AGROSOFT 99
II Congresso da SBI-Agro


Integrando Recusos da Internet para Facilitar a Difusão e Transferência de Tecnologia Agropecuária


Autores

Gláucia Cristiana de Mattias
Email: glaucia@cnptia.embrapa.br
Vínculo: Pesquisadora
Endereço:
Telefone:

Evandro de Souza
Email: evandro@cnptia.embrapa.br
Vínculo: Pesquisador
Endereço: Embrapa Informática Agropecuária
Av. Dr. André Tosello, s/n - Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo.
Caixa Postal 6041, CEP 13083-970, Campinas - SP
Telefone: (19) 289-98000 Fax: (19) 289-9594

Resumo

É indiscutível o poder da Internet na difusão e transferência de informações. Seu crescimento assustador, o alcance de parcelas cada vez mais significativas da população e aliado ao desenvolvimento de sistemas hipermídia, fazem da Internet um veículo de extrema importância no uso de ensino à distância.

A Embrapa Informática Agropecuária, através do projeto SVTTA - Serviços Virtuais para Transferência de Tecnologia Agropecuária, propôs o desenvolvimento de um ambiente virtual (TreinarWeb) a fim de possibilitar a implantação de cursos à distância via Internet. Nele serão integrados recursos para os seguintes propósitos: facilitar a disponibilização de material didático; possibilitar a troca de informações entre instrutores e alunos ou alunos entre si; proporcionar discussão assíncrona ou síncrona; possibilitar apresentação de vídeos sob demanda ou de slides; disponibilizar banco de perguntas e respostas mais frequentes (FAQ); e ferramentas de agendamento de atividades.

O objetivo principal desse artigo é mostrar como o uso deste ambiente pode proporcionar um novo mecanismo para agilizar e melhorar o processo de difusão de tecnologia agropecuária. Além disso, pretende-se mostrar o exemplo de dois cursos que tiveram seus conteúdos adaptados para cursos a distância utilizando o ambiente virtual descrito acima.

Abstract

The power of Internet for information transfer and dissemination is unquestionable. Its wide growth, reaching different segments of the population and the development of hypermedia sstems, makes Internet an extremely important means of distance learning. Embrapa, through the SVTTA project- Virtual Services for Agricultural Technology Transfer, have proposed the development of a virtual environment (TreinarWeb) that aims to make possible the deployment of long-distance courses through the Internet.These environment includes tools for the following purposes: facilitating the access to contents of courses (in hypetext); information exchange of instructors and students or among students themselves; support for asynchronous and synchronous discussions; presentation of video on demand and slides; etc.

The main objective of this article is to show how the use of this environment can make available a new mechanism to speed up and to improve the technology transfer process. Moreover, it intends to show two examples of courses that had their contents adapted to long-distance courses using the described virtual environment.

Palavras chaves

Ensino à distância; Cursos via WEB; Treinamento a distância; TreinarWeb.

 

1. INTRODUÇÃO

A Internet tem se mostrado como um importante mecanismo de difusão e transferência de tecnologia. A baixa quantidade de recursos disponíveis em instituições públicas e privadas de pesquisa aliada às condições difíceis do ambiente político-econômico externo para captação de recursos tornam o uso da Internet extremamente apropriado para viabilizar um dos principais objetivos de uma instituição de pesquisa como a Embrapa: "O salto qualitativo da pesquisa agropecuária e efetiva utilização da tecnologia gerada pelos agentes da cadeia do agronegócio" (Massruhá et al., 1997).

Sendo assim, torna-se viável incorporar ao processo de transferência de tecnologia e de informação, novas ferramentas que agilizem, dinamizem e facilitem o acesso ao conhecimento gerado pela Embrapa sem onerar a empresa com grandes custos para o repasse de conhecimentos adquiridos com suas pesquisas, através de técnicas de Educação à Distância (EAD).

A característica dinâmica e distribuída da WEB dificulta o gerenciamento e acompanhamento do aluno por parte do professor em um curso a distância. No entanto, com um conjunto adequado de ferramentas, os benefícios deste novo paradigma de educação são incomensuráveis.

Desenvolver um curso para Web requer conhecimentos que vão além do conteúdo e da metodologia para conduzí-lo. Há a necessidade de conhecimentos em informática que envolvam criação de páginas HTML, controle dessas páginas e das informações que vão trafegar dentro do curso. Por essa razão, vários sistemas de autoria e criação de cursos à distância estão sendo desenvolvidos.

Alguns produtos comerciais e propostas acadêmicas de sistemas tais como WebCT (WebCT,1999), AulaNet (AulaNet,1999) e TelEduc (TelEduc,1999) reúnem e sistematizam técnicas de EAD em pacotes que não apenas mediam a comunicação como também gerenciam as "salas de aulas virtuais", fornecendo recursos de acompanhamento, avaliação on-line, etc.

A proposta da Embrapa Informática Agropecuária é o desenvolvimento de um ambiente mais leve, flexível, voltado para treinamentos de curta duração e que contenha, no mínimo, um conjunto de ferramentas e facilidades que auxiliem na autoria e aplicação desse tipo de treinamento. 

 

2. TREINAR WEB - O AMBIENTE PROPOSTO

O ambiente TreinarWeb está em desenvolvimento através do projeto Serviços Virtuais para Transferência de Tecnologia Agropecuária (SVTTA,1998).

Nele, estão definidas algumas figuras, caracterizadas por atores com diferentes papéis no processo de ensino/aprendizagem: professor, aluno, autor e administrador do ambiente. Ao professor, cabe a tarefa de ministrar o curso, corrigir exercícios e avaliações, tirar dúvidas e insentivar discussões. Muitas vezes também, a tarefa de preparar material didático (no caso, o papel de autor). Ao administrador, cabe gerenciar atividades administrativas como liberação de acesso, a garantia de funcionamento de ferramentas como servidor de listas de discussão, de chats, de bancos de dados embutidos no processo, etc.

Como no processo de EAD fica extremamente difícil, sem ferramentas adequadas, controlar a participação do aluno ou até mesmo despertar seu interesse e manter sua atenção, faz-se necessário que alguns recursos sejam utilizados. Um exemplo típico pode ser uma agenda com previsão de liberação de módulos subsequentes somente após entrega de atividades anteriores ao ainda entrega de atividades e avaliações com data marcada, etc.

Para que essas dificuldades sejam superadas, o ambiente descrito prevê algumas ferramentas que ajudem na absorção do conteúdo, na interatividade com outros participantes e com o instrutor e na navegação entre e dentro dos módulos que compreendem o curso. Essas ferramentas foram divididas em 6 categorias (Romani et al., 1998) que são: ferramentas de administração (para o fornecimento de informações gerais, ementa, formulários de inscrição e contato com equipes de suporte); feramentas de navegação (para auxiliar o aluno a percorrer os módulos e demais links sem dificuldades); ferramentas de interação (para possibilitar ao aluno a comunicação com outros alunos ou instrutor através de correio eletrônico, listas de discussão, bate-papo (chat), visualização de todos os paticipantes com fotos ou endereços de contato, video-conferência); ferramentas de informação (para permitir ao aluno consultas mais aprofundadas sobre o tema através de links e referências bibliográficas ou auxiliar na realização das atividades propostas pelo instrutor com Agenda com todas as atividades programadas para o curso); ferramentas de aprendizagem (com ferramentas que proporcionem um melhor aproveitamento ao aluno como glossário de termos técnicos utilizados no curso, FAQ, com relação de perguntas e respostas mais frequentes sobre os temas tratados, visualização de todas as mensagens que foram trocadas na lista de discussão e slides para facilitar o entendimentos disponibilizando imagens e figuras sobre os módulos) e ferramentas de avaliação (utilizadas para avaliação do aluno, instrutor e curso).

Todas essas ferramentas estão disponíveis no ambiente de cada curso e aparecem em menus padronizados, facilitando seu acesso.

 

3. OS CURSOS ADAPTADOS

Curso: "Uso e manejo de irrigação"

A Embrapa Milho e Sorgo, através de uma parceria com a Embrapa Informática Agropecuária, atualizou o curso tradicional "Uso e Manejo de Irrigação", antes aplicado presencialmente, reestruturando-o para administração e execução através da Internet, reduzindo custos, encurtando distâncias e maximizando a transferência de tecnologia de alta demanda, já que no Brasil, a agricultura irrigada tem ocupado um crescente papel de destaque na produção agrícola.

O curso compreende 8 (oito) módulos, com atividades práticas e avaliações para cada módulo como mostrado na Figura 1.

1 - Classificação de solos e irrigação;

2 - Características físico-hídricas e dinâmica da água nos solos;

3 - Transporte de água no sistema solo-planta-atmosfera;

4 - Requerimento de água das culturas;

5 - Seleção de Métodos de Irrigação;

6 - Avaliação do desempenho dos sistemas de irrigação;

7 - Aplicação de produtos químicos via irrigação;

8 - Estratégias de manejo de irrigação).

Figura 1 - Tela do Curso de Uso e Manejo de Irrigação

Curso: "administração rural"

O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) através de uma parceria com a Embrapa Informática Agropecuária transformou um curso presencial em curso à distância. Trata-se do curso de Administração Rural aplicado a instrutores do SENAR com formação básica completa ou superior (veterinários, agrônomos, etc) com o objetivo de capacitá-los a ministrar o curso para trabalhadores rurais com propriedades em regime de economia familiar.

O curso é composto por 9 módulos que são:

  1. Noções gerais de administração rural;
  2. Análise econômica da empresa rural;
  3. Sistemas de informação e registros agrícolas;
  4. Planejamento da empresa rural;
  5. Organização e direção da empresa rural,
  6. Gestão da qualidade na agricultura;
  7. Políticas agrícolas;
  8. Comercialização, agronegócio e marketing rural e
  9. Cooperativismo rural

Ele conta também com exercícios práticos e ferramentas como busca, listas de discussão, correio eletrônico, faq, ajuda, bate-papo, glossário e navegação acompanhada.

 

4. CONCLUSÕES

Apesar da metodologia para transformação de cursos presenciais em cursos a distância já estar sendo validada com o desenvolvimento desses dois cursos, o ambiente ainda não é suficientemente automatizado para que esses cursos possam ser oferecidos sem a intervenção de uma pessoa com conhecimentos técnicos na área. Como proposta para trabalhos futuros, pretende-se automatizar o máximo possível o processo de autoria e gerência de cursos visando facilitar ainda mais a disponibilização desses cursos via web.

 

5. REFERÊNCIAS

  • AULANET. Ambiente para a Criação e Manutenção de Cursos para a Web. Disponível: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Laboratório de Engenharia de Software site URL: http://aulanet.les.inf.puc-rio.br/aulanet Consultado em 03 ago. 1999.
  • MASSRUHÁ, S.M.F.S; ROMANI, L.A; SOUZA, E. Serviços virtuais para transferência de tecnologia agropecuária. Campinas: EMBRAPA-CNPTIA, 1997. 17p. (EMBRAPA. Programa 13 – Suporte a Programas de Desenvolvimento Rural e Regional. Projeto 13.0.98.361). Projeto em andamento.
  • ROMANI, L.A.S.; MASSRUHÁ, S.M.F.S.; CRUZ, S.A.B. da; ROCHA, H.V. da Ambiente virtual de treinamento a distância para o domínio agropecuário. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5., São Paulo, out. 1998. Educação a distância: abrindo novos espaços para a aprendizagem. São Paulo: ABED, 1998. Disponível: site ABED. URL: http://www.abed.org.br/Publi/publi.htm
  • SVTTA Serviços Virtuais para Transferência de Tecnologia Agropecuária - SVTTA. Disponível: site Embrapa Informática Agropecuária (29 set. 1998). URL: http://www.cnptia.embrapa.br/projetos/svtta Consultado em 18 ago. 1999.
  • TELEDUC. Ambiente de suporte para ensino-aprendizagem a distância. Disponível: site NIED - Núcleo de Informática Aplicada à Educação. URL: http://www.nied.unicamp.br/~curso Consultado em 03 ago. 1999.
  • WEBCT. WebCT - World Wide Web course tools. URL: http://homebrew.cs.ubc.ca/webct/ Consultado em 03 ago. 1999.