AGROSOFT 99
II Congresso da SBI-Agro


LAB: Um sistema de Gerenciamento para Uso em Laboratório de Análises Bromatológicas

 

Autores

Vicente Celestino Pires Silveira
Email: vicente@cppsul.embrapa.br
Vínculo: Pesquisador
Endereço: EMBRAPA/CPPSUL, Cx. Postal 242, CEP: 96400, Bagé - RS
Telefone: + 55 532 42 8499, Ramal 243

Detlev Walter Schultze Neto
Email: detlev@cppsul.embrapa.br
Vínculo: estagiário/URCAMP
Endereço: EMBRAPA/CPPSUL, Cx. Postal 242, CEP: 96400, Bagé - RS
Telefone: + 55 532 42 8499, Ramal 243

Ricardo Martins Bernardes
Email: ricardo@cppsul.embrapa.br
Vínculo: Analista de sistemas
Endereço: EMBRAPA/CPPSUL, Cx. Postal 242, CEP: 96400, Bagé - RS
Telefone: + 55 532 42 8499, Ramal 243

Marcus Vinicius Freitas Margarites
Email: marcus@cppsul.embrapa.br
Vínculo: Analista de sistemas
Endereço: EMBRAPA/CPPSUL, Cx. Postal 242, CEP: 96400, Bagé - RS
Telefone: + 55 532 42 8499, Ramal 243

Resumo

O sistema é a evolução de uma versão anterior desenvolvida em Clipper, com a finalidade de gerenciar o laboratório de analises bromatológicas de Nutrição Animal da EMBRAPA/CPPSUL. O LAB possibilita a otimização do processo de coleta, armazenamento, recuperação e cálculo das análises laboratoriais, possibilitando ainda a retenção das informações em banco de dados. Este banco de dados representa uma importante contribuição para a avaliação da qualidade dos alimentos ofertados na região para a alimentação animal. Esta nova versão foi desenvolvida em Visual Basic 5.0, tornando-a mais amigável para o operador. No aspecto gerencial, a inclusão de um cadastrado de clientes, fornecedores e emissão de resultados por email são as principais modificações realizadas. Os clientes podem ser considerados como internos (de outros setores da mesma empresa) ou externos (produtores, universidades, cooperativas, etc). Para maximizar a qualidade dos resultados, uma crítica dos dados é executada com a finalidade de comparar os resultados obtidos com valores normais para o tipo de amostra analisada. O sistema suporta as seguintes analises laboratoriais: matéria seca, fibra bruta, proteína bruta, extrato etéreo, energia bruta, digestibilidade "in vitro", fibra detergente acida, fibra detergente neutra e minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio).

Abstract

This is an upgraded version from a system previously developed in Clipper 5. It was built to manage the animal nutrition laboratory at the EMBRAPA/CPPSUL center. The LAB permits an optimization in the processes of collection, calculation and storage of data. The database generated for the local quality of feedstuffs used for animal nutrition is an important contribution. To make the system more operator-friendly the new version was developed in Visual Basic 5.0. The main modification in the management module was the inclusion and storage of customer and supplier data. Also, the electronic mail was included as a new system to send the results to the customers. The customers are considered as internal (other departments of the company) or external (farmers, Universities, farmers association, etc). To maximize the quality of the results, they are compared with the values previously obtained for the material analyzed. The software supports the following analyses: Dry matter, Crude fiber, Crude protein, Fat, Crude energy, in vitro digestibility, Acid and neutral detergent fibers and minerals (calcium, phosphorus, potassium and magnesium).

Palavras Chaves

Sistema para laboratório, Gerenciamento de laboratórios, Gerenciamento de análises

 

1. INTRODUÇÃO

Este software é a evolução de uma versão anterior, desenvolvida em Clipper, com a finalidade de gerenciar o laboratório de análises bromatológicas de Nutrição Animal da EMBRAPA/CPPSUL. A versão anterior foi utilizada no laboratório durante 6 anos, o que possibilitou que esta nova incorpore as experiências adquiridas no uso da mesma.

A importância deste tipo de software pode ser considerada sob três principais aspectos: a)visão gerencial do laboratório; b) agilidade em tempo de resposta ao cliente e c) formação de um banco de dados.

Quanto ao primeiro aspecto, o software possibilita que o laboratório seja administrado profissionalmente, seguindo normas de qualidade tanto em termos de dados fornecidos com uma confiabilidade de resposta (critica de dados), quanto a um rápido acesso a fornecedores de insumos ( vidros , reagentes), dentro de uma visão "just in time" em administração (Domnez, 1999).

O segundo aspecto- a agilidade em termos de resposta aos clientes internos e externos é outro ponto forte do software. Os diversos meios em que o laudo pode ser emitido visa atender à demanda dos diferentes perfis de clientes do laboratório; portanto, a possibilidade de emitir laudos via E-mail é um importante fator a ser considerado, em um novo tempo, onde a informação somente é considerada de qualidade se disponível na hora em que é requisitada (Gates, 1999).

Quanto ao ultimo aspecto, a armazenagem das informações processadas no laboratório é de fundamental importância para avaliações futuras, tanto no aspecto gerencial de satisfação de clientes (monitoramento de clientes), quanto em relação à disponibilidade de dados sobre a qualidade dos alimentos componentes da dieta animal em uma determinada região (Cozzolino et al., 1994).

 

2. DESCRICÃO DO SOFTWARE

O LAB foi desenvolvido em Visual Basic 5.0 (1997) e possui três módulos para gerenciar e armazenar a informação. Estes módulos podem ser visualizados na Figura 1. O primeiro módulo é o de clientes do laboratório; o segundo é o denominado operacional e o terceiro, o gerencial. Os módulos operacional e gerencial, por suas interligações, são constituintes do menu principal. Os principais aspectos ligados a cada modulo serão descritos, contudo, maiores informações podem ser obtidas em http://www.cppsul.embrapa.br/serv/lab.

Menu Principal

A partir deste modulo central podemos acionar os demais módulos do aplicativo. Este é subdivido em opções, onde, cada opção faz uma ligação entre o módulo gerenciador e os demais. É usado utilizando-se o mouse, e clicando-se com o mesmo sobre a opção desejada. O menu também apresenta opções utilizando ícones para realizar está ligação entre os programas (Figura 1).

Figura 1. Visão da tela de abertura do LAB.

Manutenção de Clientes

Esta etapa do programa é subdivida em dois sub-módulos: clientes internos e clientes externos.

Clientes Internos - Este evento também pode ser chamado de subprojetos. Através do mesmo é realizada a manutenção dos clientes da própria empresa, no que solicitam a realização de amostras ao laboratório.

Clientes Externos - Este novo evento é onde são cadastrados todos os clientes que não se encontram na empresa. Nesta tópico do sistema é realizada uma manutenção total de seus Clientes, sendo composto de: <Cadastros>, <Consultas de Clientes>, <Exclusão do mesmo>, <Alteração> (devido erro de digitação) e <Relatório de todos os Clientes cadastrados>. O cadastro é composto de vários tipos de campos, tanto numéricos como alfanumérico, como por exemplo : Nome, Endereço, Telefone, CPF,CGC, Cidade, UF, Observação, Data de Cadastro, E-mail, etc.

Cadastramento do Lote

O evento é básico para a realização das analises requeridas por clientes, tanto internos (subprojetos) quanto externos. Nesta etapa do sistema é realizado o cadastro de todas as informações correspondentes ao pedido do cliente. A tela utilizada para o cadastramento do lote é demonstrada na Figura 2. Pode-se dizer que o cadastramento do lotes é uma fase essencial para a realização da maioria dos eventos do programa, pois todas as informações a serem cadastradas na entrada de dados surgem somente a partir da identificação do Lote.

Figura 2: Tela de cadastramento de lote do LAB.

Entrada de Dados

Neste evento são realizados cadastros no qual os dados, em uma determinada tabela, servirão para a realização do Calculo e da Critica dos resultados. Em cada cadastro encontra-se diferentes tipos de campos, sendo que cada cadastro é realizado de forma individual, sendo armazenado em uma tabela do banco de dados que compõe o sistema. Estes cadastros são divididos em várias categorias: Matéria Seca, Fibra Bruta, Fibra Ácida, Fibra Neutra, Proteína Bruta, Minerais, Extrato Etéreo, Digestibilidade "In Vitro", Energia Bruta.

Calculo e Critica dos Resultados

Neste evento, os dados coletados por tipo de análise são calculados de acordos com as formulas pré-determinadas pelo laboratório e também fazendo a realização da critica destes dados. É quando o sistema realiza o calculo dos resultados e crítica para revisar se estes dados que foram calculados estão dentro de um limite pré-programado pelo operador do Sistema. Estás operações serão necessárias para que haja uma emissão dos resultados dos dados que foram colhidos pelo laboratório (Entrada de Dados) .

Emissão dos Resultados

Neste evento é realizado o Laudo de Analises Bromatológicas, baseando-se no calculo e na critica dos dados para que seja emitido o mesmo. Este laudo (Figura 3) é fornecido ao cliente utilizando impressão em papel, fax, E-Mail ou Arquivos tipo .XLS (Planilha Excel) ou via .Doc (Arquivos do Word ).

Figura 3. Exemplo de Emissão dos Resultados do LAB.

Relatório de atividades

Os relatórios de atividades podem ter apresentação gráfica ou de tabela. Os resumos de atividades realizadas no laboratório quanto a clientes internos e externos podem ser obtidos mensalmente, ou anualmente.

Manutenção de tabelas

O sistema possui dois tipos de tabelas para a entrada de informações que serão utilizadas em sua fase operacional. São elas as tabelas de custo de analise e tipo de amostra.

Custos de análise

Está parte do sistema possui a função de armazenamento de preços de cada analise que o laboratório realiza, sendo a tabela composta de dois campos : nome da analise e preço por analise. Estes dados serão de extrema importância para o Evento de Emissão do resultados e faturamento de uma determinada analise.

Tipo de Amostras

Neste evento, é realizado um cadastro de todos os tipos de amostras que o laboratório realiza, sendo também realizada a entrada de dados para, num próximo evento, a realização da critica dos dados. Estes valores são compostos de valores mínimos e máximos para cada amostra.

Faturamento

Neste evento do sistema, encontramos a parte financeira do laboratório, sendo realizado o gasto que o cliente da empresa irá obter com as análises que realizou. Este obtém os preços de análise, onde realiza cálculos para efetuar os gastos, de acordo com a tabela de custos de análise já mencionada anteriormente. O Cliente poderá obter informações sobre os gastos que irá realizar, tanto o preço total quanto o preço por determinada amostra.

Fornecedores

Este evento serve para o controle dos fornecedores de produtos que o Laboratório em questão utiliza para a realização das analises por exigência de Clientes. Esta manutenção é feita de forma simples, sendo composta de cadastro, consulta, alteração, exclusão e Relatório dos fornecedores cadastrados. Este possui campos como: <Contato> (pessoa responsável pelo fornecimento), <Endereço do fornecedor>, <Telefone para contatos>, <Cidade onde reside>, <Estado>, <Material de fornecimento>, entre outros.

 

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este sistema é o resultado de uma evolução, tanto em termos de linguagem computacional como de operação. O uso do Visual Basic tornou possível uma melhor interface com o usuário e um melhor controle do banco de dados. A experiência obtida com a versão anterior foi de grande utilidade na implementação de um novo módulo, o de cliente, e para uma melhoria no controle da qualidade dos resultados emitidos..

 

4. REFERÊNCIAS