AGROSOFT 99 |
Concepção e Desenvolvimento
de uma Ferramenta para Planejamento e Acompanhamento de
Atividades Agrícolas
Autores
Stanley Robson de Medeiros Oliveira
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Vínculo: Instituto de Economia Agrícola (IEA/SAA SP)
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E-mail: ieaest@eu.ansp.br
Vínculo: Instituto de Economia Agrícola (IEA/SAA SP)
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Carlos Eduardo Fredo
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Endereço: Caixa Postal 6176 - 13083-970 - Campinas, SP
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Resumo
A descentralização das ações governamentais na agricultura vem ganhando importância crescente nos anos 90, com os municípios assumindo novas funções no desenvolvimento agrícola, permitindo que muitos criassem uma estrutura institucional, visando organizar suas ações junto aos agricultores para a melhor ocupação das terras. Uma dificuldade que tem surgido é falta de informações detalhadas que permitam o planejamento, a execução e o acompanhamento das ações programadas para a agricultura pela comunidade local. O PDAM - Sistema de Suporte à Elaboração de Plano Diretor Agrícola Municipal, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária e pelo Instituto de Economia Agrícola de São Paulo, visa atender essa necessidade manifestada pelos agentes que atuam no âmbito municipal. Este software é simples do ponto de vista do usuário e eficiente no acompanhamento sistemático dos trabalhos de avaliação e redirecionamento das ações municipais.
Abstract
The decentralization of the government actions in the agriculture comes winning growing importance in the nineties, assuming new functions in the agricultural development, allowing that many municipal districts create an institutional structure, in order to organize its actions with the soils of farmers. An emerging difficulty has been appearing is the lack of detailed information that allow the planning, the execution and the follow-up of programmed actions for the agriculture by the local community. PDAM A support system to elaborate the country´s agricultural master plan, developed by Embrapa Information Technology and Agriculture Economy Institute of Sao Paulo aims to atend this need at the country level. This software is simple of the user's point of view and efficient in the systematic following-up of the evaluation works and in making decisions of the country actions.
Palavras Chaves
Planejamento agrícola, software agropecuário, plano diretor agrícola municipal, PDAM.
1. INTRODUÇÃO
O negócio agrícola brasileiro produz uma quantidade muito grande de informações que, se manipuladas e acessadas de forma correta, podem ter importância para a tomada de decisão e a minimização de perdas, tornando esse setor cada vez mais competitivo (Costa & Oliveira, 1998).
O cenário atual revela a crescente necessidade por informação de qualidade como subsídio essencial aos processos de gestão. Neste sentido, a inserção da tecnologia da informação pode beneficiar diversos agentes das cadeias produtivas, particularmente instituições públicas responsáveis pelo planejamento agrícola municipal, entidades financeiras responsáveis pela distribuição de crédito rural, produtores rurais, associações rurais, associações de criadores, agências de assistência técnica e desenvolvimento rural, produtores de insumos, cooperativas agrícolas, entre outros (Martin et. al., 1998).
Com grande potencial, o agronegócio tem também desafios e problemas a vencer. Dentre os desafios destacam-se a competitividade, sustentabilidade e equidade. Entre os problemas, são relevantes a deficiência de infra-estrutura interna e seus altos custos, como estradas, portos, ferrovias, o sistema tributário, a pouca qualificação de mão-de-obra. Outro grande desafio é o desenvolvimento e a disponibilidade de tecnologia da informação para o agronegócio brasileiro. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar um sistema de informação eficiente que pode ser utilizado pelos mais diversos municípios brasileiros, especialmente aqueles que têm vocação agrícola, interessados em análises de alternativas e ameaças em relação às conjunturas estadual e nacional, buscando subsídios para a formulação e intervenção de agentes públicos e privados em prol de seu desenvolvimento agrícola.
2. A MUNICIPALIZAÇÃO DAS AÇÕES DA AGRICULTURA
A partir de 1988, com a promulgação da nova constituição brasileira, os municípios assumiram novos papéis no desenvolvimento agrário nacional. Ao mesmo tempo em que elevaram-se as suas participações na receita fiscal, permitiu-se também, que as comunidades se envolvessem mais ativamente na implementação do seu desenvolvimento, na forma de conselhos, comitês, entre outros meios. Como produto dessas mudanças, inúmeros municípios criaram suas secretarias ou departamentos de agricultura e abastecimento, no sentido de viabilizar o desenvolvimento de sua agricultura, proteger e recuperar seus recursos naturais e melhorar o abastecimento da população local (Lombardi Neto & Camargo, 1992; Otani et. al., 1994; Prefeitura ..., 1991, Martin, 1993).
