AGROSOFT 99 |
Automação dos Processos de
Gestão do Arquivo
Zootécnico Nacional de Gado de Leite (AZN-GL)
Autores
Stanley Robson de Medeiros Oliveira
E-mail: stanley@cnptia.embrapa.br
Vínculo: Embrapa Informática Agropecuária (Embrapa/CNPTIA)
Endereço: Av. André Tosello, s/n Unicamp Caixa Posta 6041 13083-970 - Campinas/SP
Telefone: (021) 19 289-9800Wagner Antonio Arbex / Cláudio Nápolis Costa/Márcio Aarestrup Arbex/ Walter Coelho Pereira de Magalhães Júnior
E-mails: arbex@cnpgl.embrapa.br cnc8@cnpgl.embrapa.br
marcio@cnpgl.embrapa.br
walter@cnpgl.embrapa.br
Vínculo: Embrapa Gado de Leite (Embrapa/CNPGL)
Endereço: Rua Eugênio do Nascimento, 610, Dom Bosco 36038-330, Juiz de Fora - MG.
Telefone: (021) 32 249-4700
Marlon Barbanti
E-mail: marlon.barbanti@dcc.unicamp.br
Vínculo: Aluno do Curso de Ciência da Computação (Unicamp/IC)
Endereço: Caixa Postal 6176 - 13083-970 - Campinas, SP
Telefone: (021) 19 788-5838
Resumo
A importância da informação para a tomada de decisão tem orientado o desenvolvimento de um grupo de conceitos e técnicas para o gerenciamento eficiente de dados. A necessidade de rapidez, flexibilidade e confiabilidade para a gestão da informação, induz a utilização de tecnologias já consolidadas que oferecem vantagens e características significativas. O Arquivo Zootécnico Nacional de Gado de Leite (AZN-GL), criado com o objetivo de fornecer suporte aos projetos de pesquisa ligados à pecuária leiteira nacional, aumenta o seu volume de dados em, no mínimo 40% ao ano, dobrando a previsão inicial de 20%, o que tende a tornar seu processamento cada vez mais lento. O grande volume de dados manuseados pelo AZN-GL requer a adoção de tecnologias de informação eficientes para a gestão de seus processos, que abrangem, de forma sistemática, a coleta, o armazenamento e o tratamento de informações sobre produção e reprodução de rebanhos leiteiros.
Abstract
The importance of information for taking decision has been guiding the development of a group of concepts and techniques for efficient management of cattle data. The need of flexibility, security and access to information in a fast way, for the administration of information induce the use of technologies consolidated that offer advantages and significant characteristics. The National Zootechnic File of Dairy Cattle (AZN-GL), servant with the objective of supplying support to research projects linked to national cattle breeding, increases its volume of data in, in the minimum 40% a year, bending the initial forecast of 20%, what tends to turn its processing more and more slow. The great volume of data handled by AZN-GL requests the adoption of efficient technologies of information for the administration of its processes which embrace, in a systematic way, the collection, the storage and the treatment of information about production and reproduction of dairy herds.
Palavras Chaves
Arquivo Zootécnico de Gado de Leite, tecnologia da informação, manejo de rebanhos, melhoramento genético animal, teste de progênie.
1. INTRODUÇÃO
A importância da informação na maioria das organizações e a conseqüente valorização dos sistemas de informação para a tomada de decisão têm orientado o desenvolvimento de um grupo de conceitos e técnicas para o gerenciamento eficiente de dados (McLeod Junior, 1995).
A necessidade de rapidez, flexibilidade e confiabilidade na captura, gerenciamento e recuperação de informação, induz a utilização de tecnologias já consolidadas que oferecem vantagens e características significativas (Korth & Silberschatz, 1994). Essas características são rápido acesso às informações; redução de redundância e inconsistência; compartilhamento de dados; formação de padrões; controle que garanta integridade da informação, implantação de política de segurança e backup; e alteração dos dados com o mínimo impacto operacional.
Por outro lado, a evolução de banco de dados como base de sistemas de informação tem feito notáveis progressos, a ponto de ser considerado como o núcleo das atividades de aplicações onde o aspecto de armazenamento e recuperação de informações é mais relevante que as características de cálculo do computador (Date, 1991).
Embora seja notável o crescimento do uso de tecnologias da informação nos mais diversos segmentos do agronegócio brasileiro, a pecuária leiteira nacional não dispõe de informações organizadas e segmentadas por rebanhos e instituições (cooperativas, associações de criadores, etc.), regionalizadas, e permita traçar o perfil da atividade leiteira, indicando o estágio alcançado pelo criador, a partir de um parâmetro referencial (média da região/cooperativa, do Estado, da raça, etc.). Um banco de dados com este propósito deve ser caracterizado pela observância dos procedimentos de cálculo e das normas do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MA) referentes à avaliação genética de animais (Costa & Oliveira, 1998).
Esse trabalho enfatiza a automação dos processos de gestão do AZN-GL, considerando quatro aspectos relevantes para a pecuária leiteira nacional, a saber:
- Estruturação do arquivo zootécnico nacional de gado de leite mediante sistematização de coleta de informações de desempenho produtivo e reprodutivo de rebanhos leiteiros;
- Apoio aos agentes da cadeia de produção de leite, considerando os requisitos de qualidade que são essenciais a esse processo;
- Suporte aos testes de progênie das raças leiteiras do Brasil e aos projetos de pesquisa de melhoramento genético animal;
- Criação de um canal permanente para troca de informações entre os criadores, associações de criadores, instituições de ensino e pesquisa e o serviço de extensão, favorecendo, em suma, a articulação entre esses organismos.
2. RELEVÂNCIA DO PROBLEMA DE PESQUISA
O Arquivo Zootécnico Nacional de Gado de Leite (AZN-GL) foi instituído oficialmente pela Portaria nº 33, de 10 de fevereiro de 1987, do Ministério da Agricultura e do Abastecimento (MA), tem como objetivo ser uma fonte confiável de dados para projetos de pesquisa ligados a gado de leite. Seus trabalhos foram iniciados através de dados obtidos junto às associações de criadores e empresas estaduais de pesquisa agropecuária.
O grande volume de dados manuseados pelo AZN-GL, de acordo com a distribuição dos animais nos estados do Brasil, vide Figura 1, exige flexibilidade, rapidez e confiabilidade no tratamento da informação sobre as raças leiteiras, o que induz à utilização de tecnologias para suporte aos procedimentos de gestão e tomada de decisão com a agilidade requerida neste processo.
FIG.1: Distribuição dos animais nos estados com a respectiva participação das raças (1995)
Apesar da estrutura de "fácil" manipulação, o AZN-GL aumenta seu volume de dados em, no mínimo, 40% ao ano, conforme Figura 2, dobrando a previsão inicial de 20%, o que tende a tornar seu processamento cada vez mais lento, principalmente no tocante a manutenção das informações, em função do alto grau de confiabilidade e de integridade que devem, obrigatoriamente, ser mantidos.
Diante dessa constatação, o AZN-GL demanda estrutura de informática e tecnologia da informação que permita, de forma padronizada, a coleta e armazenamento dos registros de produção, e o seu processamento de forma sistemática, para a emissão de relatórios técnicos sumarizados, destinados aos criadores, com informações sobre a eficiência produtiva e reprodutiva das vacas, a produtividade do rebanho e a avaliação genética de vacas e touros.
Ciente desta demanda, a Embrapa Informática Agropecuária e a Embrapa Gado de Leite vêm evoluindo a estrutura do AZN-GL. Essa evolução implica organização de procedimentos que garantam precisão, uniformidade, integridade das informações armazenadas e a sua disponibilização para as avaliações genéticas nacionais, entre outras aplicações. Tais procedimentos incluem a caracterização do tipo de informação, sua origem, critérios de avaliação/validação da informação e protocolos de comunicação entre as Associações de Criadores e a Embrapa Gado de Leite.
FIG.2: Evolução dos dados com a respectiva participação das raças
3. ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO AZN-GL
A organização do manejo dos rebanhos inclui o registro de vários detalhes do desempenho que influenciam a competência dos animais individualmente, visando relatá-los ordinária e cronologicamente (Oliveira et. al., 1999). Se os registros de produção são indispensáveis para a orientação precisa da tomada de decisão do criador no manejo do rebanho, a realização do controle leiteiro é a base fundamental da avaliação de touros, na execução do teste de progênie, quando na implementação de um Programa de Melhoramento Genético de Gado de Leite.
3.1 Avaliação Genética de Animais
As avaliações genéticas são um componente de um programa de seleção, que, para bovinos de leite, complementam as ações de execução do teste de progênie, resultando as estimativas de valor genético, necessárias para as decisões dos criadores para a seleção e acasalamento dos animais. Além de viabilizar a realização das avaliações genéticas nacionais para as raças de bovinos de leite, as informações do AZN-GL têm sido utilizadas para a execução de projetos em parceria com universidades nacionais e internacionais, contribuindo para a capacitação de recursos humanos através de seus cursos de pós-graduação.
As informações do AZN-GL também permitem uma melhor avaliação das potencialidades dos recursos genéticos disponíveis, facilitando a caracterização das diferentes populações raciais, sua distribuição, evolução e desempenho produtivo nas diversas regiões do País. Neste sentido, serão disponibilizadas informações sobre:
- número de criadores, rebanhos e animais atendidos pelos serviços de controle leiteiro por raça, estado, país e ano;
- médias de produção e componentes do leite por raça, estado e no país;
- taxa de crescimento de animais atendidos pelo serviço de controle leiteiro por raça, estado, país e ano.
3.2 Padronização de informações do azn-gl
A estruturação do AZN-GL estabelece as condições para se organizar o sistema nacional de avaliação genética de gado de leite (SNAG-GL) mediante um intenso intercâmbio técnico com as associações de criadores, em bases metodológicas modernas.
A implementação do SNAG-GL é fundamental para a integração do Brasil ao Interbull (International Bull Evaluation Service), responsável pelas avaliações genéticas internacionais de animais das raças leiteiras. A participação do Brasil no Interbull possibilitará aos criadores nacionais a obtenção de valores genéticos dos touros importados utilizando-se todas as informações de sua progênie nos respectivos países de origem e demais países onde foram usados. Estas informações são um complemento para as avaliações genéticas realizadas no Brasil e implicam maior precisão e potencial de retorno ao investimento dos criadores na melhoria genética de seus rebanhos.
4. ATUALIZAÇÃO DO AZN-GL
A atualização do AZN-GL é feita, em média duas vezes por ano, mediante a transferência de informação das associações de criadores, outros organismos ou profissionais autônomos por elas credenciados, por delegação do Ministério da Agricultura e do Abastecimento.
A transferência de informação para o AZN-GL pode ser feita de duas maneiras (vide Figura 3). A primeira, por meio do Proleite, que é um sistema de acompanhamento e avaliação de rebanhos leiteiros, disponível para algumas associações de criadores que registram e cadastram animais, além de executarem o serviço de controle leiteiro (Oliveira et. al., 1997). A segunda opção se verifica para as associações que ainda não utilizam o Proleite para gestão do serviço de controle leiteiro. Neste caso, as associações enviam um arquivo texto para a gerência do AZN-GL, que depois de ser avaliado, suas informações são incorporadas ao AZN-GL, através de um programa de computador.
FIG.3: Transferência de informação para atualização do AZN-GL
5. CONTRIBUIÇÃO DO AZN-GL PARA A PECUÁRIA LEITEIRA
A automação dos processos de gestão do AZN-GL e sua conseqüente evolução vem contribuindo, de forma relevante, para a execução de ações de pesquisa e desenvolvimento do programa nacional da pecuária leiteira nacional. Essa contribuição fundamenta-se nos seguintes aspectos:
- Organização de informações de desempenho produtivo e reprodutivo de rebanhos leiteiros;
- Suporte à avaliação genética de touros e vacas dos rebanhos participantes do Programa Nacional de Melhoramento de Gado de Leite;
- Disponibilização de relatórios com indicadores técnicos de desempenho de rebanhos leiteiros, como subsídio a tomada de decisões gerenciais de produtores;
- Suporte aos estudos e pesquisas aplicados ao melhoramento genético de gado de leite;
- Preservação do histórico de desempenho de rebanhos leiteiros para avaliação de sua evolução e orientação de ações que busquem a sua eficiência;
- Apoio ao programa nacional de teste de progênie e inseminação artificial;
- Fortalecimento da interação entre criadores, associações de criadores, instituições de pesquisa e o serviço de extensão, além de outros organismos envolvidos com a pecuária leiteira nacional.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS