AGROSOFT 99
II Congresso da SBI-Agro


Profit Sire: Um Software para Seleção de Touros

 

Autores

Gustavo Quiroga Souki
Email: gusouki@vsnet.com.br
Vínculo: Mestrando em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras
Endereço: Rua A, 140/101 Jardim das Acácias Lavras – MG 37200-000
Telefone: (35) 822-1735

Alexandre Caldas Machado
Email: keninfor@bhnet.com.br
Vínculo: Diretor da Ken Informática Ltda.
Endereço: Av. Contorno, 9871 sala 403 Prado Belo Horizonte – MG 30110-130
Telefone: (31) 337-8559

André Luiz Zambalde
Email: zambalde@ufla.br
Vínculo: Professor do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras
Endereço: Universidade Federal de Lavras Caixa Postal 37 Lavras – MG 37200-000
Telefone: (35) 821-5855 ou 829-1123

Resumo

Um dos principais gargalos do desenvolvimento da pecuária bovina no Brasil reside na baixa produtividade dos animais utilizados que, freqüentemente, apresentam baixo potencial genético. Sabe-se que, através de técnicas como a Inseminação Artificial, pode-se promover um rápido ganho genético dos animais, favorecendo o incremento da produtividade dos rebanhos. Diversos países tem conduzido provas para avaliação de touros, objetivando disponibilizar comercialmente o sêmen de animais superiores.

Visando facilitar a seleção de touros provados que satisfaçam às necessidades dos rebanhos, foi desenvolvido o PROFIT SIREÒ , um programa que permite ao usuário selecionar os animais de acordo com as necessidades específicas de cada rebanho, favorecendo seu progresso genético.

Abstract

One of the main causes of the low average of milk productivity in Brazil is the low genetic potential of the animals used. It is known that a rapid genetic gain can be promoted, through various techniques such as artificial insemination, which favors the increase of the herd`s productivity. Tests have been conducted in several countries in order to evaluate bulls and identify superior animals. In such tests, many characteristics are analyzed such as milk production, fat, protein, calving ease, temper and stature among others. In order to facilitate this selection, the PROFIT SIREÒ program was developed. The objective of this paper is to present a very powerful tool for improving the genetic progress of herds.

Palavras chaves

Touro, melhoramento genético, inseminação, seleção, software

 

1. INTRODUÇÃO

Um dos principais limitantes no desenvolvimento da pecuária bovina brasileira reside na baixa produtividade dos animais. Gomes (1996), relata que existe uma significativa associação entre a produtividade e renda do produtor, conforme pode ser observado na Tabela 1.

Tabela 1. Produtividade de leite por vaca/dia e Renda bruta diária de
acordo com os extratos de produção no Estado de Minas Gerais
Fonte: Adaptado de dados do Projeto Leite: Sebrae/Faemg, 1996

Tecnicamente, diversos fatores podem ser apontados como responsáveis pela baixa produtividade bovinos brasileiros. No entanto, sob o âmbito técnico, tais fatores podem ser agrupados em duas grandes categorias: as de origem genética e as de ambiente. De acordo com Pereira (1983) a interação entre a composição genética dos animais e as condições de ambiente a qual eles são submetidos, determinará seu potencial produtivo. De acordo com Gomes (1991), o melhoramento genético dos bovinos leiteiros no Brasil tem muitas vezes ficado à obra do acaso, com uma maior probabilidade de erros do que acertos. Assim, a melhoria das características genéticas que afetam a produção deve ser priorizada, objetivando o incremento da rentabilidade das explorações.

 

2. A INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL E AS PROVAS DO TOURO NO MELHORAMENTO GENÉTICO NA PECUÁRIA

Sabe-se que, através de técnicas como a Inseminação Artificial, pode-se promover um rápido ganho genético dos animais, favorecendo o incremento da produtividade dos rebanhos (Manual Merck, 1991:1116). Severo (1992) avaliza tal afirmativa ressaltando que "a inseminação artificial é um valioso instrumento para a melhoria do rebanho e, conseqüentemente da produtividade." Entretanto, apesar do Brasil possuir o maior rebanho comercial do mundo, a taxa de utilização da inseminação artificial é de apenas 3% (Costa, 1997). Tal autora destaca ainda que em países como a Dinamarca, Japão e Israel a taxa de adoção de tal tecnologia é da ordem de 95% a vários anos. Nos Estados Unidos tal taxa chega aos 76% (Rentero, 1993).

