AGROSOFT
99 |
Desenvolvimento do Protótipo
Avançado de um Sistema
de Apoio à Formulação e Avaliação
Financeira de
Projetos Agroindustriais
Autores
Aline Regina Fernandes
Email: aline@alunos.ufv.br
Vínculo: Universidade Federal de Viçosa
Endereço: DTA-UFV, 36571-000, Viçosa, MG
Telefone: 31-8991791
Carlos Arthur Barbosa da Silva
Email: carthur@mail.ufv.br
Vínculo: Universidade Federal de Viçosa
Endereço: DTA- UFV, 36571-000, Viçosa, MG
Telefone: 31-899-2292Fernando Vieira Novais
Email: fvnovais@agromidia.com.br
Vínculo: Agromidia Software
Endereço: Vila Gianetti- UFV, 36571-000, Viçosa, MG
Telefone: 31-899-2292
Resumo
A formulação de projetos de novos empreendimentos, e sua análise, são de interesse estratégico para o desenvolvimento do setor agroindustrial. Para apoiar a condução destas atividades foi desenvolvido um protótipo avançado, capaz de facilitar o processamento das inúmeras informações envolvidas neste processo. Utilizando informações fornecidas pelo usuário, o protótipo obtido, Sistema de Apoio à Formulação de Projetos Agroindustriais (SAFPRO-Agro), gera automaticamente os quadros financeiros referentes a custos, investimentos, receitas e esquema de financiamento, bem como os fluxos de caixa líquido e acumulado. Calcula também os indicadores de rentabilidade do empreendimento (taxa interna de retorno, valor presente líquido e tempo de recuperação de capital). Os coeficientes técnicos que determinam as relações insumo/produto são armazenados e podem ser recuperados e alterados para novos projetos. O protótipo permite a execução de análises "what if", ou seja, construir cenários alternativos de análise, alterando facilmente algumas premissas dos projetos e auxiliando na definição do mix de produção de forma interativa, utilizando recursos de feedback de informações. O SAFPRO-Agro constitui uma ferramenta de apoio ao processo de decisão de investir em empreendimentos agroindustriais, proporcionando maior rapidez e facilidade na formulação e análise destes projetos.
Agroindustrial projects are a strategic component of rural development efforts in Brazil. With the objective of providing computerized support to the process of preparing and evaluating such projects, an advanced system prototype was developed. The system simplifies the cumbersome process of data analysis involved in the financial computations associated with project formulation and evaluation. The advanced prototype developed was named SAFPRO-Agro, a Portuguese acronym for Support System for the Formulation of Agroindustrial Projects. It utilizes information supplied by users to automatically build investment and cost tables, plus revenue estimates and cash flows. Feasibility indicators, such as net present value, internal rate of return, pay-back period and break-even point are also computed. Users are guided through the formulation process in a stepwise fashion, which follows the typical procedures of agroindustrial investment analysis. Once all the needed information is entered, the system generates the financial tables, which can be saved or printed. Saved runs can be later accessed and modified interactively, thus allowing the performance of what-if analyses.
SAFPRO-Agro constitutes an important tool for professionals involved in agroindustrial development. It greatly reduces the amount of time spent in the computations and contributes to the standardization of the formulation and evaluation procedures, a desirable feature for development banks and other lenders.
Palavras Chaves
Decision support systems; agroindustrial projects; projects profiles
1. INTRODUÇÃO
O setor agroindustrial tem relevada importância na economia do País e possui grande potencial para sua expansão tecnológica, mas ainda necessita de instrumentos capazes de veicular informações que propiciem e estimulem o seu avanço. Em face desta importância, este artigo apresenta o trabalho de desenvolvimento de mais uma ferramenta para contribuir no processo de transferência e geração de informação, fomentando novos investimentos no setor agroindustrial (FERNANDES, A.,1999).
Ao se identificar os instrumentos utilizados para difundir atratividade de projetos agroindustriais, observaram-se as dificuldades inerentes ao processo de identificação da potencialidade dos projetos. Dentre estas dificuldades, ressalta-se a execução da análise financeira, que requer o conhecimento dos recursos econômicos disponíveis e a habilidade técnica capaz de equacionar as relações que poderão influir no julgamento de investimentos agroindustriais competitivos entre si. E, ainda, os recursos disponíveis para execução destas análises não permitem uma geração dinâmica de vários projetos semelhantes partindo de algumas modificações para avaliação de diversos cenários na condução de análises "what if".
Mediante observações das dificuldades encontradas durante a elaboração de "perfis agroindustriais interativos" (SILVA et al., 1998), idealizou-se uma ferramenta que pudesse agilizar este processo com a economia proporcionada pelo armazenamento de dados comuns a diversos projetos e que poderiam ser alocados sistematicamente conforme sua utilização em projetos diferentes. Esta idealização proporcionou o desenvolvimento do SAFPRO-AGRO, um protótipo avançado, em sua primeira versão.
2. DESENVOLVIMENTO DO SAFPRO AGRO
O desenvolvimento deste protótipo passou por um longo processo de conceitualização e observação das dificuldades encontradas para formulação de projetos de investimentos. Pretendeu-se delinear o sistema, de forma a incorporar as peculiaridades de projetos de natureza agroindustrial, o que o tornaria mais específico e conferiria ao sistema um caráter diferencial de outros sistemas de elaboração e análise de projetos, que tratam os diversos tipos de projetos industriais da mesma forma. A figura 1 demonstra a estrutura geral do sistema indicando as etapas básicas de formulação de projetos.