Todavia, os municípios brasileiros não dispõem de informações que permitam um conhecimento detalhado da realidade da agricultura municipal com a possibilidade de uma atualização dinâmica dessas informações, de modo que forneçam as bases para a escolha de alternativas, que após análises de viabilidade, poderiam ser implementadas, envolvendo organizações governamentais de âmbito municipal, estadual, federal, bem como não governamentais. A gestão da informação e à tomada de decisão em processos de planejamento e acompanhamento de atividades agrícolas demandam uma infra-estrutura de computacional eficiente, em atendimentos às exigências de um mercado crescente e de forte concorrência (Oliveira et. al, 1998).
Tendo em vista o enfoque gerencial, a Embrapa Informática Agropecuária e o Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo desenvolveram o PDAM com o propósito de auxiliar os municípios brasileiros no planejamento, acompanhamento de atividades agrícolas e, sobretudo, na elaboração de seu plano diretor agrícola municipal.
3. PDAM - OBJETIVO, ESTRUTURA E VANTAGENS
O PDAM é um sistema desenvolvido para auxiliar os agentes municipais no planejamento, acompanhamento e avaliação das transformações sociais e econômicas, observadas no setor agropecuário dos municípios, auxiliando-os na estruturação de seu plano diretor agrícola.
Uma das principais vantagens competitivas do PDAM, que o torna um software inédito no universo agropecuário, é que com as informações da agricultura local organizadas, os agentes que atuam no município poderão atender às ações dos órgãos públicos e privados, como também manter um cadastro atualizado de produtores e das atividades produtivas desenvolvidas, possibilitando, dessa forma, que sejam atendidas, com maior eficiência e efetividade, demandas de informações sobre produção, área cultivada, uso atual das terras, rebanhos e etc., para os mais variados clientes.
As principais características do PDAM são: (a) cadastramento de dados dos imóveis e do município; (b) emissão de relatórios por bairro, microbacia hidrográfica, ou outras divisões geográficas importantes para o município; (c) ajuste às características locais; (d) facilidade de uso pelos seus usuários; (e) fornecimento de mecanismo dinâmico de consulta ao banco de dados municipal; (f) atualização contínua das informações; (g) acompanhamento sistemático dos trabalhos para avaliação e redirecionamento das ações; (h) apoio aos agentes municipais; (i) maior aderência nas escolhas de ações prioritárias; (j) indicação das diretrizes para a elaboração de plano diretor agrícola municipal.
A estrutura do PDAM é composta de dados primários e secundários, de diferentes informações municipais associadas à agricultura, emitindo relatórios com indicadores sócio-econômicos do perfil agrícola do município. Os dados secundários são obtidos através de um levantamento de dados históricos de onde são extraídas informações como: área total, histórico agrícola, principais culturas, estradas, capacidade de comercialização e de uso atual das terras. Os dados primários são obtidos através de aplicação de um questionário em cada um dos imóveis rurais do município, que tem como objetivo diagnosticar as atividades da propriedade.
4. MATERIAL E MÉTODOS
A metodologia de desenvolvimento adotada para o desenvolvimento do Sistema PDAM obedece às diretrizes e procedimentos estabelecidos pela Engenharia de Software (Yourdon, 1989). O sistema foi desenvolvido segundo uma seqüência básica de atividades conhecida como ciclo de vida de um software (Fernandes, 1995). O desenvolvimento do PDAM ocorreu no contexto de um projeto, que foi executado de acordo com um processo, gerando produtos intermediários (protótipos) e um produto final (versão do software), que foi mantido a fim de se corrigir os defeitos introduzidos durante o projeto. A partir daí, o sistema foi melhorado com a incorporação de novas funcionalidades.
O projeto de software para o desenvolvimento de PDAM resultou de um esforço no sentido de se construir um produto, dentro de determinadas especificações, que atendesse às necessidades dos agentes públicos e privados que atuam nos municípios brasileiros, que executam processos operacionais e gerenciais de negócios agrícolas.
No que diz respeito ao processo de software, foi adotado um conjunto de atividades (numa seqüência predeterminada), métodos e práticas utilizados na produção e evolução do software. O conjunto de atividades que compõem a arquitetura do processo de software, na área de informática, é conhecido como metodologia de desenvolvimento (Yourdon, 1989).
O processo de software tem como resultado um produto (versão) que contém uma série de atributos derivados dos requisitos e especificações a fim de atender necessidades implícitas e explícitas dos usuários (clientes). Estes atributos definem as características do produto em termos de desempenho, confiabilidade, eficiência, nível de manutenibilidade, nível de portabilidade e nível de reutilização.
A linguagem visual selecionada para o desenvolvimento do PDAM foi Delphi (Borland International, 1997) em virtude de sua facilidade de uso, capacidade de interagir com diferentes bancos de dados, permitindo que esse sistema de informação seja difundido e utilizado em larga escala.
5. ESTUDO DE CASO: MUNICÍPIO DE DOURADO - SP
Um estudo de caso foi realizado no município de Dourado - SP para demonstrar, através de uma aplicação prática, que o PDAM permite auxiliar no planejamento, acompanhamento e elaboração de um Plano Diretor Agrícola Municipal. O município de Dourado foi escolhido em função do seu número de propriedades e diversificação agrícola.
Na Figura 1, verifica-se que mais de 80% dos solos do município de Dourado-SP pertencem ao grande grupo dos latossolos e possuem boa aptidão para a agricultura, destacando-se a ocorrência de latossolos roxos, vermelhos escuros e vermelho-amarelos. Tais tipos de solos proporcionam ao município facilidades nas operações mecanizadas, escoamento de produção, propriedades físicas adequadas ao manejo e uma fertilidade natural variável. Entretanto, a condição física do solo, a topografia e a necessidade de investimento em insumos favorecem a adoção de tecnologias para grandes monoculturas como, por exemplo, cana-de-açúcar, algodão, entre outras.
Para análise dos resultados do município são fornecidos diversos relatórios, como ilustrado na Figura 2, para suporte à elaboração do plano agrícola diretor. Neste caso, o relatório ilustra a estrutura fundiária dos imóveis rurais do município de Dourado-SP. Outro exemplo é dado na Figura 3, sendo que neste relatório é possível identificar o comportamento dos produtores no que diz respeito às atividades exploradas em arrendamento e parceira.
FIG. 1. Mapa digitalizado da área de abrangência do estudo.
Como em cada levantamento serão armazenadas informações de um ano agrícola, então relatórios podem ser solicitados contendo dados de um ano desejado. Com isto será possível fazer uma análise para verificar se as medidas adotadas de incentivo à agricultura local, a partir do primeiro levantamento, estão tendo resultados nos levantamentos subsequentes para que, de posse desse material, reavaliar as diretrizes agrícolas municipais.
FIG. 2. Estrutura Fundiária do Imóveis Rurais
FIG. 3. Atividades Agropecuária Exploradas em Arrendamento e Parceria nos Imóveis Rurais
Todos os benefícios observados no estudo de caso do PDAM em Dourado-SP, têm sido também constatados no processo de implantação no município de Entre Rios-MG, cujos resultados visam estabelecer cenários realistas e fornecer alternativas para que os agentes municipais possam escolher aquelas que são economicamente viáveis para o desenvolvimento agrícola municipal.
6. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
O PDAM permite armazenar informações no âmbito de bairros ou setores do município para obter maior nível possível de detalhamento dos dados levantados, permitindo estatísticas e maior segurança dos resultados. Para facilitar a sua aplicação e padronizar, suas informações foram levantadas utilizando-se um questionário específico com manual de preenchimento, para cadastramento das propriedades municipais e caracterização de sua agropecuária.
O sistema foi aplicado e validado no município de Dourado-SP, permitindo a elaboração de diagnóstico para a estruturação do Plano Diretor Agrícola Municipal, o que possibilitou definir as áreas de atuação dos diferentes órgãos que atuam localmente visando o desenvolvimento da agricultura, tal como a pesquisa se propôs em seus objetivos. O software foi considerado simples do ponto de vista do usuário e facilitou o acompanhamento sistemático dos trabalhos de avaliação e atualização contínua das informações, auxiliando no redirecionamento das ações municipais.
Convém ressaltar finalmente que, embora o sistema PDAM seja um instrumento de suporte para o planejamento agrícola e para a tomada de decisões, é imprescindível a participação de especialistas (Engenheiros Agrônomos, Economistas, entre outros profissionais) envolvidos na elaboração de um Plano Diretor Agrícola Municipal.
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS