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Sistema informatizado de gestão da qualidade: uma aplicação para a suinocultura na Alemanha
Aziz Galvão da Silva Jr. Gerhard Schiefer Ralf Helbig Resumo O artigo apresenta um sistema informatizado de apoio a gestão da qualidade. O sistema é composto por sete módulos divididos em três grupos. O primeiro grupo permite o acesso dinâmico a informações relevantes para a gerência da qualidade. Recursos de multimedia foram incluidos no sistema afim de aumentar a eficiência na identificação de problemas e na implementação de ações preventivas e corretivas. Após a identificação de um problema, este pode ser analisado pelo segundo grupo, que inclui também um módulo para cálculo do custo relacionado a qualidade. O último grupo permite a documentação das análises efetuadas em conformidade com exigências de normas internacionais da série ISO 9000. Testes em condições de campo e laboratório estão sendo conduzidos na Alemanha. Os resultados preliminares destes testes serão apresentados. Abstract This paper presents a computer aided quality assurance system for pig producers. The system encompasses seven modules divided in three groups. The first group permits the dynamic retrieval from quality relevant information. Multimedia features have been implemented to the system to improve the identification of production failures and the implementation of recommended preventive and corrective actions. The identified problems can be analysed by the second group, that includes also a quality cost calculation module. The last group permits the documentation in conformity with the ISO 9000 norms. Field tests are been carring out under actual and laboratory conditions in Germany. Preliminary results from this tests will be presented. Palavras-chaves Quality management, computer aided quality system, pig production.
1. INTRODUÇÃO O mercado europeu de carne suína é altamente competitivo. Os maiores produtores são a Alemanha (24,7 milhões de animais) seguido da Espanha, Holanda, França e Dinamarca. Apesar de ser o maior produtor, 21% do mercado interno da Alemanha é abastecido por outros países da União Européia, principalmente Dinamarca, Holanda e Belgica/Luxemburgo (Windhorst, 1995). A tendência histórica é de aumento de importações no mercado alemão, em prejuízo da suinocultura interna. Especialmente a suinocultura dinamarquesa, que produz 446% além da necessidades de seu próprio mercado, tem aumentado consistentemente sua participação no market share da Alemanha e outros grandes consumidores, como Inglaterra e Japão. A suinocultura alemã enfrenta o desafio de manter a competitividade e ao mesmo tempo atender às exigências crescentes dos consumidores. Na Europa, e especialmente na Alemanha, os consumidores são bem informados e a qualidade dos alimentos é cada vez mais importante na decisão de compra. Além de características quantificáveis, como higiêne e valor nutricional, características de difícil mensuração, como proteção do meio ambiente e respeito aos animais são cada vez mais importantes (Adam, 1994). No enfoque tradicional de controle de qualidade, aumento na qualidade do produto significa necessariamente elevação de custos. Diminui-se níveis de tolerância no controle do produto final, aumentando o descarte, com o consequente desperdício de matéria prima, insumos e tempo. Produtos dentro de padrões, mesmo que rigorosos, não necessariamente atendem exigências importantes do ponto de vista do consumidor final, muitas vezes relacionadas ao processo produtivo e não ao produto final. O gestão da qualidade total é o enfoque mais adequado, pois busca atender as exigências dos consumidores (internos e externos) e ao mesmo tempo aprimorar a qualidade do processo produtivo, através da diminuição do nível de erros. A qualidade total realiza-se na prática através da utilização sistemática, constante e em todos os níveis da empresa, de métodos para detecção e avaliação de exigências de clientes, prevenção de erros e controle do processo produtivo. A sistema de gestão da qualidade de uma empresa, ou seja, o conjunto das atividades de planejamento, execução e controle da qualidade de produtos e processos, pode ser certificado conforme normas internacionais da série ISO 9000. A certificação comprova a capacidade da empresa em produzir conforme níveis de qualidade pré-estabelecidos pela própria empresa. Para obtenção do certificado é necessário dispor de um sistema adequado e eficiente de documentação. Na Alemanha, várias empresas agrícolas já obtiveram a certificação de seus sistemas de qualidade (Schiefer, 1996). Na Dinamarca, o número de empresas certificadas em 1996 já ultrapassava uma centena e a tendência é crescente. A implantação de um sistema de qualidade numa empresa rural, e mesmo a certificação por normas internacionais, só será eficiente se existir um fluxo constante de informações entre todos os elementos da cadeia produtiva e critérios unificados forem seguidos. O modelo de sistema integrado de gestão da qualidade na Dinamarca, tendo como princípio a qualidade total e a certificação pela ISO 9000-4, é apontado como um dos fatores responsáveis pelo sucesso comercial da suinocultura deste pais (Windhorst, 1996). A partir da análise da questão da qualidade na suinocultura, foi desenvolvido um sistema computadorizado que auxilie o produtor rural a identificar e atender as exigências de seus clientes, aumentar a eficiência do processo produtivo, além de comprovar, através de documentação adequada, a qualidade de seus produtos e processos (Silva Jr., 1996). Em cadeias de produção integrada, o sistema possibilita adicionalmente uniformizar e disponibilizar de forma rápida, eficiente e atual os conhecimentos gerados a partir da interação do extensionista com produtores rurais e com especialistas, contribuindo para o aumento da eficiência do trabalho extensionista.
2. DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA Após análise detalhada da situação da suinocultura na
Alemanha, iniciou-se o desenvolvimento do sistema a partir do
método "partizipative Entwicklung" (Hautzer, 1997). O
método baseia-se na participação do usuário e de
especialistas desde a fase inicial do processo. Protótipos do
sistema, inicialmente na forma de esboço em papel, passando por
protótipos descartáveis até chegar a um protótipo executável
com todas as funções básicas do sistema, são avaliados pelos
usuários e por especialistas. A participação do usuário é
intensificada a medida que o sistema é desenvolvido. As fases
podem ser divididas em : Figura 1: Participação de usuários e especialistas no desenvolvimento do sistema.
Alcançada a etapa final do desenvolvimento, protótipo executável, são realizados testes em condições de laboratório e de campo com usuários que não tenham participado do desenvolvimento do sistema. Obtidos resultados satisfatórios, o sistema está apto para ser implantado a nível de campo. 3. COMPONENTES DO SISTEMA As funcões básicas do modelo conceitual foram agrupadas em três grupos : i) disponibilização de informações relevantes para a gestão da qualidade, ii) acesso a métodos de análise e iii) geração/armazenamento/acesso a documentos. O sistema é composto de 7 módulos divididos entre estes grupos:
O primeiro grupo é formado pelos módulos "erros", "leis" e "clientes". O módulo "erros" permite acessar informações sobre consequências, causas, avaliação de risco, ações corretivas e preventivas para possíveis erros. O método FMEA (failure mode and effects analysis) da qualidade total serve de base para a estruturação do banco de dados. Recursos de multimedia são amplamente utilizados, tanto para auxiliar a detecção de erros através de video/foto/animação de sintomas quanto para treinar o usuário na implantação de ações corretivas e preventivas. O segundo módulo, "leis", disponibiliza informações sobre leis relacionadas a criação de suínos e o último, "clientes", apresenta de forma sistematizada as exigências dos clientes, tanto clientes internos da cadeia produtiva, quanto o consumidor final. O segundo grupo permite que os erros avaliados no grupo anterior sejam quantificados economicamente pelo módulo "custos da qualidade". Outros métodos podem ser facilmente incorporados ao sistema utilizando-se do módulo "outros métodos". O último grupo apoia a geração e a administração de documentos. O módulo "anotações" permite gerar rascunhos de documentos em situação de campo que serão posteriormente arquivados adequadamente pelo módulo "documentos". Este último módulo controla a geração e o acesso a toda a documentação relacionada a qualidade, conforme normas da série ISO 9000-4. A validade de documentos é constantemente avaliada, o que permite indiretamente controlar o andamento de ações preventivas e corretivas que foram devidamente documentadas (documentos com prazo de validade limitado). 4. ESTRUTURA DO SISTEMA O aprimoramento contínuo é um princípio básico do enfoque da qualidade total. A adoção deste princípio gera constantemente novas informações e exige que informações desatualizadas sejam descartadas. Em sistemas de produção integrados, a existência de critérios unificados seguidos por todos os componentes da cadeia de produção é condição indispensável para a obtenção de eficiência na gestão da qualidade. A estrutura técnica do sistema deve, portanto, atender as seguintes exigências: i) facilidade de atualização e ii) uniformização das informações. O banco de dados e métodos é independente da estrutura básica do sistema. O usuário final tem acesso a estas informações, mas não pode modificá-las, garantindo assim uniformidade em sistema integrados de produção. A manutenção do banco de dados e métodos é realizada por especialistas. A ferramenta básica de desenvolvimento utilizada foi o programa Multimedia ToolBook 4.0. Para gerenciar o banco de dados foi utilizado o módulo DataBase Connection para ToolBook, compatível com o padrão ODBC. Este padrão uniformiza o acesso a diferentes formatos de banco de dados, permitindo também que o sistema acesse bancos de dados já existentes. Métodos implementados em planilhas eletrônicas são acessados utilizando-se recursos do Windows através de arquivos DLL. Figura 2: Estrutura computacional do sistema.
5. RESULTADOS O protótipo atual é o resultado final das avaliações realizadas durante o processo de desenvolvimento com a participação do usuário, servindo de base para testes controlados já em andamento na Alemanha. Estes testes consistem na apresentação de cenários (simulação de uma problema relevante para a gestão da qualidade) e resposta a questões direcionadas e questões abertas. Resultados parciais mostram a eficácia (obtenção de solução correta) e eficiência (obtenção rápida de solução) do sistema no apoio a gestão da qualidade. Com o sistema foi obtida a solução correta para todos os problemas propostos. Sem o uso do sistema algumas questões não puderam ser respondidas. Em todos os testes, os problemas foram solucionados mais rapidamente com o uso do sistema em relação ao controle (sem uso do sistema). 6. CONCLUSÕES Os resultados parciais obtidos até o momento mostram que o sistema atende ao objetivo proposto, qual seja, apoiar a gestão da qualidade na suinocultura integrada. A metodologia de desenvolvimento com a participação do usuário mostrou-se adequada, pois os problemas apontados pelo usuário em versões anteriores não se repetiram nos testes controlados. 7. REFERÊNCIAS
8. BIOGRAFIAS Aziz G. da Silva Jr. Professor Assistente, Depto. Economia Rural, Universidade Federal de Viçosa - MG. Doutorando, Instituto de Adminstração Rural da Universidade de Bonn, Alemanha. MSc. Economia Rural, UFV. Gerhard Schiefer Professor Doutor, Titular da Cátedra de Administração, Organização e Gerência da Informação do Instituto de Adminstração Rural da Universidade de Bonn, Alemanha. Presidente da EFITA (Federação Europeia de Tecnologia da Informação na Agricultura). Ralf Helbig Professor Assistente, Instituto de Adminstração Rural da Universidade de Bonn, Alemanha. Doutor em Ciências Agrárias. Universidade de Bonn. |