Gripe do frango é “ameaça permanente à saúde”, diz ONU

A gripe do frango é uma crise de importância mundial, segundo dois organismos internacionais ligados à Organização das Nações Unidas (ONU). Em um comunicado conjunto, a FAO (Fundo para Agricultura e Alimentos da ONU) e a Organização Mundial para Saúde Animal disseram que o vírus representa uma ameaça permanente à saúde humana e dos animais.
As duas agências internacionais divulgaram um novo conjunto de orientações sobre como lidar com surtos da gripe de frango e sobre formas de impedir que eles ocorram.
O comunicado enfatiza a importância da vigilância e da identificação dos casos ainda no início, o que, segundo as agências, os governos do Leste da Ásia não estão fazendo de forma satisfatória.
Humanos
Na Tailândia, foi confirmado um caso de gripe do frango em uma pessoa, provocando medo de transmissão de um ser humano para outro. No início do mês, a irmã e a sobrinha da vítima morreram com suspeita de terem contraído a doença.
Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) assegura que não há evidências de transmissão da doença de uma pessoa para outra.
As autoridades na Tailândia estão adotando novas medidas para conter a gripe de frango.
Um porta-voz do Ministério da Saúde da Tailândia disse que voluntários qualificados estão sendo recrutados para fazer o acompanhamento de pessoas com gripes em cada vilarejo na província de Kamphaeng Phet, no norte do país, onde o surto da doença começou. 
BBC Brasil

Fonte: Folha de São Paulo