AGROSOFT 95
Feira e Congresso de Informática Aplicada à Agropecuária e Agroindústria

Panorama das Aplicações Hipermídia para o Setor Agropecuário*

Contato
André Luiz Zambalde
UFLA
Caixa Postal 37
37.200-000 - Lavras - MG
e-mail: zambalde@ufla.br

Autoria
Neide Santos - COPPE - UFRJ
André Luiz Zambalde - UFLA
Cláudio T. Bornstein - COPPE - UFRJ
Ricardo Persegani - CNPq/Softex 2000 - Juiz de Fora

*. Trabalho componente de monografia realizada na COPPE/UFRJ. Baseado em Carrascal et Alii (1995).

RESUMO
Aplicativos hipertexto/hipermídia podem gerar uma verdadeira ruptura nos processos de criação, manipulação e difusão da informação no setor agropecuário, uma vez que possuem a habilidade de transformar conteúdo de informação em conhecimento estruturado - a mais importante habilidade criativa dos últimos anos. Entretanto, tais aplicativos são desconhecidos da maioria de usuários e produtores do software agropecuário. Neste contexto, os objetivos deste trabalho são: descrever características e conceitos técnicos relacionados a sistemas baseados nesta tecnologia (hipertexto/hipermídia); apresentar um resumo estatístico de aplicações direcionadas a agricultura; discutir futuras possibilidades, relacionadas ao setor agropecuário, desta nova tecnologia. Para isto, foi realizada uma pesquisa no sentido de investigar aplicações hipertexto/hipermídia em todo o mundo.

TERMOS PARA INDEXAÇÃO: Hipermídia, agricultura, difusão da informação

ABSTRACT
The hypertext/hypermedia software can produce a break in the creation, manipulation and difusion processes of the information in agricultural activities. It possesses ability of changing the information content into structured knowledge - the most important creative ability of the last years. However, such systems are unknow to most of the users and agricultural software creators. This paper aims to report characteristics and technical concepts related to systems based on this technology (hypertext/hypermedia); to show a statistical abstract of the applications directed to the agriculture and to discuss further possibilities, related to agricultural activities, of that recent technology. So, a research was conducted to investigate hypermedia applications for over the world.

KEYWORDS: Hypermedia, agriculture, information delivery.

1. Introdução

Geralmente, os aplicativos desenvolvidos para o setor agropecuário fornecem informação especializada e bem estruturada para a solução dos principais problemas propostos, alcançando um alto nível de eficiência. Entretanto, a pouca definição que se tem da natureza dos problemas agrícolas, para os quais normalmente não existe resposta única, demanda, além de informações atualizadas, de qualidade e bem estruturadas; sistemas que ofereçam suporte à tomada de decisão, valorizando conhecimento e não unicamente informação. Portanto, às vezes, já não falta informação disponível para resolver problemas, mas conhecimento a respeito de como resolvê-los adequadamente.

A tecnologia multimídia objetiva justamente valorizar "transferência de conhecimento", possibilitando a conexão de diferentes fontes e tipos de informação (texto, som, imagem e animação) de maneira intuitiva e acessível. Combinada com outras técnicas tradicionais, tais como sistemas de suporte a decisão, técnicas de armazenamento e recuperação de dados/informações e sistemas baseados no conhecimento, esta tecnologia pode gerar aplicações que levem em conta questões gerais e específicas da agricultura e que, naturalmente, permitam interação com qualquer tipo de usuário daquele domínio.

Segundo Carrascal et Alii (1995), numa abordagem compacta, pode-se dizer que aplicativos hipermídia oferecem duas vantagens chaves quando comparados a sistemas convencionais: a habilidade de levar o usuário a navegar (browsing) através de informações (dados, texto, gráficos, sons, imagens, animações) de tal modo a deixá-lo livre para usar ou passar sobre qualquer facilidade e assim tomar decisões intuitivas, racionais; e a habilidade para especializar qualquer conceito, explanação ou resultado a diferentes níveis de detalhe.

