AGROSOFT 97
I Congresso da SBI-Agro

 

Realidades, possibilidades e limitações do uso da 

internet no agribusiness

 

Luciel Henrique de Oliveira
luciel@artefinal.com.br
Universidade de Alfenas (Unifenas) / EAESP-FGV
Av. Cel. Jorge Vieira, 270 - 37140-000 Areado - MG
Fone: (035) 291-1148 Fax: (035) 291-4403

 

Resumo

Este trabalho tem como objetivos analisar e exemplificar o estado efetivo de utilização da Internet no agribusiness brasileiro e mundial, bem como destacar possibilidades e limitações atuais deste uso. Visa ainda descrever as diretrizes básicas para elaboração de uma home-page comercial. Analisa-se o uso atual da Internet nos negócios e particularmente no agribusiness, através de pesquisas bibliográficas e em home-pages comerciais atualmente no ar, e das aplicações mais comuns em uso. Enfoca-se os desafio da mudança de paradigmas exigidos para a utilização de todo o potencial da rede, e relaciona-se as aplicações mais comuns: na disseminação de informações, no apoio à decisão; no recrutamento de profissionais e nos canais de comunicação com os clientes, fornecedores, órgãos regulamentadores e parceiros. Apresenta-se alguns casos práticos e exemplos de melhores páginas de empresas que estão utilizando a rede para alavancar seus negócios. A partir da análise de diversas páginas o trabalho aborda como deve ser elaborada uma home-page comercial e faz um referencial inicial sobre como participar do mercado, que tende a ser muito compensador às empresas que visualizarem uma melhor forma de atingir um mercado integrado, competitivo e de dimensões mundiais.

Abstract

This study has the aim to analyse and exemplify the state-of-art of the use of WWW in the agribusiness, and show possibilities and limitations for this use. Its intend too describe the basic courses for a commercial home-page elaboration. The actual use of the WWW in the agribusiness is analysed, by search in several Web Sites nowadays in the air, looking for the more communes applications. The main focus are the challenge of the paradigms change for the use of all Web`s potential, and it is connected of the main applications: information's and communications, search for professionals, attention to clients, partnerships, government and suppliers. By the analysis of the best Web Sites, some concepts for a success home-page are detailed, doing a referential to how participate of the competitive new world market.

Palavras chave

Agribusiness, Internet, Aplicações, potencial.

 

1. INTRODUÇÃO

A Internet é um meio de comunicação eletrônica baseada na transmissão interativa de informações em multimídia. Apesar de ter sido criada em 1969, a Internet só tornou-se conhecidas e popularizada à partir de meados da década de 90. Hoje estima-se algo da ordem de 60 milhões de usuários em todo o mundo. Apesar de toda esta atividade percebe-se que na prática executivos de diversas áreas conhecem, ou "já ouviram falar", mas não são ainda usuários da rede, (Cohen, 1996). No entanto, cada vez mais presente no mundo dos negócios, a Internet vem apresentando taxa de crescimento exponencial em sua utilização. Junto ao universo de informações da WWW ("World Wide Web"), surge um novo mercado de consumo de produtos e serviços. Contudo, a utilização comercial da rede ainda está numa fase preliminar. O potencial de uso da Internet no agribusiness ainda é muito pouco aproveitado. A maioria dos executivos não sabem bem o que é a Internet, e menos ainda como poderiam utilizá-la para tornar suas empresas mais eficazes e rentáveis. os impactos da utilização podem se fazer maiores principalmente entre os comercializadores, que atuam em redes de negócios e complexas cadeias agroindustriais instalados em diferentes pontos do país e do mundo.

Este trabalho tem como objetivos analisar e exemplificar o estado efetivo de utilização da Internet no agribusiness brasileiro e mundial, bem como destacar possibilidades e limitações atuais deste uso. Visa ainda descrever as diretrizes básicas para elaboração de uma home-page comercial.

 

2. METODOLOGIA

Foi analisado o uso atual da Internet nos negócios e particularmente no agribusiness, através de pesquisas bibliográficas e em home-pages comerciais atualmente no ar, e das aplicações mais comuns em uso, visando situar o novo papel do administrador numa economia globalizada e na era da informação (Barlett and Ghoshal, 1992). A pesquisa foi realizada utilizando-se os mecanismos de busca mais completos, como: Alta Vista, Yahoo, Lycos, Cadê e Inference Find. Todas as home pages foram visitadas e analisadas. A relação apresentada é apenas um breve resumo ilustrativo das home-pages que melhor utilizam os conceitos de marketing e funcionalidade, e que se destacaram por sus atratividade.

