de cursos de extensão, técnicos, de graduação e de pós-graduação científica e profissional ? distância em Ciências Agrárias.

Facilitar e apoiar a promoção de workshops, seminários, cursos e mini-cursos internacionais (em cooperação com outros países) apoiados por ferramentas computacionais, videoconferência ou TV Digital.

Incentivar e apoiar a parceria entre empresas rurais, cooperativas, agroindústrias e universidades, para que estas implantem sistemas de difusão de informação e conhecimento (Portais Eletrônicos) e Universidades Corporativas (cursos de técnicos e mestrado profissional).


Concientização, capacitação e incentivo a professores/pesquisadores


Financiar, através de bolsas de extensão e de aprendizado tecnológico, a capacitação de professores, pesquisadores e estudantes em EAD no Agronegócio. Treinar professores em produção de material para EAD.

Subsidiar ou facilitar a aquisição de tecnologia computacional e de material de pesquisa para professores, estudantes e pesquisadores da área de EAD em Ciências Agrárias.

Incentivar e apoiar projetos, workshops, seminários, mini-cursos e congressos que tenham como tema principal o Ensino a Distância no setor do Agronegócio ou mesmo a Tecnologia da Informação no Agronegócio.


Infra-estrutura : computação e comunicações


Fazer cumprir a lei no que diz respeito a infra-estrutura (gratuita?) de comunicações (links de internet, canais de TV e rádio) nas Universidades e Instituições que atuam com EAD no Agronegócio.

Disponibilizar, através de editais, recursos financeiros para a implantação de laboratórios computacionais, salas de videoconferência e sistemas de rádio e TV educativos, nas instituições que promovam o EAD no Agronegócio.

Criar a TVAgroescola - através de incentivo ? produção de mídias educacionais direcionadas ? s Ciências Agrárias pelas TVs Universitárias.

Implantar o ProinfoRural - viabilizando a criação de Laboratórios Computacionais em instituições que atuem com ensino e pesquisa em Ciências Agrárias e em Comunidades Rurais.

Dispobilizar, através de editais, recursos financeiros para que as Instituições que atuem com EAD no Agronegócio implantem laboratórios multimeios - produção de mídias computacionais, fitas de vídeo, material impresso, entre outros meios.


Alfabetização digital

Incentivar e apoiar ações de extensão que tenham como objetivo a difusão e inclusão digital de comunidades e assentamentos agrícolas e mesmo de organizações do setor de agronegócio, como cooperativas e agroindústrias rurais.

Desenvolver e viabilizar alternativas em software, hardware e qualidade


Financiar, via editais, o desenvolvimento de software direcionado ao EAD no Agronegócio: software educacional rural livre e software para gestão do ensino a distância.

Incentivar e apoiar pesquisas nas áreas de: software educacional, aperfeiçoamento e metodologias para EAD no agronegócio; modos e técnicas de avaliação de aproveitamento e qualidade do EAD no agronegócio.

Apoiar o desenvolvimento de hardware direcionado a facilitar a recepção e/ou transmissão de sinais no setor rural, a baixo custo.


5. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

40: AGROSOFT 97 - BELO HORIZONTE
Publicado em 1997-09-03 12:07:00 por #Agrosoft [642 hits]

Foto: Teatro do Sesiminas - Centro de Cultura Nansen Araújo em Belo Horizonte, onde foi realizado o Agrosoft 97.