Tais aplicativos são desconhecidos da maioria dos usuários e principalmente dos fornecedores do software agropecuário. Um mercado praticamente inexplorado que pode ser utilizado como célula de geração de competitividade para as empresas nacionais de software, permitindo a estas saltar para uma estratégia de capacitação em exportação de software e chegar à frente de países mais desenvolvidos.

Afinal, computadores e técnicas audio visuais constituem oportunidades únicas geradas pela tecnologia do século XX. Utilizadas estrategicamente, no sentido de suportar "know-how" e informações agrícolas, tais tecnologias podem provocar uma ruptura nos processos de criação, manipulação e difusão da informação/conhecimento no setor agropecuário (Ausher, 1989).

Neste contexto, os objetivos deste trabalho são: descrever conceitos básicos relacionados a aplicativos baseados na tecnologia hipertexto/hipermídia; apresentar estatisticas de aplicações hipertexto/hipermídia direcionadas a agricultura e discutir futuras possibilidades, relacionadas ao setor agropecuário, desta nova tecnologia.

2. Metodologia

Este estudo pode definir-se como uma investigação de campo, realizada no período de 03/95 a 08/95. Um levantamento, via pesquisa bibliográfica convencional e avançada (artigos, livros, correios, telefone, fax, e_mail), da existência de software hipermídia para o setor agropecuário em todo o mundo. Buscou-se identificar: campos e áreas de aplicação, nome e endereço dos produtores, tipos de nós e ligações, principais âncoras e facilidades de navegação, ferramentas de autoria, relacionamento com outras áreas e, finalmente, hardware e software necessários para "rodar" os aplicativos.

Numa segunda etapa (a ser realizada), pretende-se avaliar a adoção, adequação e o impacto do uso desta nova tecnologia no setor agropecuário. Bem como, investigar formas de distribuição, no contexto de melhor e mais fácil acesso aos produtores rurais.

3. Resultados e Discussão

3.1. Hipertexto/Multimídia/Hipermídia: Conceitos Básicos

Hipertexto: sistema ou aplicativo que permite criar, manter e manipular trechos de informação (texto e gráficos) interligados de forma não-sequencial ou não-linear (D'ipolitto, 1989).
Multimídia: combinação de textos, gráficos, desenhos, imagens, áudio e vídeo em um conjunto ou apresentação exclusiva de computador (Vaughan, 1994).
Hipermídia: constitui a junção dos tipos de dados da multimídia com os mecanismos e semâncas dos hipertexto, ou seja, hipermídia constitui um sistema ou aplicativo hipertexto que, além de texto e gráficos, suporta outros tipos de mídia, tais como desenhos, imagem, som e vídeo.

De forma resumida, um aplicativo hipermídia pode ser definido como uma rede (nós e ligações) onde cada nó possui trechos de informação e cada ligação entre nós representa um relacionamento entre as informações neles contidas. Do ponto de vista prático, basta clicar o botão do mouse ou pressionar uma tecla sob um nó (no caso de texto a representação de uma ligação é feita através da exibição de uma ou mais palavras marcadas - as âncoras) para ativar a ligação e provocar a abertura da janela que contém o nó de destino. Assim, o usuário pode "navegar" sobre qualquer conjunto de unidades de informação.

3.2. Estatística das Aplicações Hipermídia

Foram identificadas 63 aplicações hipertexto/hipermídia direcionadas ao setor agropecuário. Tais aplicações encontram-se discriminadas em campos e áreas de aplicação (tabela I).

Tabela I: Campos e áreas de aplicação

Campo de Aplicação % Áreas Específicas %
Produção de Plantas 37 (58.7) Descrição de espécies
Produção Ornamental
Gerenciamento Culturas
Proteção de Culturas
13 (35.2)
09 (24.3)
08 (21.6)
07 (18.9)
Produção Animal 08 (12.7) Zootecnia/Veterinária
Gerenciamento Animal
05 (62.5)
03 (37.5)
Leis e Normas Agrícolas 07 (11.1) Água-solo-planta-homem 07
Engenharia Agrícola 04 (06.4) Manejo água-solo-planta 04
Administração/Economia 02 (03.2) Gerenciamento Fazenda 02
Outras Aplicações 05 (07.9) Informações agrícolas 05

A transferência da informação/conhecimento constitui o objetivo principal de todas as aplicações investigadas, juntamente com outros objetivos combinados, tais como: educação, identificação de espécies, suporte a decisão, proteção ambiental e redução de perdas. Difusão de informações no setor agropecuário é (deveria ser) função de extensionistas, assim, estes são os principais usuários hipermídia (identificados pelos produtores de software), conforme tabela II.

Tabela II: Objetivos e principais usuários.

Objetivos Gerais % Principais Usuários %
Transferência informação 100.0 Serviços de extensão 52.4
Educação/Treinamento 36.5 Pesquisadores 49.2
Identificação 33.3 Estudantes 46.0
Suporte a Decisão 20.6 Produtores 41.3
Proteção Ambiental 15.9 Indústrias 03.2
Redução de Perdas 12.7 Outros 07.9

As aplicações fazem uso dos mais diversos tipos de informação, em diferentes formatos de mídia. Normalmente tais fontes de informação/conhecimento influenciam o modo de estruturação dos programas. Por exemplo, aplicações originárias de livros mantém as características originais destes, incluindo somente a navegação. Outras tem estrutura de banco de dados. Assim, diferentes combinações de arquiteturas são utilizadas, confome ilustra a tabela III.

Tabela III : Hipermídia e outras áreas

Principais Relações Hipermídia No. de Aplicativos %
Banco de Dados
Informática Educativa
Sistema Especialista
Software
Orientação para Objetos
29
26
13
06
04
46.0
41.3
20.6
09.5
06.3

A implementação das aplicações foi feita com o auxílio de ferramentas de autoria, linguagens convencionais e orientação para objetos (tabela IV). Inclusive, o desenvolvimento de algumas aplicações exige utilização combinada destas ferramentas.

Tabela IV. Principais linguagens e ambientes de autoria utilizados.

Linguagem/Ambiente No. Aplicações % Linguagem/Ambiente No. Aplicações %
KnowledgePro
ToolBook
HyperCard
C/Turbo C
18
14
11
10
28.6
22.2
17.5
15.9
Orientação para Objetos
Turbo Prolog
Turbo Pascal
AuthorWare/MediaMast
08
04
02
02
12.7
06.3
03.2
03.2

Quanto às plataformas (hardware e software), a maioria das aplicações roda em DOS/Windos, Pc Compatível, CD-ROM ou winchester (50 programas ou 79.3%), algumas utilizam Macintosh (16, 25.4%), além de outras plataformas específicas (2, 03.2%).

4. Conclusões

Sem dúvida, computadores e técnicas audio visuais constituem oportunidades únicas geradas pela tecnologia do século XX.. Entretanto, vai demorar algum tempo para que o setor agropecuário possa usufluir amplamente da tecnologia hipermídia. Principalmente devido ao pequeno e altamente disperso número de usuários de computadores no meio rural. As pessoas deste meio preferem relacionar-se diretamente com um amigo, profissional ou consultor, mais do que com uma "maquina". Assim, as possibilidades que os computadores e a hipermídia oferecem devem ser inicialmente fundamentadas nos campos do ensino, pesquisa e extensão (centros de pesquisa e extensão, escolas técnicas e universidades) objetivando alterar (a longo prazo e se necessário) o contexto atual.

5. Bibliografia

AUSHER, R. (1989) - Computer supported generation and diffusion of agricultural technologies. In. Europe seminar on knowledge management and information technology. Wageningen/Netherlands, nov 23/24: Agricultural University, pp.175-184.
D'IPOLITTO, C. (1990) - Hipertexto: uma visão geral. Boletim Técnico Senac, 16(1) 7-33.
VAUGHAN, T. (1994) - Multimídia na prática. São Paulo/SP: Makron Books. CARRASCAL, M. J.; LOUIS, F. P. ; REINER, L. (1995) - Knowledge and information transfer in agriculture using hypermedia: a system review. Computers and Electronics in Agriculture, 12 (1) 83-119.