AGROSOFT 99
II Congresso da SBI-Agro


Gerenciamento da Atividade Leiteira com 
Uso do SISLEITE

 

Autores

Luiz Carlos Takao Yamaguchi
Email: takao@cnpgl.embrapa.br
Vínculo:Pesquisador da Embrapa de Gado de Leite
Endereço: Rua Eugênio do Nascimento, 610
CEP: 36038-330 Dom Bosco, Juiz de Fora-MG - BRASIL
Telefone: (32) 249-4851 - Fax: (32) 249-4731

Anaximandro Doudement Almeida
Email: anax@pnfc.org
Vínculo: Gerente de Desenvolvimento do PNFC/SARC/MA
Endereço: Caixa Postal 9513 - Agência Central
CEP: 70001-970, Brasília - DF - BRASIL
Telefone: (61) 322-8845 - Fax: (61) 225-2534

André Luiz de Castro Leal
Email: acastro@cnpgl.embrapa.br
Vínculo: Analista de Sistema do PNFC/SARC/MA
Endereço: Rua Eugênio do Nascimento, 610
CEP: 36038-330 Dom Bosco. Juiz de Fora–MG - BRASIL
Telefone: (32) 249-4737 - Fax: (32) 249-4731

Resumo

A Embrapa Gado de Leite e o PNFC/PNUD BRA 97/015 desenvolveram um software com o objetivo de sistematizar e organizar informações de natureza técnica, financeira e econômica em empresas rurais especializadas na produção de leite. O resultado foi a primeira versão do SISLEITE – Sistema para Monitoramento de Custos em Unidades de Produção de Leite, que permite acompanhar, registrar e analisar aspectos relacionados com a evolução do rebanho, fluxos de caixa, custo de produção de leite, custo de produção de alimentos volumosos e grãos, medida de tamanho e desempenho técnico, financeiro e econômico e capital imobilizado. Além disso, permite uma análise agregando às unidades de produção em estratos de classe, tendo como característica de estratificação a produção diária de leite. Espera-se que o SISLEITE constitua um instrumento auxiliar, tanto na tomada de decisão quanto na busca de maior eficácia gerencial quando se tem a exploração da bovinocultura de leite de modo empresarial.

Abstract

The Embrapa Dairy Cattle and the project PNFC/PNUD BRA97/015 developed a software for the organization of tecnical, financial and economical informations in rural enterprises especialized in milk production. The result was the first version of de SISLEITE – System for Monitoring Cost of Milk Production Units, which allows the control, registration and analysis of aspects dealing with the herd evolution, cash-flow, cost of milk production, feed production cost, measures of size, tecnical, financial and economical performance and capital invested. Also, it allows grouping and analysis of the milk production units stratified by daily milk production. It is expected that the SISLEITE constitutes an auxiliar tool which will help not only making decisions but also the search for more efficiency in management when dairy cattle enterprises are concerned.

Palavras chaves

Análise econômica, custo, leite, software, unidade de produção.

 

1. INTRODUÇÃO

Com a abertura do mercado mundial e a internacionalização da economia, os produtores de leite passaram a deparar com padrões de concorrência que exigem competência e vantagens competitivas em termos de custo, volume de produção e qualidade da matéria-prima. Isto porque, nesse novo cenário, os negócios agrícolas revestem-se da mesma complexidade e dinâmica dos demais setores da economia. Estes fatos passaram a exigir dos produtores de leite uma nova visão na gestão de seus negócios, principalmente a necessidade de implementar um processo administrativo moderno e profissional para conduzir seu empreendimento, buscando maior agilidade e acerto nas decisões, para uma melhor alocação e uso dos recursos disponíveis.

Diante desse novo cenário, a eficácia gerencial passa a constituir-se num dos fatores decisivos para a consolidação e sustentabilidade do empreendimento, que implica em vários aspectos de natureza operacional: a) aquisição de insumos com qualidade e preços competitivos; b) disponibilidade de recursos próprios para capital de giro; c) obtenção de crédito a taxas atrativas; d) pleno uso da capacidade instalada; e) profissionalização da estrutura gerencial; f) acesso a novas tecnologias e processos, compatíveis com o sistema de produção em uso; e g) sistema de informações.

