AGROSOFT 99
II Congresso da SBI-Agro


SAAFI-AGRO: Sistemas de Apoio à Implantação e Avaliação Financeira de Empreendimentos Agroindustriais

 

Autores

Carlos Arthur B. da Silva
Email: carthur@mail.ufv.br
Vínculo: Universidade Federal de Viçosa
Endereço: DTA-UFV, 36571-000, Viçosa, MG
Telefone: 31-899-2292

Aline Regina Fernandes
Email: aline@alunos.ufv.br
Vínculo: Universidade Federal de Viçosa
Endereço: DTA-UFV, 36571-000, Viçosa, MG
Telefone: 31-899-1791

Fernando Vieira Novais
Email: fvnovais@agromidia.com.br
Vínculo: Agromídia Software
Endereço: Vila Gianetti-UFV, 36571-000, Viçosa, MG
Telefone: 31-899-2606

Resumo

A agroindustrialização é reconhecida como estratégia eficaz para a criação de empregos e aumento de renda no meio rural. Baseado nesta premissa, o governo brasileiro está promovendo um amplo programa de estímulo à criação de empreendimentos agroindustriais de pequeno e médio porte, que serão implementados e geridos por grupos de pequenos produtores. Para orientar o processo de escolha sobre empreendimentos alternativos, uma série de sistemas de apoio à decisão foi desenvolvido. Cada sistema enfoca um tipo de agroindústria - produção de banana-passa, produção de farinha de mandioca, etc. -, para uma capacidade operacional pré-estabelecida. Para cada empreendimento, os sistemas apresentam informações tecnológicas na forma de hipertextos, fluxogramas, plantas baixas e vistas em 3D. Permitem também a avaliação financeira dos investimentos a partir de dados básicos propostos pela equipe de elaboração, os quais podem ser alterados para refletir situações específicas de cada grupo de investidores. Dados como custos de insumos, preços de venda, investimentos em equipamentos, etc., podem ser informados pelo próprio usuário, de modo que análises de viabilidade possam ser automaticamente efetuadas para cada situação particular. Na forma concebida, os sistemas constituem-se em "perfis agroindustrais interativos", representando um inovador formato para a promoção de investimentos em agroindústria.

Abstract

Agroindustrialization is generally seen as a sound strategy for income enhancement in rural areas. Based in this premise, the Brazilian government is currently promoting a program that provides incentives towards the implementation of small and medium scale agroindustrial enterprises, to be owned and operated by small farmers associations. In order to provide orientation on the choice of alternative enterprises, a series of decision support systems (DSS’s) has been developed. Each system is dedicated to a specific agroindustrial project, such as dried banana processing, manioc flour processing, etc., for a given plant size. Each system presents information on processing technologies by means of hypertexts, flow diagrams, plant floor plans and 3D views of the equipment lay-out. The DSS’s also allow the financial evaluation of the corresponding investments, based on information provided by the project development team. However, all basic assumptions and data can be changed by users, so as to reflect their specific conditions. Data on input and product prices, equipment costs and financing conditions, among others, can be easily modified by the user, such that cost benefit measures can be computed for each set of assumptions entered. The systems were conceived as "interactive agroindustrial profiles", and as such thy represent an innovative approach o the promotion of agroindustrial investments.

Palavras Chaves

Sistemas de apoio à decisão, agroindústria, perfis interativos. Decision support systems; agroindustrial projects; project profiles.

 

1. INTRODUÇÃO

Devido à suas características, o setor agroindustrial tem sido considerado como um dos alicerces preferenciais para o estabelecimento de políticas de desenvolvimento econômico. A agroindústria proporciona meios efetivos para a fixação do homem no campo, para a agregação de valor ao produto agrícola, e para a utilização de tecnologia e equipamentos nacionais, entre outros benefícios (SILVA,1995). O setor é, reconhecidamente, um dos mais dinâmicos da economia brasileira, sendo responsável por parcela significativa das exportações e líder das estatísticas de geração de emprego e de números de estabelecimentos industriais.

