POR QUE O PESCADO BRASILEIRO FOI BANIDO DA UNIÃO EUROPEIA EM 2018?
O pescado brasileiro foi totalmente banido da União Europeia em 2018 devido a questionamentos sobre o processo de pesca brasileiro, principalmente relacionados às condições sanitárias e estruturais das embarcações. Na época, 14% das exportações do setor tinham o bloco europeu como destino. O governo brasileiro, antecipando o banimento, tomou medidas preventivas. Além das exigências sanitárias, o setor enfrenta desafios como combate à pesca ilegal, dependência crescente de mercados como os Estados Unidos e impactos das mudanças climáticas. Auditorias recentes da União Europeia no Brasil reacenderam expectativas, mas a rastreabilidade e os sistemas de controle ainda são obstáculos a serem superados.