AGROSOFT 95
Feira e Congresso de Informática Aplicada à Agropecuária e Agroindústria

Um Estudo Sobre a Integração da Tecnologia da Informação à Gerência e Administração de Fazendas Agropecuárias

Contato
Guilherme Liberali Neto
PPGA - UFRGS
Av.João Pessoa 52, sala 11
90.040-000 - Porto Alegre - RS
e-mail: liberali@vortex.ufrgs.br

Autoria
Dr.Henrique M.R.Freitas-PPGA/UFRGS
Guilherme Liberali Neto-PPGA/UFRGS

RESUMO
Este trabalho tem como objetivo o estudo dos elementos contributivos para a integração da tecnologia da informação ao modo de gestão de empresas agropecuárias.

Num primeiro momento, faremos uma discussão sobre os problemas que têm ocorrido na implantação de sistemas de informações nestas empresas, como, por exemplo, as mudanças organizacionais envolvidas no processo.

A partir de então, esboça-se uma breve análise sobre o papel da informação no apoio ao processo decisório, e o dos sistemas de informações na melhora da qualidade das decisões obtidas. Discute-se também a aplicação de técnicas como a engenharia de informação e da atividade de planejamento estratégico no contexto das empresas agropecuárias, numa tentativa de depreender linhas orientadoras para a construção de sistemas de informações para a agropecuária.

Em uma última etapa fazemos uma breve descrição do sistema de informações que está sendo construído de maneira evolutiva, utilizando os princípios da engenharia de informações

ABSTRACT
This work is being developed in the search of a better understanding of the interaction between beef cattle enterprise production management and the actual use of information technology.

In the first section we discuss some of the problems that are occurring in the implementation of information systems in these companies, such as organizational changes and lack of a clear understanding of "what" (what is the purpose) and "how"(how we are going to do it).

The role of information and information systems in the decision process is then approached. Its opportunities and potential contributions are then evaluated and discussed. After that, the use of information engineering as a methodology for developing more flexible information systems is proposed, in order to find out some general guidelines for development and implementation of information systems for beef cattle enterprise production management.

The information system being developed is then shortly described, in its terms of development policy

Aspectos organizacionais da tecnologia da informação

Os sistemas de informações para apoiar a atividade agropecuária são muitas vezes apresentados como um conjunto integrado de rotinas capazes de fornecer, de maneira imediata, as soluções para todos problemas da empresa, através da exploração das informações de controle, como manejo sanitário, controle de rebanhos, controle de custos, etc...

Entretanto, ao optar pela adoção de um sistema computadorizado para a gestão de sua fazenda , o produtor está, na realidade, trazendo, para dentro de sua empresa, a necessidade da criação de um conjunto de procedimentos novos e formalização de antigos, a fim de que o sistema possa ser alimentado e assim realizar as apropriadas análises, cruzamentos e simulações.

Existem, portanto, uma série de modificações e adaptações organizacionais pelos quais a empresa deve passar, a fim de que absorva a cultura sendo transmitida no processo de implantação de um sistema de informações.

Informatização é meio, não fim

Talvez devido à curta história do processamento de dados comercial, o uso de sistemas de informações ainda é acompanhado por uma expectativa por vezes irreal e idealista. A simples adoção do uso da tecnologia da informação é tomada como garantia de que esteja sendo feito adequado controle das atividades da empresa.

Muitas vezes, os fatores controlados pelo sistema de informações são assumidos como apropriados para a empresa sem que seja feito um trabalho de reflexão sobre estes; a organização empenha-se na adequação às suas exigências, em um esforço para absorver sua proposta.

Entretanto, ao aceitar o controle estipulado pelo sistema, a empresa pode, em alguns casos, estar aceitando que sejam controlados aspectos que não lhe sejam relevantes em detrimento de outros. A determinação das informações que são importantes e devem ser acompanhadas pelo sistema de informações está intimamente relacionada com os objetivos e as estratégias da organização.

É importante, portanto, a existência de um planejamento estratégico voltado à forma de aplicação da tecnologia de informação na empresa em questão, capaz de visualizar situações desejadas e atitudes necessárias, capaz de propor situações nas quais a empresa poderia encontrar-se e os custos e prazos para tanto. A tecnologia da informação é um fator indispensável para que cenários possam ser montados, escolhidos e os objetivos traçados, bem como para permitir o acompanhamento da evolução rumo a estes.

O Processo Decisório : como auxiliar ?

Da farta literatura sobre o processo decisório, privilegiamos o clássico modelo de SIMON(1957,p.80) onde a tomada de decisão é dividida em três etapas:

Inteligência ou investigação, na qual o decisor busca coletar o maior número de informações sobre o ambiente, variáveis relativas à situação e indícios que possam servir como subsídio para a construção de cenários ou alternativas para a escolha.

Concepção, na qual as informações coletadas são estruturadas e modeladas na forma de alternativas viáveis e possíveis cursos de ação.