Figura 1: Tela principal do SAFPRO-Agro
As experiências de elaboração do software SAAFI-AGRO (SILVA et al., 1998) influenciaram a conceitualização do sistema. Com aplicação da engenharia econômica, pode-se lidar freqüentemente com uma série de dados não prontamente disponíveis, ou seja, com dados que devem ser estimados baseando-se nos conhecimentos adquiridos em experiências semelhantes, pois não é possível uma exata quantificação antes da existência do projeto físico de uma fábrica (MELNICK, J., 1972). A metodologia é também adequada para investigar sistemas de produção que processam múltiplos produtos, cujos custos devem ser distribuídos entre aqueles que compõem o seu mix de produção. A interface do sistema conduz o usuário a executar todas as etapas do processo de formulação do projeto auxiliando-o a fornecer os dados (Figura 2) de maneira adequada.
Figura 2: Tela de cadastro de equipamentos (entrada de dados)
O sistema proporciona ao usuário uma forma de visualizar o aproveitamento de matéria-prima, a partir da definição de quais produtos e em que quantidades serão produzidos durante o período de funcionamento da fábrica. Por exemplo, se o usuário definir que o seu mix será a produção de presunto e bacon apenas, e, para isto, vai usar como matéria-prima principal a carcaça suína, certamente sobrarão partes desta carcaça que não estarão sendo aproveitadas. Nesse sentido, o sistema oferece ao usuário conhecimento sobre as partes que não estão sendo usadas e o que representa esta perda em termos percentuais de toda a matéria-prima. De posse desta informação, o analista de projeto pode rever o seu mix de produção e incluir ou excluir produtos, de forma a otimizar o aproveitamento da sua matéria-prima num processo de feedback de informações (Figura 3).
Figura 3: Tela de visualização do projeto (feedback de informações)
Após a sistematização dos dados e das informações de custos e investimentos, tal como prescreve a metodologia aplicada, estabeleceu-se que o processo de análise dos projetos culminaria com a elaboração de séries de fluxos de caixa e a obtenção de indicadores financeiros (Figura 4): Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Tempo de Retorno de Capital (TRC) e o Ponto de Equilíbrio (PE).
Figura 4: Tela de apresentação dos indicadores financeiros
Para auxiliar no processo de conceitualização do sistema, foram utilizadas ferramentas tradicionais da área de ciência da computação, conforme necessárias. Os diagramas de fluxo de dados (DFD), de entidades e relacionamentos (ER) e o dicionário de dados obtidos dinamizaram o processo de implementação do protótipo, pois proporcionaram ao programador meios de compreender o sistema pretendido como um todo, antes da etapa de implementação.
A implementação do protótipo foi ágil pois a aplicação do diagrama de ER e do dicionário de dados permitiu um rápido entendimento do sistema como um todo, facilitando o trabalho de programação de software. A utilização do Delphi como linguagem de programação e do Paradox como ferramenta de construção e gerenciamento dos dados foi bastante eficiente, não apresentando limitações de recursos para os propósitos do SAFPRO.
O sistema obtido constitui uma ferramenta extremamente útil para os analistas de projetos. Com poucas modificações, o sistema torna-se uma ferramenta de aplicação direta na geração de outros sistemas como o software SAAFI-AGRO (SILVA et. al., 1998), que já tem suas características próprias. O protótipo conduz o usuário no processo de formulação e avaliação de projetos agroindustriais através de uma interface amigável e uma abordagem multimídia; cabe ao usuário fornecer as informações para análise e o sistema se incumbe de processar as inúmeras funções da análise financeira. Avaliações do sistema feitas com dados de entrada idênticos aos de projetos do SAAFI-Agro demonstraram que o sistema processa as informações corretamente e fornece resultados compatíveis com os resultados obtidos das análises financeiras daqueles projetos.
3. CONCLUSÕES
O protótipo obtido constitui uma ferramenta de processamento e armazenamento de informações que pode beneficiar futuros investidores agroindustriais pois possibillita, além da formulação do projeto, o aproveitamento de dados de projetos anteriores e avaliação do mesmo projeto em diversos cenários. O sistema é de fácil entendimento e uso para profissionais de qualquer área de conhecimento. Proporciona maior eficiência na elaboração de projetos por usuários que conheçam o setor agroindustrial e tenham um conhecimento mínimo do processo de elaboração de projetos mas que não precisam ser especialistas em análise financeira. Empreendedores rurais que desejam agregar valor a seus produtos podem se beneficiar deste sistema ao contar com os próprios técnicos do setor agrário (ou o próprio empreendedor) que utilizarão o sistema com facilidade para obter rapidamente os indicadores financeiros dos seus projetos. Em sua versão atual, o sistema pode ser considerado como um protótipo avançado. Com o aprimoramento de alguns detalhes de interface e implementação de relatórios e gráficos, o protótipo poderá ser considerado um sistema pronto para distribuição.
4. REFERÊNCIAS
FERNANDES, A. R. Desenvolvimento do protótipo avançado de um sistema de apoio à formulação e avaliação de projetos agroindustriais. Viçosa, MG: UFV, 100 p. Dissertação (mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) Universidade Federal de Viçosa, 1999. SILVA, C. A. B., FERNANDES, A. R., JALLAD, J. C. Perfis interativos: uma proposta para a disseminação de tecnologia e fomento à implantação de empreendimentos agroindustriais. In: Simpósio de Avanços Tecnológicos na Agroindústria Tropical, novembro , 1998, Fortaleza. Anais - separata. Embrapa, Agroindústria Tropical, 1998. MELNICK, J. Manual de projetos de desenvolvimento econômico. Colaboração com as Nações Unidas - I.L.P.E.S. Fórum Editora LTDA, 1972. 293 p.