A investigação da oportunidade de investimentos implica na análise de um complexo número de variáveis, relacionadas aos seus diversos aspectos técnicos, econômicos e financeiros. Para demonstrar as possibilidades de êxito de alguns empreendimentos agroindustriais, entidades como a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o SEBRAE, alguns Ministérios, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto de Desenvolvimento de Minas Gerais (INDI) e o Banco Mundial, entre outros, têm promovido a elaboração de "perfis agroindustriais" que apresentam essas múltiplas informações, ordenadas na forma sugerida pelo conhecimento científico e experiência prática. O "perfil" consiste, portanto, de um instrumento de fomento à agroindustrialização, composto por um conjunto mínimo de informações que permite a avaliação da oportunidade da realização de investimentos em novos empreendimentos no setor.

Apesar do inegável papel desempenhado pelos perfis como instrumento de promoção agroindustrial, uma limitação do enfoque é o fato de que, tradicionalmente, sua apresentação é feita na forma de publicações convencionais. Assim, são instrumentos estáticos, que não oferecem flexibilidade para adaptação de parâmetros à especificidades do interessado. Exemplificando, parâmetros fundamentais para a viabilidade do empreendimento, tais como preços de matérias primas, valor dos investimentos em equipamentos, condições de financiamento, coeficientes técnicos de rendimento de matérias primas, composição percentual do mix de produção, entre outros, são estabelecidos pelos autores dos perfis, e nem sempre se coadunam com a realidade do usuário. Mesmo as chamadas análises de sensibilidade, que flexibilizam alguns parâmetros-chave dos perfis e avaliam seus impactos sobre as questões de viabilidade, nem sempre chegam a ser suficientemente completas para cobrir o amplo espectro de realidades específicas dos usuários potenciais.

De modo a superar as dificuldades dos perfis tradicionais, o conceito de "perfil agroindustrial interativo" foi proposto pelos autores. Trata-se de abordagem baseada no desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão, a qual será utilizada no programa PRONAF-Agroindústria (MA, 1998), para apoiar a implantação de novas unidades agroindustriais por grupos de produtores rurais em todo o Brasil.

2. PERFIS AGROINDUSTRIAIS INTERATIVOS: O SISTEMA SAAFI-AGRO

A proposta da utilização de um instrumento computacional interativo como alternativa ao "perfil" clássico, foi inicialmente desenvolvida na UFV para apoiar decisões sobre a implantação de usinas de reciclagem de resíduos sólidos urbanos (SILVA, 1998). O software RECICLON, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal (SRH-MM), permite a estimativa de investimentos, custos operacionais, receitas e indicadores de rentabilidade segundo dados informados pelo usuário, de maneira interativa. A partir da experiência com o RECICLON, está sendo desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) da UFV a série de softwares de apoio à decisão denominados SAAFI-AGRO (Sistema de Apoio à Avaliação Financeira de Empreendimentos Agroindustriais). Cada SAAFI-AGRO é composto por uma base de dados, uma base de modelos e uma interface. A base de dados abrange coeficientes técnicos, custos de aquisição de equipamentos, preços de venda e outras informações técnico-econômicas. Esta base pode ser atualizada pelo usuário, através da utilização de seus próprios valores ou estimativas. A base de modelos apresenta orçamentos que simulam financeiramente a operação de um empreendimento agroindustrial, segundo hipóteses alternativas de utilização da capacidade instalada. A interface consiste de menus, diálogos e "help files", que orientarão o usuário no uso do programa e é dividida em duas partes: a descrição do projeto agroindustrial e sua análise financeira. A Figura 1 mostra a tela inicial de um dos softwares já desenvolvidos, que enfoca a produção de banana-passa

Figura 1. Tela de abertura do SAAFI-Agro "Banana-Passa"

