AGROSOFT 99
II Congresso da SBI-Agro

A Organização e Recuperação de Informação nas 
Bibliotecas da Embrapa

 

Autores

João Francisco Gonçalves Antunes
Email: joaof@cnptia.embrapa.br
Vínculo: Pesquisador
Endereço: Embrapa Informática Agropecuária
Av. Dr. André Tosello, s/n. Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo
Caixa Postal 6041, CEP 13063-970, Campinas - SP.
Telefone: (19) 289-9800 Fax: (19) 289-9594

Mário Henrique Steffanoni Bernardes
Email: mariober@cnptia.embrapa.br
Vínculo: Bolsista Iniciação Técnica Industrial – Programa RHAE CNPq
Endereço: Embrapa Informática Agropecuária
Av. Dr. André Tosello, s/n. Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo
Caixa Postal 6041, CEP 13063-970, Campinas - SP.
Telefone: (19) 289-9800 Fax: (19) 289-9594

Rodrigo de Melo Melgaço
E.mail: rodrigo@cnptia.embrapa.br
Vínculo: Bolsista Iniciação Técnica Industrial – Programa RHAE CNPq
Endereço: Embrapa Informática Agropecuária
Av. Dr. André Tosello, s/n. Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo
Caixa Postal 6041, CEP 13063-970, Campinas - SP.
Telefone: (19) 289-9800 Fax: (19) 289-9594

Resumo

O recurso informação tem sido constantemente mencionado como de extrema importância no mundo atual, ganhando uma característica cada vez mais dinâmica. Visando melhor cumprir seus objetivos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) continua buscando mecanismos adequados para o uso e transferência da informação técnico-científica existente em suas bibliotecas, concentrando esforços no sentido de modernizar a infraestrutura de software utilizada para organização, gerenciamento e disseminação de toda essa informação. Desde sua primeira versão em 1991, o AINFO tem evoluído para incorporar novas funcionalidades vinculadas às necessidades dos seus usuários, atendendo as demandas dos diferentes segmentos do agronegócio. Assim, surge em 1999 o AINFOw, um novo sistema de software com as seguintes características: (1) baseado numa arquitetura cliente/servidor que não apenas utiliza recursos de um sistema gerenciador de banco de dados (por exemplo: controle de concorrência e manutenção de integridade das bases de dados) mas que também oferece facilidades de recuperação de informação não disponíveis nestes; (2) apresenta interface bastante amigável (MS Windows); (3) provê facilidades para o processo de gestão de bases de dados bibliográficos e cadastrais, e finalmente; (4) possibilita a automação de diversos processos bibliográficos (por exemplo: Controle de Aquisição e Empréstimos).

Abstract

The information resource has constantly been mentioned as of great importance at the present time, getting a more and more dynamic characteristic. In order to reach its objectives, the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa) continually looks for mechanisms for adequate mechnisms for the use and transfer of the technical-scientific information existing in its libraries, and concentrate efforts viewing the modernization of the software infrastructure used for the information organization, management and dissemination. Since its first version in 1991, AINFO has been developed to incorporate new facilities considering the users's needs, in attempt to fulfil the demands of the different segments of the agribusiness. Thus, in 1999 appears the AINFOw, a new software system with the following features: (1) based on an architecture client/server that doesn't uses only resources of a database management system (for instance: concurrency control and integrity maintenance of the database) but offers also other information retrieval resources not available in these; (2) it presents quite friendly interface (MS Windows); (3) it provides features for the process of management of bibliographical and cadastral database, and finally; (4) it allows the automation of several bibliographical processes (for instance: Acquisition and Loans Control).

Palavras chaves

Sistema de informação; Automação de bibliotecas; Recuperação de informação.

 

1. INTRODUÇÃO

O enorme salto das telecomunicações e das tecnologias integradas de informação estão transformando a sociedade industrial na sociedade da informação. Fronteiras estão sendo derrubadas e o recurso estratégico da informação passa a ser imprescindível. Dessa forma, o poder passa a estruturar-se cada vez mais em recursos informacionais nas mãos de muitos (Shiozawa, 1993), significando modificações profundas na sociedade.

É sabido que o mundo moderno não pode ser considerado estático. Os avanços tecnológicos atuais estão obrigando as empresas, produtos e serviços a mudanças e adaptações em velocidade sem precedentes. Conforme (Oliveira, 1993), o ritmo acelerado de mudança está impactando até os segmentos empresariais mais conservadores ou que nunca necessitaram de suporte tecnológico. Desta forma, a tecnologia da informação começa a alterar a natureza da administração e afeta de maneira contundente o direcionamento e o ritmo das mudanças.

Uma biblioteca hoje adquire o papel de uma consultora de informação, auxiliando seus usuários a localizarem os assuntos solicitados, utilizando os recursos da computação (Shiozawa, 1993). Através desses recursos computacionais, usuários de diversas localidades podem acessar os acervos de bibliotecas espalhadas pelo mundo, além de bases de dados públicas.

Dentro deste contexto, a Embrapa vem tratando a informação técnica-científica produzida e adquirida na Empresa como de extrema importância para a sociedade, e por isso continua concentrando esforços no sentido de modernizar a infraestrutura de software chamada AINFO, utilizada para a organização e recuperação de toda essa informação nas suas bibliotecas.

 

2. ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Desde a primeira versão do AINFO em 1991, a Embrapa vem evoluindo o software com o objetivo de incorporar novas funcionalidades vinculadas às necessidades dos seus usuários, atendendo as demandas dos diferentes segmentos do agronegócio. Toda essa evolução é coordenada por um grupo de especialistas da área de informação e biblioteconômia chamado Comissão Permanente para o AINFO (CP-AINFO), nomeada pela Diretoria Executiva da Embrapa, e que tem como objetivo definir e validar as implementações a serem feitas no sistema, estabelecer normas e orientar o preenchimento correto das bases de dados pelas bibliotecas para melhorar a qualidade da informação cadastrada e, ainda, estabelecer o programa de capacitação aos usuários.

Assim, surge em 1999 o AINFOw, um novo sistema de software desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, baseado numa arquitetura cliente/servidor que não apenas utiliza recursos de um sistema gerenciador de banco de dados como controle de concorrência e manutenção de integridade das bases de dados, mas que também oferece facilidades de recuperação de informação não disponíveis nestes, apresentando uma interface bastante amigável padrão MS Windows.

2.1 AINFOW

O AINFOw provê facilidades para o processo de gestão das seguintes bases de dados bibliográficos e cadastrais:

Possibilita, também, a automação processos bibliográficos listados a seguir, como forma de agilizar algumas das atividades rotineiras de uma biblioteca, dispensando, em muitos casos, a necessidade de controles manuais, minuciosos e repetitivos:

A Figura 1 mostra a interface do módulo Acervo Documental do AINFOw.

Figura 1 – Interface do módulo Acervo Documental do AINFOw.

 

3. RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Para consulta às bases de dados gerenciadas pelo AINFOw a Embrapa Informática Agropecuária implementou um software de recuperação de informação chamado SIR 99, também baseado numa estrutura cliente/servidor com recursos de um sistema gerenciador de banco de dados, oferecendo uma interface bastante amigável padrão MS Windows de simples operação e agilidade no uso das suas opções, com uma estrutura rápida de busca.

3.1 SIR 99

Possui linguagem própria, de sintaxe simples e flexível, que permite a combinação entre comandos, operadores booleanos e outros recursos como truncagem, mascaramento e busca por frases, oferecendo, dessa forma, inúmeras possibilidades na formulação de estratégias de busca. O resultado das pesquisas realizadas mostra todos ou apenas alguns campos da base de dados com o termo de busca aparecendo em destaque.

A estratégia de busca pode ser formulada através de termos ou expressões. O termo de busca é a forma mais elementar, compondo-se de um argumento único, individual. Como padrão, uma expressão de busca que pode envolver vários termos pode ser consultada em todos os campos da base de dados ou apenas num campo específico. Obtido o resultado da busca, é possível navegar nos registros exibidos e selecionar os relevantes para análise.

O SIR 99 permite, também, salvar em arquivos o resultado total das buscas realizadas, os registros selecionados ou o histórico das buscas realizadas para posterior reutilização. Da mesma maneira, é possível imprimir todos os registros encontrados pela busca, os registros selecionados ou, ainda, o histórico das buscas realizadas.

A Figura 2 mostra parte do resultado de uma busca executada pelo SIR 99 no Acervo Documental da Embrapa Informática Agropecuária, com as palavras recuperadas em destaque.

Figura 2 – Resultado de uma busca executada pelo SIR 99 integrado ao AINFOw.

3.2 Exemplos

  • germoplasm* ou genot?p*
  • Retorna os registros que contém as com as palavras germoplasma, germoplasms, genótipo, genótipos, genotypes, etc.
  • "capsulas porosas" nao succao
  • Retorna os registros que contém as palavras capsúlas porosas juntas e não contém a palavra sucção.
  • soybean ou soyabean ou soja ou (gl?cine e max)
  • Retorna os registros que contém as palavras soybean ou soyabean ou soja e glicine ou glycine e max.
  • [feijao ou bean?] em PalavrasChaves
  • Retorna os registros que contém as palavras feijao ou bean ou beans apenas no campo específico de palavras-chaves.
  •  

    4. CONCLUSÕES E PERPECTIVAS

    O AINFOw como o sistema de informação que permite a organização e recuperação da informação técnico-científica nas bibliotecas da Embrapa, tem uma forte demanda por parte de seus usuários para que seja evoluído continuamente, acompanhando, desta forma, o desenvolvimento da área de computação, principalmente nos ambientes de software atualmente utilizados (Martin, 1991).

    Por isso, pretende-se evoluir o sistema, mantendo-se as funcionalidades hoje existentes, somadas aos seguintes aspectos:

     

    5. REFERÊNCIAS

  • COOPER, M.D. Design of library automation systems: file structures, data structures, and tools. New York, John Wiley, 1996. 638p.
  • Martin, J. Engenharia da Informação. Rio de Janeiro: Campus, 1991
  • OLIVEIRA, D. de P.R. de. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, taticas, operacionais 2. ed. São Paulo: Atlas, 1993. 274p.
  • SHIOZAWA, R.S.C. Qualidade no atendimento e tecnologia de informação. São Paulo: Atlas, 1993
  • TURNER, F. An Overview of the Z39.50 Information Retrieval System Standard. UDT Occasional Paper #3. National Library of Canada. 1997. Não paginado.
  •