 

3. A REVOLUÇÃO DA INTERNET NOS NEGÓCIOS

A maioria dos administradores desconhece, ou ainda não perceberam todo o potencial da WWW como ferramenta de trabalho, de marketing, e principalmente a grande mudança que ocorrerá quando os navegadores passivos se transformarem em consumidores interativos (Pitt et. alli, 1996). Toda organização que pretenda atuar no mercado globalizado tem que ter sua participação na Web. A maior vantagem é que, comparado com as outras mídias, a Web proporciona uma maior quantidade e qualidade de informações, e principalmente, permite a todos os participantes as mesmas oportunidades, independente de seu tamanho e potencial econômico (Cornella, 1994). A informação tornou-se uma ferramenta gerencial, o ativo mais valioso das empresas, (Freitas, 1993), e a disponibilização das informações de forma organizada pode potencializar os resultados e ampliar as oportunidades de atuação (Furlan et. alii, 1994) e (Oliveira, 1995).

O modelo de Hierarquia de Efeitos (Gopalakrishna, 1995) é usado para descrever o processo de compra através da identificação de uma necessidade ou problema, até a satisfação desta necessidade, ou a solução do problema por uma compra, e até mesmo pela avaliação da satisfação pós-venda. A necessidade de informações é diferente em cada do processo de decisão dos consumidores, e as empresas devem atender a estas necessidades, para poderem fechar bons negócios.

A criação, instalação e manutenção de um site na Internet é um investimento muito baixo, comparado com os meior tradicionais de publicidade, e tem a enorme vantagem da interatividade, o que ainda é pouco explorado. A eficácia da publicidade isolada é pequena, comparada ao potencial de vendas pessoais, possibilitado pela Web. Um site na Internet é um misto entre uma venda pessoal e uma publicidade. Pode reduzir muito os custos de marketing nas fases iniciais do processo de comercialização, podeatender às necessidades específicas dos conssumidores, desenvolver produtos e serviços específicos para cada caso, constituindo um poderoso meio de avaliação, seleção e apoio à decisão de compra/venda. Pode ainda ser muito efeiciente em produzir feed-backs para os produtos e serviços comercializados por uma empresa.

Em uma estratégia de marketing é necessário distinguir entre navegadores passivos e ativos. Os passivos são aqueles que navegam sem compromisso ou sem objetivo definidos. Simplesmente buscam Web sites interessantes, curiosos, mantidos por companhias famosas, enfim usam a Web como fonte de entretenimento e lazer. Os ativos são aqueles que estão procurando um Web Site em especial, que possa oferecer um produto ou serviço específico. Rayport and Sviokla, em seu artigo "Managing in the Marketspace" [4] sugerem a Hierarquia de Efeitos seja transformada em uma "Hierarquia de Satisfação", visando medir as experiências das empresas e consumidores em comercializar pela Web.

 

4. ESTADO DA ARTE DA INTERNET NO AGRIBUSINESS

4.1 - Realidades

Recentemente os Web Sites tem sido usados para diversos objetivos, em inúmeras estratégias de marketing. Estudantes e pesquisadores já utilizam intensivamente a Web como fonte de consulta acadêmica (Mueller, 1994), potencializando o desenvolvimento de seus trabalhos, auxiliados por mecanismos de busca, baseados em hipertexto (Vilan Filho, 1994). Dentre as aplicações mais comuns em uso no agribusiness, pode-se destacar:

Acesso a mercados desconhecidos ou fora de sua área de influência
Projeção de uma imagem corporativa favorável
Diseminação de informações sobre Eventos, produtos e serviços
Envolvimento dos clientes com o mix de produtos/serviços da empresa
Classificados, leilões
Apoio à Decisão e Administração da Produção Agropecuária
Recrutamento de Profissionais, estagiários, treinees
Serviços de Assistência Técnica e Informações
Sites Acadêmicos: pesquisa, notícias sobre Agribusiness

4.2 - Possibilidades

Alguns Web Sites de sucesso em outras áreas, são referência e modelo a ser desenvolvido para o agribusiness, uma vez que não há aplicações semelhantes neste setor.

Mecanismo de cuponagem eletrônica (estratégia mercadológica)
Tratamento de queixas, dúvidas e sugestões dos clientes/fornecedores
Identificação e antecipação de desejos dos consumidores

4.3 - Limitações

Um fator limitante é a questão da segurança das informações transmitidas pela Web. Embora técnicas de criptografia já estejam avançadas, aumentando a segurança, ainda há receio por parte de muitas empresas e consumidores em feonecer informações como cartão de crédito e outros documentos.

Por outro lado, existe a limitação de uso propriamente dito, que é a maior limitação para o aproveitamento de todo o potencial da Web. Embora conte atualmente com quase 60 milhões de usuários em toto o mundo, a maioria é de navegadores passivos. Assim, a maior preocupação atual dos agentes de marketing com relação à Web é como transformar passivos navegadores em consumidores. Como convencer os consumidores pessoais e institucionais a adquirirem confiança e habituarem-se a fazer cotações de preços e a fecharem negócios pela Internet.

 

5. DIRETRIZES BÁSICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA HOME-PAGE COMERCIAL

A atividade-chave da participação comercial na Internet é a atualização constante e a exploração dos bancos de dados das transações efetuadas, de modo que uma vez conquistado, o cliente se veja cercado de vantagens e atrativos que o tornem um cliente frequente e cativo da organização (Blattberg and Deighton, 1996).

A atratividade de uma home-page depende do número de pessoas potencialmente interessadas. Uma vez disponibilizado o site, o "Webmaster" deve estar constantemente atento aos e-mails recebidos, respondê-los a todos, e providenciar sucessivas modificações na home-page, aperfeiçoando-a sempre, ouvindo os clientes e procurando atender melhor. Deve-se Maximizar a probabilidade dos navegadores ativos encontrarem a home-page da empresa, através da inclusão em vários mecanismos de busca, e colocando nomes e termos genéricos em algumas páginas, aumentando assim o faixa de busca destes programas;

É preciso minimizar o tempo de acesso e carregamento de uma página, através da utilização de servidores rápidos, e da construção home-pages iniciais "enxutas", com poucas figuras e fotografias, que ainda demoram a carregar em muitos browsers, e podem desanimar os navegadores. As páginas mais sofisticadas, com efeitos de sons, movimentos e interatividade devem ficar opcionais, para navegação. Não obrigar o navegador a carregar uma página complexa logo de início.

Preocupar-se com a facilidade de diálogo, com a qualidade e rapidez de respostas. Estimular o diálogo e a interatividade, recolher feed-back dos que acessarem a página, responder sempre a todo e-mail recebido. Manter uma lista com os endereços dos que acessaram o site, diferenciando entre clientes e não-clientes; enviar e-mails periódos, dobre promições, etc.

 

6. CONCLUSÕES

Os administradores devem estar atentos ao potencial de negócios representado pela WWW, que embora ainda em uma fase inicial já apresenta significatiovos resultados. As estratégias de marketing e comercialização tradicionais são falhas para trabalhar no contexto da Internet, muito mais dinâmica e interativa, e as empresa precisam desenvolver novas formas de ação. A Internet possibilita grandes mudanças na forma de se fazer marketing e de comercialização, entre empresas e consumidores, pessoais e institucionais, e abre um enorme leque de oportunidades, que são os desafios para os novos administradores, sintonizados com a Era da Informação.

 

7. REFERÊNCIAS

 

8. BIOGRAFIA

Luciel Henrique de Oliveira é Engenheiro Agrônomo, Mestre em Administração Rural (UFLA), e está concluindo seu Doutorado em Administração da Produção e Sistemas de Informação pela EAESP-Fundação Getúlio Vargas, SP. É consultor empresarial, professor da Universidade de Alfenas (Unifenas) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Suas principais área de interesse para pesquisas e intercâmbio acadêmico são: agribusiness, administração da produção, agroinformática, aplicações Internet, sistemas de informação e tomada de decisão, agroindústrias, comercialização e marketing de produtos agropecuários e agroindustriais. [ home-page: http://www.unifenas.br/~luciel ]