Os vários estudos e relatos, apresentados nos diferentes eventos técnicos e científicos sobre a pecuária leiteira nacional, têm apontado como forte entrave, para o seu desenvolvimento, a ausência de uma estrutura gerencial organizada, aliada à ausência de sistemas informatizados que possam processar informações relevantes que permitam orientar as decisões de produção, num mercado em rápido processo de transição.

Daí, o esforço conjunto da Embrapa Gado de Leite e do PNFC/PNUD BRA 97/015 do Ministério da Agricultura, para o desenvolvimento de um sistema informatizado, que viesse suprir tal necessidade.

 

2. OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o uso do SISLEITE para acompanhar e registrar as ocorrências diárias em unidades de produção de leite, assim como analisar os indicadores de desempenho técnico, financeiro e econômico que permitirão orientar as decisões de produção quando se pretende explorar a bovinocultura de leite de modo empresarial.

 

3. CONCEPÇÃO DE SOFTWARE

O SISLEITE foi desenvolvido em linguagem Visual Basic® (KENNEDY et al., 1997) e banco de dados no padrão Access, para ser executado em ambiente Microsoft Windows® 95 ou suas versões mais atualizadas, compatível com PC padrão Pentium® ou superior, 16 Mb de memória RAM, unidade de disco flexível de 3 ½" (1,44 Mb) e um mínimo de 12 Mb de espaço livre na unidade de armazenamento principal (Disco Rígido).

O Menu Principal é formado por cinco opções, quais sejam, Cadastros, Movimentações, Relatórios Individuais, Relatórios Agregados, Utilitários e Botões de Acesso Rápido. Cada opção contém um conjunto de telas, conforme ilustrado no Diagrama 1, que serão discutidas a seguir.

Diagrama 1: Telas do menu principal

 

4. ACOMPANHAMENTO E REGISTRO SISTEMÁTICO DE INFORMAÇÕES

Realizado por meio de procedimentos indicados no Menu Principal nas opções Cadastros e Movimentações, efetuados diretamente no computador ou por meio de formulários, que podem ser emitidos utilizando-se da opção Utilitários na tela Ficha para Coleta de Dados.

A opção Cadastros é constituída de três telas, conforme indicado no Diagrama 1, que são utilizadas para: a) Tela Unidade de Produção - cadastrar produtores, fazendas, rebanho inicial e configuração da alimentação; b) tela Alimentação - cadastrar concentrados, sais minerais, volumosos e grãos; e c) tela Serviços e Insumos - cadastrar todos os serviços e insumos utilizados nas culturas anuais destinadas à produção de volumosos e (ou) grãos.

A opção Movimentações é formada de seis telas, de acordo com o Diagrama 1, utilizadas para: a) Tela Indicadores Financeiros - registrar, mensalmente, os valores do dólar comercial para venda, IGP-DI/FGV, preço do animal de descarte, aluguel da terra, taxa de remuneração do capital de giro e capital imobilizado, taxa de correção da poupança e taxa de juros de cheque especial; b) tela Evolução do Rebanho - registrar a movimentação do rebanho durante o mês, informando os nascimentos, compras, vendas, mortes, mudanças de categoria animal e o preço médio unitário de cada categoria animal; c) tela Alimentação do Rebanho - registrar as quantidades fornecidas de cada concentrado, sal mineral, volumoso, grãos produzidos na área da atividade leiteira, durante o mês, número de dias de fornecimento de cada tipo de alimento e o número médio de animais que receberam tais alimentos; d) tela Produção de Alimentos Volumosos e Grãos – registrar as informações sobre a produção e custo de produção de alimentos volumosos e grãos, informando os alimentos, itens de custo, serviços e insumos, que foram agrupados nas categorias formação, manutenção e colheita; e) tela Fluxos de Caixa subdividida em duas telas, Fluxos de Entrada e Fluxos de Saída; e f) tela Capital Imobilizado para inventariar os bens e recursos disponíveis e em uso na exploração da bovinocultura de leite.