A descrição do projeto é apresentada em texto, fluxogramas, diagramas de balanços de massa, croquis e vistas em perspectivas (3D) da unidade agroindustrial. Seu intuito é permitir a consulta às informações que nortearam a elaboração do projeto que caracteriza o perfil, as quais podem auxiliar nas eventuais mudanças efetuadas pelo usuário em sua análise individual. (Figura 2)

Figura 2: Vista em 3-D – SAAFI-Agro "Banana-Passa"

Na análise financeira do SAAFI-AGRO, os fluxos de entradas e saídas de caixa e os indicadores financeiros são recalculados automaticamente a partir dos dados informados pelo usuário. Não havendo modificações feitas pelo usuário, permanecem os dados e resultados do perfil originalmente proposto pelo DTA-UFV.

Para utilizar o software, o usuário deve cadastrar um novo projeto ou abrir um projeto já cadastrado. Todos os projetos abertos apresentarão inicialmente os dados considerados no perfil original proposto pela UFV. O usuário poderá ainda modificar o cadastro de um projeto, apagar um projeto do seu banco de dados ou cancelar qualquer procedimento através dos botões oferecidos na tela apropriada. A partir do projeto aberto, poderá fazer as alterações desejadas nas telas de análise financeira (Figura 3). Os valores que podem ser alterados são os investimentos em equipamentos, construção civil e capital de giro, os custos de aquisição de insumos, os preços de venda do produto final e as caondições de financiamento, entre outros.

Figura 3. Tabelas Financeiras

Após digitadas as alterações desejadas nos parâmetros básicos do projeto, o sistema recalcula todos os valores necessários para a montagem dos fluxos de caixa, bem como os indicadores de rentabilidade. Indicadores como taxa interna de retorno, tempo de recuperação do capital, valor presente líquido e ponto de nivelamento são apresentados, sempre que desejado pelo usuário. O sistema ainda apresenta gráficos de composição de custos e de ponto de nivelamento. Apresenta graficamente ainda os resultados de uma análise de sensibilidade, considerando variações percentuais em itens tais como receita, custos operacionais, investimentos, etc., e de uma análise da chamada "curva de aprendizagem" do empreendimento – o impacto da operação em níveis inferiores à capacidade instalada durante os primeiros anos da implantação. O usuário poderá desenvolver análises do tipo "what if", fazendo sucessivas alterações e verificando o comportamento dos indicadores financeiros. (Figura 4)

Figura 4. Gráfico de Análise de Sensibilidade

O SAAFI-AGRO apresenta dois relatórios principais: um da análise financeira e outro de fluxos de caixa, os quais podem ser visualizados no monitor ou serem impressos. Os relatórios apresentam tabelas com todos os itens computados durante a análise, com os dados atualizados de acordo com as modificações realizadas pelo usuário. As pressuposições do sistema para gerar as tabelas e os fluxos são descritas junto às respectivas tabelas com os significados de cada item processado na análise. O sistema permite também a impressão das informações técnicas, croquis e fluxogramas. Desse modo, os relatórios e as informações constituem um completo estudo de viabilidade, que usa parâmetros oferecidos pelo próprio usuário e que pode ser apresentado aos potenciais financiadores do empreendimento.

 

3. CONCLUSÕES

A UFV já desenvolveu o sistema para processamento de mandioca (em dois tamanhos), banana passa, aguardente de cana, resfriamento de leite, laticínios diversificado, vegetais minimamente processados, produção de acúcar mascavo, melado e rapadura, produção de queijo minas e produção de queijo de cabras. Outros cinco perfis interativos encontram-se em elaboração e serão brevemente distribuídos no âmbito do programa PRONAF-Agroindústria.

Com base em discussões realizadas com usuários potenciais e com representantes de bancos e agências de desenvolvimento, as expectativas quanto aos benefícios da estratégia do uso de perfis interativos são bastante otimistas. Assim, os perfis interativos deverão constituir-se em uma importante ferramenta de estímulo à implantação de novos empreendimentos agroindustriais, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do setor.

 

4. REFERÊNCIAS