AGROSOFT 99
II Congresso da SBI-Agro


Desenvolvimento de um Sistema Computacional para Dimensionamento de Silos Forrageiros Horizontais e Verticais

 

Autores

Pedro Castro Neto
Email: pedrocn@ufla.br
Vínculo: Professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavra
Endereço: Caixa Postal 37, Lavras, MG 37200-000
Telefone:  35 829 1364

Marcos Aurélio Lopes
Email: malopes@ufla.br
Vínculo: Professor do Depto de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras
Endereço: Caixa Postal 37, Lavras, MG 37200-000
Telefone: 35 829 1148

Vitor Hugo Teixeira
Email: vht@ufla.br
Vínculo: Professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras
Endereço: Caixa Postal 37, Lavras, MG 37200-000
Telefone: 35 829 1491

André Luiz Zambalde
Email: zambalde@ufla.br
Vínculo: Professor do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras
Endereço: Caixa Postal 37, Lavras, MG 37200-000
Telefone: 35 829 1123

Resumo

Os objetivos deste estudo foram desenvolver um sistema computacional que efetue o dimensionamento de silos horizontais (trincheira e de superfície) e verticais (cisterna e aéreo) em função do número de animais e duração do período de suplementação alimentar, e desenvolver uma ferramenta que possibilite ao usuário efetuar simulações relacionadas a dimensão de silos e quantidade de forragem armazenada em um sistema de produção de carne e ou leite. As rotinas foram desenvolvidas de forma conversacional, com acesso aos diversos programas por meio de menus auto-explicativos. A linguagem utilizada foi CA Clipper. O Sistema desenvolvido pode auxiliar o técnico e o pecuarista no cálculo da quantidade de alimento volumoso a ser utilizado na suplementação alimentar do rebanho bovino, bem como no dimensionamento de silos de um sistema de produção, com precisão e considerável rapidez; possibilita ao usuário efetuar inúmeras simulações; e constitui uma importante ferramenta no auxílio da tomada de decisões.

Abstract

The objectives of this study had been to develop a computational system that effects the sizing of horizontal silos (trench and surface) and vertical lines (aerial watering holeand) in function of the number of animals and duration of the period of alimentary suplementação, and to develop a tool that makes possible the user to effect related simulations the dimension of silos and amount of fodder plant stored in a system of meat production and or milk. The routines had been developed of conversational form, with access to the diverse programs by means of auto-clarifying menus. The used language was CA Clipper. The developed System can assist the technician and the pecuarista in the calculation of the mount of voluminous food to be used in the alimentary suplementação of the bovine flock, as well as in the sizing of silos of a production system, with accuracy and considerable rapidity; it makes possible the user to effect innumerable simulations; e constitutes an important tool in the aid of the taking of decisions.

Palavras chaves

Informática, instalações, simulação, sistema de produção. Computer science, livestock, production system, simulations.

 

1. INTRODUÇÃO

A bovinocultura de leite e corte é uma atividade de grande importância na economia do Brasil, por manter elevados percentuais do valor da produção agropecuária e também por gerar milhares de empregos diretos.

Dos vários fatores envolvidos na produção de leite e carne, a alimentação é um dos mais importantes, por ser responsável por uma parcela significativa do custo de produção. Na maioria das situações, as pastagens representam a forma mais econômica de alimentar o rebanho bovino. Mas, nem sempre o produtor de leite e carne possui pastagens disponíveis, devido as condições climáticas. Uma alternativa, para suprir a escassez seria o produtor aproveitar as sobras, armazenando-as, para utilizá-las posteriormente, durante a "seca". Para assim fazer, poderá fazer uso de técnicas de conservação de plantas forrageiras como a ensilagem.

A revolução científica e tecnológica provocada pelas novas tecnologias da informação repercute sobre o sistema produtivo como um todo e a pecuária não poderia ficar imune, muito embora esta revolução tenha se iniciado tardiamente, nessa atividade, quando comparada a outros setores produtivos. Mesmo assim, devido a uma nova consciência que está se formando e a significativa redução dos custos na informatização, o setor primário da economia brasileira está abrindo as suas portas à revolução da informação, da mesma forma que os setores industrial e de serviços o fizeram a mais de 10 anos (Antunes e Angel, 1995).

No processo de informatização e modernização da bovinocultura, diversas são as aplicações e usos da informática, muitas dessas relatadas por Lopes (1997). Dentre essas, destaca-se o desenvolvimento de sistemas computacionais, visando ajudar produtores e profissionais a tomarem uma decisão correta. Estatísticas recentes mostraram um aumento considerável na produtividade em sistemas de produção que fazem uso da informática, que têm o computador como uma ferramenta de trabalho (Lopes, 1997).

O dimensionamento de silos horizontais (trincheira, e de superfície) e verticais (cisterna e aéreo) em função do número de animais e duração do período de suplementação alimentar é uma tarefa bastante complexa e demorada, pois envolve um grande número de cálculos e detalhes e requer muita atenção.

Os objetivos deste estudo foram desenvolver um sistema computacional que efetue o dimensionamento de silos horizontais e verticais em função do número de animais e duração do período de suplementação alimentar, e desenvolver uma ferramenta que possibilite ao usuário efetuar simulações relacionadas a dimensão de silos e quantidade de forragem armazenada em um sistema de produção de carne e ou leite.

 

2. MATERIAL E MÉTODOS

O sistema computacional foi desenvolvido em linguagem CA Clipper, em microcomputador IBM-PC compatível, com processador 586, com 16 MB de memória RAM, em ambiente operacional MS-DOS.

Os valores de equivalência entre as categorias animais, em UA (Unidade Animal), utilizados para a realização dos cálculos para consumo de alimentos dos rebanhos bovinos foram os propostos por Lopes e Vieira (1998).

Para efeito de composição do rebanho, o sistema permitiu a divisão do rebanho nas seguintes categorias animais: vacas em lactação e secas; fêmeas com idade entre 0 a 1; 1 a 2; e 2 a 3 anos; machos com idade entre 0 a 1;1 a 2; e 2 a 3 anos; touros; e rufiões. 

 

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

O Sistema desenvolvido possui exigências mínimas de hardware e pode ser utilizado por usuários que não possuam impressora, pois os diversos relatórios gerados podem ser também gravados em arquivos. Tal fato possibilita um maior uso do Sistema no meio rural, onde a informática não é muito difundida (Lopes, 1997).

As rotinas foram desenvolvidas de forma conversacional, com acesso aos diversos programas por meio de menus auto-explicativos, o que permite a operação do programa por pessoas não especializadas em informática, mas apenas treinadas na operação de microcomputadores.

 

Figura 1: Tela de abertura do Sistema Dimensionamento de Silos 

A tela de abertura é apresentada na Figura 1. O Menu Principal contém as opções de Cadastros, Composição do Rebanho, Dimensiona Silo, Rotinas Auxiliares e Relatórios. Para selecionar uma opção o usuário deve utilizar as teclas de setas, específicas para a "navegação". A medida que se muda a opção, o menu secundário é apresentado na forma de "fichas" (Figura 2). Esse recurso facilita a operação do Sistema, mostrando ao usuário todas as opções disponíveis.

 

Figura 2: Menu principal e secundário na forma de "fichas"

A opção Cadastros permite ao usuário cadastrar raças, forrageiras (alimentos), propriedades e senhas para acessar o Sistema.

Em Composição do Rebanho é disponibilizado um menu secundário, contendo as opções Inclusão, Consulta/Alteração/Exclusão e Listagem. A opção Inclusão permite ao usuário informar o rebanho atual da propriedade, ou seja, o número de animais, por categoria, existente na propriedade. Consulta/Alteração/Exclusão permite ao usuário consultar, modificar ou excluir um rebanho já cadastrado.

Em Dimensiona Silo é disponibilizado um menu secundário, contendo as opções Inclusão, Consulta/Alteração/Exclusão, Listagem e Resultados. A opção Inclusão permite a digitação dos parâmetros a serem utilizados em um dimensionamento. Consulta/Alteração/Exclusão permite ao usuário consultar, modificar ou excluir um dimensionamento já realizado. Cada dimensionamento de um silo está atrelado a uma composição de um rebanho já cadastrado. A opção Listagem, permite ao usuário a impressão dos dados do dimensionamento de um silo. E a opção Resultados, permite ao usuário visualizar, no monitor, as dimensões do silo.

A opção Rotinas Auxiliares tem o objetivo de gerar e retornar cópias de segurança, assim como restabelecer os arquivos de índice do sistema.

Em Relatórios, o usuário tem disponível as seguintes opções: Dimensionamento de silos, Composição do rebanho por propriedade, Dimensionamentos de silos por propriedade, Cadastro da propriedade, além de Planilhas, para facilitar a coleta de dados no campo. 

 

4. CONCLUSÕES

O Sistema desenvolvido:

 

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS