AGROSOFT 99
II Congresso da SBI-Agro


Modelagem e Informatização do Processo de Inserção Competitiva de Cadeia Agroindustrial, o Caso da Fruticultura Irrigada no Nordeste

 

Autores

Patrick Maury
Email: Patrick@radar.com.br
Vínculo: Acord Cooperativa de desenvolvimento em rede do agronegócio
Endereço: SCS Quadra 08 Bloco B-50 sala 105 Brasília - DF 70333-900
Telefone: 61 322 5521 / 987 2797

Resumo

A gestão da inserção competitiva de cadeia agroindustrial foi adotada como metodologia para o gerenciamento geral do Programa de Apoio e Desenvolvimento da Fruticultura Irrigada do Nordeste – PADFIN. O trabalho foi desenvolvido em rede, buscando elaborar, informatizar e certificar ISO 9002 o gerenciamento de um processo de consolidação de pólos e cluster. Foram utilizados site internet, aplicativos para processos públicos e privados, Data Warehouse e Data Room. Os resultados já validam este processo que devera agora ter sua modelagem totalmente informatizada para permitir simular globalmente o funcionamento da cadeia e suas interações internas e externas a partir de valor agregado e ser disponibilizado para mobilização política.

Abstract

Management of Irrigated Fruit Production Support and Development Program – PADFIN is based in Agri Chain Management Competitive Analysis. Management activities, focused on poles and cluster consolidation, design an internet policy network with public and private process software, Data Warehouse and Data Room. Results give a clear validation of global management, business and technological patterns who may be used now for political commitment and modeling value added through agribusiness internal and external interactions.

Palavras chaves

Cluster, Entidade Tecnológica Setorial - ETS, Empresa Âncora, Inserção Competitiva, ISO, Modelagem de Processo, Policy Network, Valor Agregado

 

1. INTRODUÇÃO

O Programa de Apoio e Desenvolvimento da Fruticultura Irrigada do Nordeste (PADFIN) foi instituído pelo Decreto Presidencial de 26 de setembro de 1997 com o objetivo de organizar uma adequada atuação da União na promoção do desenvolvimento agrícola do Nordeste. Objetiva, através da irrigação, elevar o nível do produto regional, criar empregos e incrementar a participação brasileira no comércio mundial de frutas. As ações buscam o aproveitamento de vantagens comparativas da região, única detentora de clima semi-árido tropical no mundo. Trata-se de moldar um Nordeste competitivo e dinâmico pela associação do binômio sol/água e de oportunidades existentes nos mercados nacional e internacional para agregar valor à água através da fruticultura. Neste contexto, foi desenvolvido em 1997/98 sistema informatizado de gerenciamento geral, consolidando metodologia de análise competitiva em estudo desde 1991 e elaborado, no marco conceitual de Policy Network, modelo de operacionalização de Empresas Âncora e Entidade Tecnológica Setorial da fruticultura irrigada como parte do processo de formação de pólos e cluster.

Esta comunicação apresenta assim, primeiramente, a modelagem do processo de inserção competitiva, em segundo lugar os componentes informatizados do processo e, finalmente, faz um balanço dos resultados já alcançados apontando possíveis desdobramentos.

 

2. MODELAGEM

A modelagem teve com marco de referência os seguintes critérios: o Programa para apresentar estratégia viável deveria 1) Dar retorno econômico aos investimentos públicos realizados para irrigação no Nordeste, 2) Não depender de novas obras públicas de engenharia hídrica nem de subsídios fiscais, 3) Transformar as vantagens regionais comparativas (clima, logística, mercado nacional) em competitivas. 4) Fornecer modelo de referência indispensável à organização dos produtores em bases tecnológicas e empresariais, 5) Estar em consonância com os projetos, do Governo federal, de Reforma do Estado e ajuste fiscal que tratam das concessões e permissões de serviços públicos; definem os procedimentos relativos ao Programa Nacional de Desestatização, e ainda, com a lei 9.433 de 08.01.97 que institui a política para os recursos hídricos e que confere à água o status de bem econômico.