O Agrosoft 97 foi realizado nos dias 1 a 3 de setembro de 1997, no Teatro do Sesi Minas em Belo Horizonte (MG), em três eventos simultâneos: o Congresso de Informática na Agropecuária e o Workshop on Suply Chain Management in Agribusiness onde foram apresentados 67 trabalhos científicos (veja links para os textos completos logo abaixo); e a Feira de Agroinformática que ofereceu aos expositores dois ambientes distintos para apresentação de seus produtos e serviços: o Cine Agrosoft e o Show Room Agrosoft com 21 expositores. O Agrosoft 97 teve o patrocínio de 9 instituições público e privadas e contou com a participação de quatro convidados estrangeiros: Howard Beck, da Universidade da Florida, Estados Unidos; Gerhard Schiefer, da Universidade de Bonn, Alemanha; Guido Bonati do INEA - Instituto Nacionale de Economia Agricola, Itália; e Steven Sonka, Diretor do National Soybean Research Laboratory da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Estados Unidos. TEXTOS COMPLETOS DOS 67 TRABALHOS CIENTÍFICOS
  1. A Importância do Tratamento do Conhecimento Impreciso no Desenvolvimento de Sistemas para a Agricultura
  2. A Survey on Processing of Information and Computer Usage among U.S. Hog Producers
  3. Adoção e Uso da Informática por Cooperativas de Cafeicultores da Região Sul de Minas Gerais: Análise Preliminar
  4. AINFO: Sistema de Informação para Gerenciamento de Bases de Dados Documentais e Processos Bibliográficos
  5. An Application for Risk Estimation on Rural Credit Markets
  6. Análise e Modelagem de um Sistema de Geo-informações para Aplicações de Sustentabilidade Agrícola
  7. Aplicação de Planilha Eletrônica na Análise Técnica e Econômica de Unidade de Produção de Leite
  8. Aplicação do Sistema de Gestão Econômica (GECON) em Empresas Agrícolas
  9. Áreas Pluviométricas Homogêneas e Planejamento Agrícola
  10. Avaliação Sensorial Automatizada
  11. Banco de Dados do Pequeno Produtor do Nordeste Semi-Árido
  12. Banco de Dados Georreferenciados com o Suporte ao Desenvolvimento Municipal: Aplicação ao Município de Silvânia (Goiás)
  13. Banco de Dados para Rede de Estações Agrometeorológicas
  14. Censo Agropecuário 96: Uma Nova Perspectiva em Termos de Disseminação de Resultados
  15. CUSTO-LEITE: Sistema Computacional para Cálculo da Produção de Leite
  16. Data Mining: Geração de Dados com Qualidade para Sistemas Agropecuários
  17. DELEITE: Diagnóstico Inicial de Problemas Relacionados ao Rebanho Leiteiro
  18. Evolução dos Softwares de Pré e Pós-processamento de Dados de GPS: o Caso do PC GPS 3.0
  19. Funcionalidade da Interface de Entrada de Dados do Sistema de Informações Geo-Referenciadas de Solos
  20. HERDSIZE: Sistema Computacional para Dimensionamento, Evolução e Dinâmica de Rebanhos Bovinos Mantidos em Sistema de Produção Semi-Intensivo e Extensivo
  21. HIDROCALC: Sistema para Cálculo de Soluções Nutritivas para Hidroponia
  22. Incorporação Dinâmica de Conhecimentos no Projeto SAGRI: Sistema Inteligente de Apoio a Produção Agrícola
  23. Interoperabilidade de Software para Uso em Agricultura de Precisão
  24. Marketing de Software Agrícola: Análise do Mercado Europeu
  25. Modelagem e Desenvolvimento de um Aplicativo Hipermídia para o Setor Agropecuário: OOHDM e Autoria Toolbook
  26. Modelo Computacional Aplicado ao Dimensionamento, Simulação e Análise Econômica de Unidades Pré-processadoras de Grãos
  27. Modelo de Fazenda: Automatizando o Gerenciamento dos Processos de Produção em Propriedades Agrícolas Diversificadas
  28. Modelos Informacionais para Apoio ao Gerenciamento Deempresas de Pecuária Bovina de Cria
  29. O Uso de Sistemas de Informação Geográfica e Sistemas Especialistas para Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras
  30. Planejamento Estratégico de uma Propriedade Produtora de Leite Através da Utilização de um Modelo de Programação Linear
  31. Planilhas Eletrônicas para o Cálculo das Análises Físicas do Solo
  32. Programa de Simulação de um Sistema GPS para Testes de Equipamentos Usados em Agriculturade Precisão
  33. Projeto Base de Dados da Embrapa
  34. Projeto de Interface do Sistema SAGRI Utilizando Sistemas de Informações Geográficas
  35. Projeto de Um Monitor de Semeadora com GPS para Pesquisa em Agricultura de Precisão
  36. Proleite: Sistema de Análise e Acompanhamento de Rebanhos Leiteiros
  37. PSI 2000 para Windows: Um Software para Cálculos de Propriedades Psicrométricas do Ar-Vapor e os Cálculos dos Processos Relacionados.
  38. Pump Curve Combination Model
  39. Realidades, Possibilidades e Limitações do Uso da Internet no Agribusiness
  40. SIBAG: Sistema de Informações de Banco Ativo de Germoplasma
  41. SIGSOLOS: Sistema de Informações Geo-Referenciadas de Solos – Modelo Conceitual e Perspectivas Futuras
  42. Simplificação das Análises de Algumas Técnicas Especiais da Experimentação Agropecuária Através do MAPGEN e Softwares Correlatos
  43. Simulação de Secadores de Fluxo Misto
  44. SISCOSAN: Software em Linguagem Orientada a Objetos para Dimensionamento de Fossa Séptica e Filtros Anaeróbicos
  45. SISDA: Sistema de Suporte ? Decisão Agrícola
  46. Sistema de Informação Espacial e Apoio ? Tomada de Decisão
  47. Sistema de Suporte ? Elaboração de Plano Diretor Agrícola Municipal (PDAM)
  48. Sistema Integrado de Custos Agropecuários: CUSTAGRI
  49. Sistemas Informatizados de Gestão Ambiental Aplicados ? Agricultura
  50. TERMOCAL: Sistema para Cálculo do Processamento Térmico
  51. TERRAÇO for Windows - Versão 1.0
  52. TOMEX - UFV: Um Sistema Especialista para Diagnose de Doenças do Tomateiro
  53. Um Protótipo de Sistema Inteligente Multímidia para Apoio ao Gerenciamento da Qualidade em Indústrias de Laticínios
  54. Um Sistema de Apoio ? Decisão Aplicado ao Planejamento de Confinamentos de Bovinos de Corte
WORKSHOP ON SUPPLY CHAIN MANAGEMENT IN AGRIBUSINESS
  1. Aspectos Econômicos da Coordenação da Cadeia Produtiva do Leite e Seus Derivados
  2. AWS: Um Web Site para Apoio a Decisão em Agribusiness
  3. Distribution Logistics in Food Industry: A Case Study
  4. Lack of Monitoring in Agricultural Cooperatives in Brazil. Evidence and Perspectives for Improvement
  5. Logistics in Transport Corridors
  6. Mobile-Agent-Based Supervision in Supply Chain Management in the Food Industry
  7. Novas Tecnologias de Redes de Telecomunicações e suas Aplicações na Coordenação de Cadeias Produtivas
  8. Overview on Product Data Exchange in Supply Chain Management in Agribusiness
  9. Proposta de Ação para Apoio ao Desenvolvimento de Software para Agribusiness
  10. Sistema Informatizado de Gestão da Qualidade: Uma Aplicação para a Suinocultura na Alemanha
  11. Sistema para Monitoramento na Indústria de Laticínios: Uma Nova Proposta
  12. Virtual Enterprises in The Central America Dairy Industry: A Case Study
  13. Warehouse Preparation and Real Time Fleet Routing for Medium Sized Distribution System
EXPOSITORES
  1. Agridata - Belo Horizonte - MG
  2. Agrisoft Brasil - Curitiba - PR
  3. Alma Informática - Belo Horizonte - MG
  4. Embrapa - Brasília - DF
  5. Essencial Informática - Belo Horizonte - MG
  6. Faz Informática - Belo Horizonte - MG
  7. Revista Globo Rural - São Paulo - SP
  8. Ken Informática - Belo Horizonte - MG
  9. Pecus - Belo Horizonte - MG
  10. Lida de Campo Informática - Londrina - PR
  11. Mazer Informática - Brasília - DF
  12. Meta - Tecnologia em Sistemas - Muriaé - MG
  13. Microway Eletrônica e Informática - Brasília - DF
  14. RWL Informática - Fortaleza - CE
  15. Senagro Sensoriamento Remoto - Curitiba - PR
  16. Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora - MG
  17. Universidade Federal de Lavras - Lavras - MG
  18. Universidade Federal de Viçosa - Viçosa - MG
  19. UX Informática - Curitiba - PR
  20. Vale Verde Ass. Agropecuária e Informática - Juiz de Fora - MG
  21. Softex Genesis - Juiz de Fora - MG
PATROCINADORES
Sociedade Softex FINEP: Financiadora de Estudos e ProjetosMinistério da Ciência e Tecnologia
CNPq: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico UFLA: Universidade Federal de Lavras
UFJF: Universidade Federal de Juiz de Fora UFV: Universidade Federal de Viçosa
EMBRAPA: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária OCEMG: Organização das Cooperativas de Minas Gerais
Revista Globo Rural
ORGANIZAÇÃO
41: AGROSOFT 95 - JUIZ DE FORA
Publicado em 25/10/1995 às 00:00: por #Agrosoft [724 hits]
Evento pioneiro no Brasil, o Agrosoft 95 - Feira e Congresso de Informática Aplicada à Agropecuária e Agroindústria, realizado em Juiz de Fora de 25 a 27 de outubro de 1995, superou todas as expectativas e representou um divisor de águas na agroinformática. Foram quase 40 apresentações de trabalhos (veja links para os textos completos logo a seguir), com painéis discutindo temas importantes, além de um curso sobre Internet na agropecuária e de uma exposição de softwares e serviços para o setor. A realização do seminário pelo Agrosoft - agente da Sociedade Softex em Juiz de Fora teve o reconhecimento público de conferencistas, pesquisadores, empresários, produtores e estudantes. Os Professor Stephen Harsh, dos EUA; e Guido Bonati, da Itália, por exemplo, revelaram-se impressionados com o entusiasmo dos participantes no encontro e com a sofisticação dos softwares apresentados no Show Room. TEXTOS COMPLETOS DOS 39 TRABALHOS APRESENTADOS NO AGROSOFT 95
  1. Um Estudo sobre a Integração da Tecnologia da Informação à Gerência e Administração de Fazendas Agropecuárias
  2. Potencial e Aplicações de Sistemas de Apoio à Decisão para Empresas Rurais
  3. CIE Agronegocios: Sistema de Información para El Sector Hortofrutícola Chileno
  4. Sistema Internacional de Informações sobre Controle Biológico
  5. Aplicação de SIG na Análise de Exposição das Terras à Degradação por Atividades Agrícolas
  6. Sistema Especialista Integrado para Planejamento de Uso da Terra em Microbacias Hidrográficas
  7. Ambiente de Desenvolvimento de Software para o Domínio de Administração Rural
  8. Proposta de uma Cooperativa de Banco de Dados sobre Recursos Naturais na Embrapa
  9. Embrapa na Rede Internet
  10. SISCOREB: Sistema para Controle de Rebanho Leiteiro
  11. Sistema de Custo de Produção e Mecanização Agrícola
  12. Software AGROAGUA
  13. SIMGADO: Software de Simulação da Produção de Gado de Corte
  14. DIMPIVO: Programa Computacional para Dimensionamento de Sistemas de Irrigação Pivô Central
  15. Novos Critérios na Apuração de Custos e Rentabilidade Agrícola. Uma Abordagem Não Contábil
  16. BICSYS: Sistema Integrado de Análise da Dinâmica Populacional do Bicudo do Algodoeiro
  17. A Oferta de Software Agropecuário no Estado de São Paulo
  18. Geração de Curvas de Nível com Dados de GPS e Tratamento em SIG
  19. REDE - AGRO/RS
  20. Sistema de Aquisição de Dados Climatológicos para o Apoio da Atividade Agrícola- Saag
  21. Sistema Especialista Aplicado ? Recomendação de Adubação e Calagem nas Principais Culturas do Estado de São Paulo
  22. Considerações Estratégicas sobre o Processo de Informatização das Empresas/Propriedades Rurais
  23. Panorama das Aplicações Hipermídia para o Setor Agropecuário
  24. ABCLEITE: Desenvolvimento e Implantação de um Programa para o Rebanho Leiteiro
  25. Sistema para a Seleção de e 'Seedlings' de Cana-de-açúcar (Saccharum Spp.)
  26. Implementação de Sistemas de Informação para o Setor Agrícola: Considerações e Sugestões
  27. AGROFLO: Sistema Especialista para Planejamento de Sistemas Agroflorestais
  28. Utilização de um Sistema Inteligente de Apoio à Decisão no Planejamento e Gerenciamento de Programas Alimentares de Frangos de Corte
  29. Viabilidade do Uso de Redes Neurais em Substituição às Técnicas Usuais de Previsão da Recepção de Leite em Laticínios
  30. Um Sistema Inteligente de Apoio à Decisão para o Planejamento de Propriedades Agrícolas
  31. Programa Genes: Software Aplicado a Área de Genética e Estatística Experimental
  32. PROLIN: um Sistema para Programação Linear
  33. Sistema Especialista no Controle de Gado de Leite
  34. SAGRI - Sistema Inteligente de Apoio à Produção Agrícola
  35. Oportunidades para o Uso de Modernas Tecnologias de Informação na Coordenação Vertical de Cadeias de Produção Agropecuária
  36. A Utilização da Informática na Agropecuária
  37. O Processamento Digital de Imagens NOAA-AVHRR para a Estimativa de Temperatura de Superfície em Campo de Trigo Irrigado
  38. Uso do SGI IDRISI como Ferramenta de Manipulação de Dados Pluviométricos da Bacia do Rio Piracicaba-SP
  39. Processamento Digital de Imagens de Satélite Meteorológico para Avaliação de Biomassa de Trigo
PATROCINADORES ORGANIZAÇÃO

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