 

5. CONCEITOS E MÉTODOS DE CÁLCULO

Os conceitos e métodos utilizados nos cálculos são apresentados e discutidos de forma bastante resumida. O fluxo de caixa é elaborado a partir do registro das quantidades de recursos empregados no processo produtivo, dos produtos comercializados e de seus respectivos preços. É importante porque permite indicar, mensalmente, a posição financeira do empreendimento, detectar épocas de maior demanda de dinheiro, compatibilizar as eventuais divergências entre contas a receber e a pagar ao longo do ano, planejar melhor a disponibilidade de dinheiro, saldar compromissos de curto e longo prazos e comparar o orçamento planejado com o efetivamente realizado, visando a ajustes para o ano seguinte (YAMAGUCHI, 1994). Na análise do saldo de fluxos de caixa, foi incorporada a correção dos valores, considerando a taxa de remuneração da poupança para saldos positivos e a taxa de juros de cheque especial para saldos negativos.

Na apuração do custo de produção de leite, adotaram-se duas metodologias: custo total de produção (YAMAGUCHI & CARNEIRO, 1997; GOMES et al., 1989) e custo operacional efetivo e total (MATSUNAGA et al., 1976). A depreciação anual de benfeitorias, instalações, máquinas, motores e equipamentos é computada segundo a fórmula Da = I - R [r/(1 + r)n - 1], em que Da = depreciação anual, I = valor do investimento inicial, R = valor de sucata, r = taxa de juros de longo prazo e n = vida útil do bem (HOLANDA, 1975). A remuneração anual do capital imobilizado em benfeitorias, instalações, máquinas, motores, equipamentos, ferramentas, utensílios e animais de produção e serviços é calculada de acordo com a fórmula Ra = [(I + R)/2] * r, em que Ra = remuneração anual e, I, R e r conforme definidos anteriormente. A remuneração anual do capital imobilizado em terra é computada segundo o valor médio regional de arrendamento de terra.

 

6. RELATÓRIO DE SAÍDA

O SISLEITE gera relatórios individuais que tratam da análise de uma dada unidade de produção de leite, e relatórios agregados que se referem à análise de um dado grupo de produtores.

A opção Relatórios Individuais, do Menu Principal no Diagrama 1, é composta de seis telas: a) Relatório de Evolução do Rebanho, que pode ser apresentado nas modalidades "no mês" e "no período"; b) relatório de Fluxos de Caixa, que pode ser emitido para um dado mês ou para um período de seis meses, cujas cifras podem ser expressas em valores nominais ou corrigidos, por IGP-DI/FGV ou dólar comercial para venda; c) relatório de custo total e custo operacional de produção de leite, que pode ser especificado para um período de um a doze meses, em que os valores médios são expressos em valores nominais e corrigidos por IGP-DI/FGV; c) relatório de custo de produção de alimentos volumosos ou de grãos apresentados para cada cultura anual, podendo estar ou não com o ciclo completo; d) relatório de medidas de tamanho e desempenho técnico, financeiro e econômico, que também pode ser especificado para um período que vai de um a doze meses, no qual as cifras em valores monetários (media do período) são expressas em valores nominais e corrigidos por IGP-DI/FGV; e e) relatório de Capital Imobilizado, que é apresentado para um período de um ano, podendo ser emitidos nas modalidades resumido ou completo.

A opção Relatórios Agregados, do Menu Principal no Diagrama 1, é constituída de duas telas, ou seja, relatórios de custo total e de custo operacional de produção de leite. Fornece uma análise agregando as unidades de produção em seis estratos de classe, tendo como característica de estratificação a produção diária de leite. Pode ser emitido para um período que varia de um a doze meses.
 

7. REFERÊNCIAS