Escolha, quando ocorre a opção por uma ou mais das alternativas disponíveis.

fig.1 - O processo decisório

Se considerarmos, ainda, seu princípio da racionalidade limitada - SIMON (1957,p.137): "A escolha é sempre exercida através de um esquema simplificado, limitado e aproximativo da situação real." - concluiremos que o decisor apresenta uma necessidade de obtenção de informação de forma rápida e fácil na primeira fase, para que possa visualizar toda a situação de uma maneira abrangente e completa; na segunda fase como auxílio na modelagem de alternativas e cursos de ação, idealmente qualificadas e quantificadas.

Ainda nesta linha, FREITAS (1993, p.74) ilustra o apoio ao decisor individual :

Fig.2 - A tomada de decisão e o apoio ao decisor Fonte : FREITAS, 1993 p.74

Vê-se, portanto, a necessidade de atuação por parte dos sistemas de informações na disponibilização das informações referentes à situação da fazenda no momento atual, permitindo a visualização do contexto em que está inserida, bem como a modelagem de situações ideais ou projeções de valores e índices, criando alternativas de escolha.

A personalização dos sistemas através do uso da Engenharia de Informações

Os grandes sistemas de informações desenvolvidos "sob encomenda" para grandes corporações primam por serem extremamente adequados aos objetivos e estratégias desta empresa. Nas pequenas e médias empresas do setor agropecuário, entretanto, os sistemas de informações parecem ser, em sua maioria, do tipo "pacotes fechados", elaborados por software houses na busca de um padrão para o setor. Estas aplicações são atualizadas ocasionalmente através de solicitações dos usuários, assim como ocorre na produção de softwares de uso padronizado, como os editores de textos,por exemplo.

O apoio à gestão de uma fazenda e ao processo decisório do produtor exige que as particularidades, objetivos e estratégias da empresa agropecuária sejam levadas em conta. A Engenharia de Informações é uma metodologia que prima por assegurar que os sistemas de informações sejam adequados à realidade da empresa.

A Engenharia de Informações é uma abordagem centrada em dados, em substituição ao tradicional modelo centrado nos procedimentos. Ela é interdisciplinar, composta por diversas fases, cada uma com seus métodos, abrangendo, de modo evolutivo, todo o fluxo de informações da organização. Esta abordagem evita que ocorra uma simples "automatização dos procedimentos", exatamente por estes não serem considerados na modelagem inicial do sistema.

O planejamento estratégico de informações

É importante que a implantação seja precedida ou acompanhada de um planejamento de informações, definido como :"o processo pelo qual se decide onde a organização quer chegar e quais os sistemas de informações necessários". Este procedimento permitirá o levantamento dos objetivos da organização, quais fatores críticos que devem ser observados, e especialmente, quais as informações que são necessárias para tanto.

A partir destes requisitos de informações levantados, cria-se um mapa contendo a visão geral dos dados necessários ao funcionamento da organização. Destes elementos obtém-se uma relação formal dos dados que são relevantes à organização. Estes procedimentos direcionarão a configuração do sistema de informações a ser utilizado na fazenda.

Este procedimento pressupõe a existência de um sistema de informações configurável, que apresente um conjunto expressivo de indicadores e informações, que podem ser habilitadas na instalação do mesmo. Como o processo de planejamento estratégico é, por natureza, dinâmico, a interação do usuário com o sistema deve permitir certa flexibilidade para ajustes na configuração ao longo do tempo.

Trata-se, portanto, de um processo contínuo, envolvendo, de maneira cíclica, a análise de informações, determinação de requisitos, ajuste do sistema e acompanhamento com o usuário.

Situação atual : desenvolvendo o protótipo...

Está sendo desenvolvido, segundo as linhas gerais expostas anteriormente, um sistema de informações para a gestão de fazendas. Será disponibilizado ao usuário uma série de indicadores para controle de sua fazenda, sendo possível a seleção dos mais apropriados para cada caso. Procurou-se apoiar o processo decisório também através da visualização do mapa da fazenda, como forma de extração das informações referentes a cada campo(potreiro) da propriedade. Desta forma procura-se expandir os limites de domínio e análise de informações do decisor.

Bibliografia

  • FREITAS, H.M.R. A informação como ferramenta gerencial, Ortiz, Porto Alegre, 1993.
  • KIPPER, E.F.(coord.)Engenharia de Informações: conceitos, técnicas e métodos, Sagra: D.C. LUZZATTO, Porto Alegre, 1993.
  • KLADIS, C.M. Concepção e desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão (SAD) e verificação de seu impacto na redução das dificuldades do decisor: um delineamento experimental em laboratório,UFRGS/FCE/PPGA, Porto Alegre, 1994.
  • SIMON, H.A. Administrative Behavior:a study of decision making processes in administrative organizations, McMillan, 2ed. New York, 1957
  •