No entanto, o simples emprego da inseminação artificial não garante melhorias genéticas no rebanho. Para que ocorra um efetivo melhoramento genético do rebanho são necessárias avaliações de quais características devem ser melhoradas e quais são os touros disponíveis no mercado capazes de imprimir tais características em sua progênie.Neste contexto, diversos países tem conduzido provas para avaliação de touros, objetivando disponibilizar comercialmente o sêmen de animais geneticamente superiores. Em tais provas, uma série de características são analisadas como produção de leite, gordura, proteína, facilidade de parto, temperamento, tipo, entre outras. Obviamente que as necessidades de cada produtor ou técnico variam de acordo com os objetivos da criação, tipo de rebanho, disponibilidade financeira, etc. Em função do grande volume de variáveis e critérios envolvidos, muitas vezes, torna-se difícil para técnicos e pecuaristas selecionar os touros que mais satisfaçam às necessidades de cada rebanho. Desta forma, o uso de ferramentas informatizadas tem o potencial de agilizar e dar mais segurança ao processo decisório.

 

3. A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE APOIO À SELEÇÃO GENÉTICA NA PECUÁRIA

A tomada de decisão sobre quais touros deverão ser utilizados para melhorar geneticamente os rebanhos é normalmente complexa em função dos seguintes motivos:

  • Grande quantidade de touros disponíveis no mercado;
  • Enorme volume de informações referentes às provas de cada um dos touros;
  • Inúmeras combinações possíveis de critérios de seleção de acordo com as necessidades e objetivos de cada rebanho;
  • Para que as escolhas sejam efetivas, produzindo os resultados desejados, elas devem ser racionais.
  • Considerando-se que as pessoas apresentam habilidade computacional limitada, não apresentam total consciência de todas as alternativas de decisão possíveis e as conseqüências de todas essas alternativas, além de não conseguirem guardar a ordem completa e consistente de preferências e suas conseqüências, torna-se muito difícil e demorada a decisão sobre a seleção dos animais que melhor atendem aos critérios estabelecidos. De acordo com Luthans (1995), a tomada de decisão é quase universalmente definida como a escolha entre alternativas, sendo que o grau de racionalidade encontrado na tomada de decisão é fortemente influenciado pela quantidade de informação disponível (Salazar, 1998). Segundo Freitas et. al. (1993), "quanto mais temos incerteza, mais temos necessidade de tratar volume significativo de informações". Souki (199816) afirma que, quando se menciona o termo informação, a idéia de informatização torna-se evidente. Assim sendo, torna-se premente a utilização de ferramentas informatizadas que proporcionem uma visão mais ampla das variáveis envolvidas facilitando o processo decisório racional. De acordo com Kast e Rosenwelg (1992), os sistemas de computação podem reduzir dados volumosos em informações expressivas para determinadas decisões.

     

    4. METODOLOGIA

    Diante da dificuldades inerentes ao baixo nível de conhecimento dos empresários rurais em informática, optou-se por produzir um software de fácil utilização e com interface amigável. Desta forma, optou-se por desenvolver o PROFIT SIREÒ em Delphi, atualmente considerada como uma das mais poderosas ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos para Windows. Roda em computadores PC Pentium ou similares com, um mínimo de 16 MB de memória RAM e sistemas operacionais WindowsÒ 95, 98 ou NT. Além disto, ele exige, no mínimo, 5 MB de memória livre no Winchester.

     

    5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

    O PROFIT SIREÒ é um software bastante intuitivo possuindo uma série de dicas, além do recurso de Ajuda on line sensível ao contexto, que auxiliam o usuário durante a utilização do programa. Uma série de touros já vem cadastrados no programa com a última prova disponível.

    Basicamente, o PROFIT SIREÒ funciona através do cadastramento de touros, as características a serem selecionadas com seus respectivos pesos (de acordo com os critérios ideais para cada rebanho), conforme mostra a Figura 1 e os resultados das provas de progênie (Figura 2). Finalmente, o usuário deve definir quais os critérios de seleção desejados para que o sistema gere os relatórios com a indicação dos touros que satisfaçam tais critérios (Figura 3).

    Figura 1. Formulário para inclusão de raças e valores para as características

    Figura 2. Formulário para cadastramento das provas de touros

    Figura 3. Sistema de filtros para seleção de touros

     

    6. CONCLUSÕES

    O funcionamento do PROFIT SIREÒ vem sendo testado em fazendas produtoras de leite e gado de corte e implementações tem sido constantemente feitas ao programa, visando seu aprimoramento. O software tem se apresentado como uma ferramenta de inestimável valor, devido a facilidade e rapidez de lançamentos dos dados, bem como pelos seus relatórios tem sido bastante úteis para tomada de decisões, contribuindo para o melhoramento genético dos rebanhos.

     

    7. REFERÊNCIAS