O trabalho de modelagem foi realizado e esta sendo aprimorado tendo como escopo básico uma metodologia de inserção competitiva estruturada em 4 dimensões: análise de valor agregado por atividade (método ABC), orientando benchmarking dos processos chave - públicos e privados, dando suporte a análise de risco / portfólio de investimento, definindo indicadores de processo e qualidade que, por sua vez tem efeito de feed back na análise de valor agregado. Esta metodologia suporta a implementação que se desdobra temporalmente em seis passos, desde a análise de competitividade até a consolidação de pólos e cluster passando pela caracterização dos processos chave - público e privados -, modelagem de Empresas-Âncora, Entidade Tecnológica Setorial - ETS e gestão compartilhada por Comitê Gestor.

A modelagem do processo de inserção competitiva mostrou a necessidade de realizar um salto em termos de volumes de produção, para obter ganhos na logística e qualidade. Tal salto requer esforço proporcional de marketing e capacidade de gerenciamento da expansão da base produtiva e da engenharia financeira. Outro fator chave mostrado foi a necessidade de se cobrar o valor agregado pela irrigação já na fase de comercialização (via empresa âncora ou ETS), a cobrança no nível da produção inviabilizando uma gestão economicamente sustentável. As necessárias interações setorial / local e público / privada requerem finalmente um mecanismo de gerenciamento geral, para o qual foi adotado o modelo de Comitê Gestor paritário. Como mostra a figura 1 a baixo, a gestão tecnológica incluindo inteligência de mercado, forma o eixo de negociação contratação com um padrão de tipo franquia. Os indicadores elaborados para gestão integrada da cadeia fornecem uma visão consistente da interação entre cadeia e desenvolvimento regional mostrando o valor agregado tanto nas dimensões macro quanto micro econômicas

Figura 1 - Formação de cluster na fruticultura irrigada.

 

3. A INFORMATIZAÇÃO

O Decreto que criou o Programa instituiu um Comitê Gestor - integrado por 10 representantes de diversos órgãos governamentais, bem como por 10 representantes do segmento agroindustrial - para discutir, encaminhar e acompanhar soluções operacionais. A atuação do Comitê Gestor.

A informatização, como mostra a figura 2 abaixo, iniciou pela utilização de logística de rede de informação permitindo interação permanente dos atores através do site www.frutas-ne.com.br. Os usuários cadastrados - empresários, pesquisadores, membros de governo, consultores, e demais representantes da cadeia frutícola – acompanham o andamento dos projetos, podendo ainda comentar ou criar documentos dependendo de seu grau de envolvimento com o Programa. Complementando e sintetizando este universo de troca de informação foi estruturado um Data Room utilizando tecnologia de EIS (Executive Information System) para apresentar, num conjunto de quatro telas as quatro dimensões da análise de inserção competitiva.

A modelagem e carga de um Data Warehouse - DW foi implementada de maneira a atender a demanda de dados do EIS do Data Room bem como gerenciar os dados resultantes da interação dos usuários com o DW constituindo assim as bases de um sistema que, a termo, seria capaz de identificar padrões de agregação de valor, ou seja transformar o Gerenciamento Geral do Padfin numa organização de conhecimento capaz de aprender e se aprimorar de maneira continua. Nesta perspectiva foram desenvolvidos aplicativos específicos capazes de interagir com o DW e foram disponibilizadas ferramentas de pesquisa on line (OLAP DSS) utilizada notadamente para as atividades de estudos de mercado.

No foco tecnológico. O apoio do CNPq e a participação da Embrapa permitiram mobilizar lideranças do setor produtivo para caracterizar as demandas, participar da seleção e implementar um amplo programa de pesquisas aplicadas. Paralelamente, elementos de soluções operacionais para as questões fitosanitária, de capacitação, de produção de mudas em laboratório, e de sustentabilidade ambiental foram sendo implementados resultando na elaboração de um modelo de um ETS da Fruticultura Irrigada. O processo de Planejamento Estratégico da implantação da entidade foi realizado em três pólos (Norte de Minas, Assú/Mossoró e Petrolina/Juazeiro). Os modelos e processos operacionais constam do livro "Disponibilidade de Água e Irrigação no Nordeste", a ser publicado no último trimestre de 1999. Tais atividades são de grande relevância, especialmente, em razão da necessidade de implementar os conceitos de produção integrada que estão sendo ensaiados na Europa com risco de se transformarem em barreiras técnicas ao comércio no curto prazo.

Os softwares desenvolvidos e/ou incorporados destinam-se ao gerenciamento de processo de certificação da qualidade (ISO) inclusive do próprio sistema de informação, ao controle fitosanitário nos postos de fronteiras, portos e aeroportos, ao apoio a decisão do produtor, à gestão do conhecimento (Etapa inicial de um Knowledge Warehouse - KW) e, finalmente, ao apoio ao usuário (Help Desk). No projeto de Promoção e Marketing foi implementado, em Petrolina - PE, um Sistema Integrado de Comercialização – SIC, pregão on line em fase de teste, que poderá ser uma fonte de informação de preços muito relevante.

A continuidade das ações, inclusive de atualização dos dados e aprimoramento do sistema, constitui fator estratégico para a sustentabilidade do sistema que esta em via de se tornar uma incubadora de empresas de base tecnológica, criando demandas e viabilizando seu financiamento através das organizações pivô da rede induzida pelo Padfin.

Figura 2 – Logística de informação no processo de inserção competitiva

 

4. O RESULTADO

O exercício da parceria público/privado permitiu avanços significativos: desde a implantação do Programa foram incorporados 60 mil hectares à fruticultura irrigada na área, graças aos financiamentos diretos feito pelo Banco do Nordeste do Brasil - BNB de cerca de 40 mil hectares, e à realização de mais 20 mil hectares com recursos privados. Com a implantação de novos projetos de irrigação coordenados pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca - DNOCS e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco - CODEVASF, no âmbito do novo modelo de irrigação, outros 160 mil hectares estarão sendo disponibilizados, no futuro próximo. Tais fatos podem garantir o crescimento da área cultivada em plena consonância com a meta de incorporação de até 100 mil hectares/ano.

As exportações cresceram significativamente (60%) e foram criados 120 mil empregos. É uma contribuição direta para a diminuição do êxodo rural, hoje calculado em 400 mil pessoas por ano, e, consequentemente, para a melhoria das condições sócio-econômicas das populações alvo do Programa. Os investimentos em novos pomares foram estimados em R$ 500 milhões no período. A atração de novos investidores, inclusive grandes empresas transnacionais como a alemã Atlantic Group e a norte-americana Del Monte e o incentivo aos investidores já instalados, como o Grupo Carrefour para ampliação de seus negócios, propiciaram um incremento de renda regional estimado entre R$ 600 e R$ 900 milhões/ano.

Diversos bancos de dados foram criados a partir de dados secundários e primários entre os quais um cadastro de fruticultores georeferenciado realizado pela Codevasf. Diversos estudos contratados no âmbito do Padfin sem que se estabelece padrão de disponibilização eletrônica, caso dos planos estaduais, ainda precisam ser formatados para carga no DW. Diversos outros componentes dispersos deverão também ser integrados para implementar o escopo completo dos subprocessos de inteligência de mercado e de gestão tecnológica que integram o gerenciamento geral.

As características da Economia de Rede e de maneira geral de Policy Network podem ser verificadas no processo de formação do cluster da fruticultura irrigada. Uma parte crescente do valor agregado resulta das interações e de seu gerenciamento, o valor cresce com a rede, a rede se movimenta pela lógica dos padrões, o capital passa a circular mais na forma de participação que de emprestimo, redução forte e rápida dos custos de transação por redução dos custos de telecomunicação, espaço virtual digital substituindo espaço físico. A mesma abordagem esta se revelando adequada para outras cadeias como pesca/aquicultura, café, floresta – indústria, como se verificou quando da realização dos estudos para o Projeto Básico da agência do agronegócio, de acordo com as perspectivas traçadas no Forum Nacional da Agricultura – FNA que, durante 18 meses (97/98), reuniu organizações públicas e privadas na formulação de diretrizes para o setor.

Por outro lado, a negociação quanto ao futuro do Programa requer discussão a nível Parlamentar para que todos os setores envolvidos, direta e indiretamente, com a cadeia sejam ouvidos e que um quadro contratual / legal seja progressivamente elaborado para o agronegócio no ambiente de rede. Desta maneira poderá ser conduzida de maneira adequada a informatização completa da modelagem do processo de inserção competitiva, fornecendo padrões de referência compartilháveis entre ao atores do processo de transformação necessário e em curso no agronegócio.